x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 43
  • #13



    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Leo,

    Já que você gosta dessa parte... que tal fazer a de uma tal 110 por aí? Por diversão...

    Vou tentar o diagrama elétrico da Defender 200tdi. Se conseguir, posto aqui.

    A idéia é aprender o básico, e entender pelo menos 90% das instalações do meu carro, logo não precisar mais de eletricista...

    O trampo mais pesado, como refazer a instalação toda daqui uns 10 anos (após restauro minucioso da viatura), posso deixar numa tal oficina especializada em elétrica que ouvi dizer alguém estar montando...

    Mas não digo quem é!!

    Abraço,
    Será que a turma das Lands, ninguém lhe comsegue o diagrama original da 110 ? Com certeza alguém tem.
    Se não conseguir me avisa, tenho uns contatos na Karman Ghia em SBC onde eram montadas as Lands no Brasil....mas guardemos esse cartucho pra uma "bomba" maior...sacou ? Assim não queimamos cartuchos, sacou ?
    Não sei se é o caso da Land, mas em muitas montadoras, apesar do veículo ser da mesma linha, os chicotes mudam bastante....
    Esses dias mesmo, estava levantando um chicote na minha XJ pois estou instalando um console de teto com o computador de bordo herdado de uma ZJ capotada.....felizmente, tenho os dois diagramas na mão pra comparar....é um belo emaranhado de fios coloridos e listrados....as ligações são as mesmas nos dois modelos, mas a codificação dos chicotes (cores) tem umas diferenças que podem fazer vc torrar a coisa toda.....
    ...mas eu gosto disso mesmo, a parte complicada da coisa....alternadores, motores de arranque, até faço, mas odeio....hehehe....gosto mais dos desafios....
    Até se precisar refazer algum diagrama, sem problemas, faço na boa.

    Qualquer coisa, dá um toque.

    Abs.

  • #14
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Será que a turma das Lands, ninguém lhe comsegue o diagrama original da 110 ? Com certeza alguém tem.
    Se não conseguir me avisa, tenho uns contatos na Karman Ghia em SBC onde eram montadas as Lands no Brasil....mas guardemos esse cartucho pra uma "bomba" maior...sacou ? Assim não queimamos cartuchos, sacou ?
    Não sei se é o caso da Land, mas em muitas montadoras, apesar do veículo ser da mesma linha, os chicotes mudam bastante....
    Esses dias mesmo, estava levantando um chicote na minha XJ pois estou instalando um console de teto com o computador de bordo herdado de uma ZJ capotada.....felizmente, tenho os dois diagramas na mão pra comparar....é um belo emaranhado de fios coloridos e listrados....as ligações são as mesmas nos dois modelos, mas a codificação dos chicotes (cores) tem umas diferenças que podem fazer vc torrar a coisa toda.....
    ...mas eu gosto disso mesmo, a parte complicada da coisa....alternadores, motores de arranque, até faço, mas odeio....hehehe....gosto mais dos desafios....
    Até se precisar refazer algum diagrama, sem problemas, faço na boa.

    Qualquer coisa, dá um toque.

    Abs.
    Leo,

    Consegui o diagrama elétrico da Defender. Você está certo. Muda conforme o ano, assim como outros detalhes...

    E infelizmente tenho apenas o referente aos modelos 300tdi. A Endurance é mais antiga... 200tdi. Não serve.

    De qualquer jeito, seguimos em frente. Estou organizando os dados técnicos dos acessórios, posto em breve.

    Em pesquisa (na Quatro Rodas, acredite...) vi um tal de conector ISO para o chicote do rádio (som). Tem mais informações sobre ele?

    Abs,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #15
    Usuário Avatar de Cursino
    Entrada
    25/04/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    38
    Posts
    325
    Agradecimentos: 0
    Aí vai uma tabela p/ dimensionamento dos cabos. Me ajudou muito qdo refiz o chicote da minha f-100.
    Ah, esqueci... Loras, não use essa fita AUTO FUSÃO nos chicotes, pois depois de colocada ela se vulcaniza e não solta nem a pau, coloquei no chicote da minha moto p/ proteger da água e 1 semana depois quebrou o fio da lanterna no chicote e levei o dia inteiro e alguns cortes nos deods p/ desfazer a "capa" formada pela fita.
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil Razão: Fita
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #16
    Loras, com certeza o Cavalcante tem isso de cabeça...hehehe....
    Quanto aos diagramas, tinha quase certeza que ia ser isso mesmo....normalmente toda montadora muda o chicote de modelo pra modelo, e as vezes de versão pra versão....é dose....mas não é nada que não possa ser conseguido....
    Quanto a fazer os chicotes, essa fita de auto fusão que o Cursino se refere é pra instalçaões definitivas....e no carro isso nem sempre é definitivo.....Pra unir os fios (agrupá-los) eu curto usar um aspiral plástico....herdei isso das experiência com painéis elétricos indústriais....esses aspirais vc compra em lojas de material elétrico....aguentam boa temperatura, apertam bem os cabos e é fácil desfazer para incluir ou modificar o cabeamento no futuro.....e fica bonito....existem nas cores preta ou branca.....
    Essa é a dica de hoje.

    Abs.

  • #17
    Cursino & Leo,

    TkS!!! Fita de autofusão abortada...

    Segunda-feira vou à loja de materiais elétricos aqui em Boa Vista. Vamos ver o que acho por lá... posto as fotos.

    Abs,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #18
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Loras, tô meio aperreado aqui, mas amanhã a noite eu respondo as perguntas.

    []s

  • #19
    Usuário Avatar de Cursino
    Entrada
    25/04/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    38
    Posts
    325
    Agradecimentos: 0
    Realmente esse plástico aspiral foi a melhor coisa que inventaram, uso-o em "larga escala" nas centrais de iluminação de emergencia e de alarme contra incêndio que montamos em nossas obras.
    Só foi difícil "botar" na cabeça da peãozada como se usa, mas depois foi só alegria...
    []'s
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #20
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    3,640
    Agradecimentos: 0
    All,

    Não tinha me ligado neste tópico e abri outro específico sobre instalação de botões para controle do guincho : http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d=1#post416554

    Quem puder ajudar, agradeço !

    [ ] s

  • #21
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Retomando a história, depois (ou durante) um longo e (nem tão) tenebroso inverno

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Minha idéia inicial não é refazer TODO o sistema elétrico da Defender. Não tenho tempo, $$ e nem conhecimento no momento para isso.

    Somente arranquei toda a instalação do som, PY, travas elétricas, vidros elétricos e alarme. Ou seja, fora os pontos de interseção com os antigos acessórios, que tive de voltar ao original, tudo permanece como saiu de fábrica... além do conta-giros.

    Tenho alguns acessórios novos que deverão ser instalados para a Expedição de 2008. Por isso, já que ainda estão fora da viatura, sua instalação terá de ser o mais perfeita possível (de acordo com uma provável revisão elétrica "full" no futuro).

    Quando resolver desmontar toda a Endurance para restauro e reformas mais "agressivas", refaço o cabeamento original (faróis, solenóide, ar condicionado, etc). Mas aí não pretendo mexer novamente no que será feito agora...

    Como pretendo usar 02 baterias, o chicote original ficará ligado na primeira e TODOS os novos acessórios serão ligados em um chicote NOVO na segunda...

    Que acham? Tem futuro?
    Sua viatura é relativamente nova, tem “só” 14 anos, e “só” uns 100.000 km rodados (depois da segunda virada do odômetro, mas tudo bem, hehe). Ops, foi mal, 62.000 milhas... Então a instalação original deve estar em razoável estado, of course, como eles dizem lá.

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Os acessórios que já tenho em mãos:

    Isolador de baterias Warn
    Par de Faróis de milha Dianteiros IPF 900XS
    Rádio PY Kenwood TM241
    Toca CD MP3 Sony
    02 Pares (diant/tras) de Caixas de Som Pioneer 100w
    Giroflex (liga no acendedor de cigarros, mas pretendo modificar)
    Luz de Leitura de Mapas Hella (liga no acendedor de cigarros)

    Os acessórios previstos, mas que ainda não tenho:

    Bateria Extra (92A Moura Inteligente)
    Inversor 12v/110V
    Par de Faróis de Milha no Teto Hella 500
    Par de Faróis de Manejo no Teto Hella 500
    Faról de Manejo Traseiro
    Compressor Elétrico ARB RCKA

    Em dúvida ainda:

    Módulo para som (?)
    GPS Garmin 276C (?)
    Geladeira Engel (?)

    O guincho será substituído por um mecânico. Por enquanto fica. Warn 9500HS

    Vou pesquisar os dados deles, para dimensionar corretamente o sistema. O que preciso saber? Potência? Consumo?
    Como o guincho será substituído por um mecânico, é uma dor de cabeça a menos. Parece a gente quando estava no curso técnico. O projeto de formatura era um prédio de apartamentos, 4 por andar. Dividimos as tarefas e chutamos as cargas. Um dimensionou a entrada do prédio, em função das cargas chutadas. Lá pelas tantas os outros percebemos que o chute tinha sido pra menos. Depois de rápida discussão, por unanimidade mudamos o aquecimento para gás e a carga bateu na hora.

    Pro dimensionamento dos circuitos, siga os passos do tópico lá das baterias, e boa.

    Tirando os faróis, o inversor, a geladeira, compressor e o possível módulo, o resto é tranqueira, não perca tempo com contas pra isso. Divida em circuitos só pra não perder tudo de uma vez no caso de queima de um só fusível, e admita 10 A pra cada um dos circuitos que dá, sobra e esbanja.

    Se você não souber a corrente consumida por um equipamento, que é o que realmente importa na hora de dimensionar o alimentador, vai precisar conhecer um pouco do funcionamento do equipamento e sua potência de saída (elétrica ou mecânica, dependendo do equipamento) para poder estimar seu consumo. É meio raro não se ter a potência ou corrente consumida por um equipamento, normalmente isso está descrito no corpo dele, para equipamentos de consumo relevante. Se for potência, divida pela tensão de alimentação para ter a corrente.

  • #22
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Bom, de qualquer jeito, para tornar as coisas mais práticas, eu pretendi puxar "instalações" isoladas para cada acessório direto da bateria (facilitando manutenção e isolamento do circuito em caso de necessidade).


    Isto é, o PY, o SOM, a geladeira, tudo teria ligações independentes que se uniriam apenas no "borne" da bateria. Isso é correto?
    Não é não. Imagina aí 10 circuitos, tudo se embolando num conector só preso ao terminal da bateria. É um balaio de gato, elétrica e literalmente falando.

    O certo seria sair com um ou mais alimentadores mais parrudos para uma caixa de fusíveis e aí sim, saem os circuitos, protegidinhos, cada um pro seu canto.

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Não pretendia mexer nesses agora... por isso talvez uma caixa isolada, exclusiva para os relês dos acessórios, embaixo do banco do carona (junto ao compressor de ar e inversor) seria o ideal... agora, ali entra água esporadicamente.
    Quais dos acessórios listados precisam de relês? O fusível posso colocar em qualquer ponto do circuito?



    Tem fotos da caixa e dos conectores? Ou pelo menos o tamanho da caixa?
    Regra prática para determinar se algo precisa ou não de um relé: a corrente passa de 10 A e o acionamento é por chave, tecla, etc? Põe relé. O acionador irá durar uma eternidade. É muito melhor colocar um relé a mais pra um monte de lanternas (lanterna mesmo, não farol. tem nego que liga um monte de luzinha amarrada no circuito da lanterna, quando vai ver tem bem uns 10 kVA de iluminação pendurado numa chavinha que foi projetada pra acender 4 lâmpadas de 10 W...) do que ter de trocar um jogo de chave de seta que custa sei lá quantos reais por causa de uma que não funciona mais, ou fazer a gambiarra de colocar uma chavinha no lugar da função que foi pro vinagre.

    Como eu disse antes, fusíveis protegem os cabos. Imagine agora a seguinte situação: um cabo saindo da bateria, passa por todo o carro, pra ligar um módulo de som no porta-malas, com o fusível lá no porta-malas. Por algum motivo, há uma falha de isolação no meio do caminho, fazendo com que o condutor entre em contato com a lataria, o famoso curto-circuito. A corrente sobe, circulando da bateria para a lataria e de volta à bateria, por meio do cabo. Como o fusível está após o ponto de falha, essa corrente não passará por ele, e ele não interrompe o circuito. Mesmo que o fusível queimasse, não ia adiantar necas, porque como ele está depois do curto, este vai continuar existindo e o que diabos você está fazendo aí lendo que ainda não foi pegar o extintor????

    Por outro lado, se o fusível estiver entre a fonte (bateria) e o cabo, do lado da fonte, acontecendo o curto a corrente obrigatoriamente circula pelo fusível, que queima, interrompendo a circulação de corrente pelo cabo e encerrando a história.

    Quanto à caixa, foto anexa de uma, aberta. Tem em vários tamanhos e de vários fabricantes. A Steck é uma delas. Essa da foto tem IP65. Só entra água por submersão.

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Sobre a prensa dos terminais. Existe alguma ferramente especial para prensá-los? Já ouvi falar em um alicate. Alguma marca / modelo recomendado?
    O alicate vai variar com o terminal e com a gama de bitolas de cabos que se quer usar. Pra quem vai fazer uma instalação só, não compensa ficar comprando 10 tipos diferentes de alicates, só pra dizer que tem. São ferramentas não muito baratas. O terminal mais usado em carros é o do tipo "fast-on", a famosa linguetinha. Esse terminal tem 3 tamanhos, de 0,5 a 1,0 mm², de 1,5 a 2,5 mm² e de 4,0 a 6,0 mm², esse último difícil de se encontrar. O alicate que prensa esses terminais, nessas bitolas, é o da segunda foto anexa. Custa em torno de R$ 70,00 aqui pela Santa Ifigênia.


    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Compartilho a impressão sobre fitas isolantes!!!!

    Que acha de uma outra fita, lisa, que não tem cola? Acho que o nome é autofusão...
    A fita auto-fusão é uma fita com maior capacidade de isolação, o que não é o caso em carros, onde a tensão é baixa, e ela realmente se funde, como o próprio nome diz. Problema: é uma fita para isolação primária, ou seja, deve receber uma cobertura de outro material isolante.

    O que eu faço é simples. NÃO USO FITA ISOLANTE, logo, não faço emendas. Exceção à amarração da ponta ou derivações de tubos corrugados abertos (aquele pretinho com rasgo de ponta a ponta, da primeira foto), e quando é uma gambiarrinha de última hora, que ninguém é de ferro. Não tem nada pior que mecher numa instalação com aquela cola grudando nos dedos, procurar o cabo amarelo que já virou preto, ou ter de desenrolar 65 m de fita num chicote de 50 cm.


    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    O que são barramentos?
    Barramentos são...
    ...
    ...
    barramentos

    Um barramento elétrico é uma barra de cobre com conexões, normalmente parafusadas, para vários condutores terminais e um ou mais alimentador(es). As dimensões da barra (largura e espessura) variam em função da corrente suportada e do comprimento da barra. A terceira foto tem mais uma caixa, agora maior, com dois barramentos.

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Como vou fazer para conectar tudo na bateria?
    Que tal usar um barramento?

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    A idéia é justamente fazer e já comprar algumas peças reservas para a expedição. Quais os pontos que normalmente quebram? Conectores? Fusíveis? Fios?
    Componentes de desgaste, tipo relés, e componentes de prevenção à cagada, tipo fusíveis, são vítimas fatais. Conectores (na verdade os terminais - miolo do conector - porque os conectores - capa - são reaproveitáveis) é sempre bom ter alguma coisinha.



    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Os faróis de milha IPF já vieram com todo o conjunto de instalação pronto. Botão, chicote, fusível... uso o mesmo?

    Não são peças de balcão...
    Você manda. Não são peças de balcão mas de diferente disso é mais estética, a funcionalidade é a mesma, então são facilmente substituíveis.

    Quanto às braçadeiras, podem ser parafusadas, coladas, arrebitadas... Aparecem na primeira foto.

    Continua...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00028.jpg   -dsc00027.jpg   -dsc00035.jpg  

  • #23
    Cavalcante, agora eu sei por tava distante desse tópico...tava elaborando este dossiê...
    Muito bom !!!

    Abs

  • #24
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Cavalcante, agora eu sei por tava distante desse tópico...tava elaborando este dossiê...
    Muito bom !!!

    Abs
    Leo, eu tava era trabalhando feito doido... Mal dava tempo pra ir no banheiro.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade