x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
  • #1

    Catraca/guincho manual




    Olá Pessoal,
    Criei este tópico para que possam achar com facilidade. Eu poderia ter postado dentro de outros tópicos sobre guinchos mas talvez nem todos iriam ver. Dei uma procurada em tópicos sobre guinchos e encontrei as mais diversas opiniões, necessidades e condições de compra.
    Existem pessoas que fazem trilhas todo final de semana, já outros as fazem esporadicamente, outros ainda não fazem nunca, mas gostariam de ter um guincho para uma eventualidade. Temos também diversos tamanhos/pesos de viaturas e uma infinidade de marcas e modelos de guinchos, entre eles, elétricos, mecânicos e manuais. Outros ainda optaram por Tifor ou Hi Lift.
    Alguns jeepeiros ainda não podem ou não querem gastar de R$2.500,00 a R$4.000,00 em uma acessório que pouco utilizará, além de aumentar o risco de ter o veículo roubado somente para a retirada de acessórios. Outros ainda poderiam usar uma catraca manual como um guincho traseiro, para auxiliar na retirada de valetas.
    Se você se encaixa em uma destas alternativas, seus “probremas se acabaram-se”.....
    Comprei no Josewal uma catraca manual que achei bem bacana e por um preço compatível ao fim que se destina. Ela é usada para amarrar cargas em caminhões e segundo informações passadas ao Josewal, com um cabo de 5/8 ela é capaz de tracionar até 10 ton. Existem catracas destas sendo usadas em tratores para sair do atoleiro. Coloquei nela um cabo de 5/16 com 30m de comprimento e achei bem dimensionado para o jeep.
    Com os outros jeeps que tive cheguei a fazer algumas trilhas, mas depois que reformei o meu 57 ainda não tive coragem. Tá muito novinho para enfia-lo em 1m de mingau de lama, mas queria ter um guincho, vai que um dia eu precise.
    Eu sei que um guincho elétrico tem todo o charme e praticidade de um guincho elétrico, é realmente mais bonito e confortável, mas para gastar todo esse dinheiro em algo de pouca utilidade para meu uso, seria preferível comprar uma catraca desta e com o restante compro um dos meus sonhos de consumo. Uma TV de plasma de 42”.
    O tamanho dela é o seguinte:
    Compr. total= 60cm (de ponta a ponta nos eixos)
    Compr. carretel = 40cm
    Diam. do miolo do carretel = 10cm (4 pol.)
    Diam. da aba do carretel = 20cm (8pol.)
    Valor da catraca = R$338,00 (em 3X de R$112,66)
    É preciso comprar avulso o cabo de aço na medida desejada, 1 gancho e 2 clips. Outra coisa que deve ser comprada a parte é o cabo para tração. Ele é encaixado na alavanca da catraca. Em qualquer loja de material de construção é possível comprar um cano d’água na medida. Se me lembro bem tem 1 ½ “ por dentro do tubo. É preciso fazer a adaptação dos mancais no veículo, mas cada caso é um caso e qualquer serralheiro meia boca faz. Tudo sai por volta de R$400,00. Um valor acessível para todos. Segue abaixo as fotos.
    As primeiras catracas que chegaram no josewal já acabaram, eu comprei duas, uma para meu jeep e outra para meu irmão. Eles estão esperando chegar uma nova remessa. Quem achar que é uma boa é só fazer a reserva.
    www.josewal4x4.com.br
    Inté.....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Catraca/guincho manual-2.jpg   Catraca/guincho manual-1.jpg   Catraca/guincho manual-3.jpg   Catraca/guincho manual-.jpg   Catraca/guincho manual-b.jpg  

  • #2

    faltou

    Faltou duas fotos....e como podem ver meu jeep apesar de toda reforma não vaza óleo...ele marca território....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Catraca/guincho manual-c.jpg   Catraca/guincho manual-catraca2.jpg  
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Guincho de base removível

    Mauro,

    Servicinho nota 10 !!! parabéns.
    Excelente opção para montar um guincho com base móvel para instalar no ponto do engate.



    []'s e parabéns tb pelos CJs prata e azul
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #4

    .

    ficou muito legal esta catraca colega....mais me diz uma coisa , ela tem alguma redução??? ja experimentou arrastar o jeep com ela , fica muito pesado???


    é mesmo interessante por uns 400,00 ,,,o visual fica bem legal tb

    gostei bastante ,,,

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Mauro
    Ficou legal, usando uma alavanda de pouco menos de 2 metros e um jipeiro de uns 90 kg da um bom braço de alavanca, (os engenheiros de plantão que calculem a força que isto gera) mas, sempre vejo a recomendação expressa de ficar longe do cabo quando se esta guinchando, incluisve li relatos sobre o cabo arrebentar e estourar o parabrisa do jeep ! No teu caso, voce estaria no extato alinhamento do cabo. Chegaste a pensar nesta possibilidade ?

  • #6
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Ficou legal e pode ajudar em uma situação de emergência, mas não pense que a catraca substitui um guincho, use uma vez para entender o que eu digo e vc só voltará a usa-la novamente quando não houver realmente outro jeito.

  • #7
    Eu pretendo instalar uma Guincho Manual ("catraca") no meu carro - é melhor do que nada, hehehe - , simplesmente devido a total indisponibilidade de gastar cerca de
    "dois paus" em um elétrico e, se eu instalar, será ou um desse aí, ou aquele da Garra 4x4 ( http://www.ciashop.com.br/garra4x4/p...&pf%5Fid=Gu020 ).
    Falando nisso, alguém aqui do fórum usa esse da Garra?


    "...pode ajudar em uma situação de emergência, mas não pense que a catraca substitui um guincho, use uma vez para entender o que eu digo e vc só voltará a usa-la novamente quando não houver realmente outro jeito..."
    Mas o guincho, seja manual, elétrico, mecânico ou hidráulico não é pra ser usado nessas condições??? rsrsrs...
    .
    4X4 Brasil

  • #8

    Guincho manual

    Vale a pena verificar esse site - www.famit.com.br
    São opções legais para um Niva ou gaiola por exemplo !

  • #9
    Citação Postado originalmente por gnecchi Ver Post
    Mauro,
    Servicinho nota 10 !!! parabéns.
    Excelente opção para montar um guincho com base móvel para instalar no ponto do engate.
    []'s e parabéns tb pelos CJs prata e azul

    os jeeps sairam na revista 4x4 e cia edição 164

    Citação Postado originalmente por ale_4x4 Ver Post
    ficou muito legal esta catraca colega....mais me diz uma coisa , ela tem alguma redução??? ja experimentou arrastar o jeep com ela , fica muito pesado???
    é mesmo interessante por uns 400,00 ,,,o visual fica bem legal tb
    gostei bastante ,,,
    Ela não tem redução, mas é só colocar uma patesca que resolve.
    http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.b...oad/index.html
    Nº 30/31/32
    Ainda não tentei arrastar o jeep, vou ver se faço isso no domingo, se der tempo. Mas já tive catracas menores em outros jeeps, iguais aos do Gurgel, e funcionavam para pequenos atoleiros e rampas. Tive um jeep 77, lá pelos idos de 83, com pneus Maggion de 31". O pneu era mais para asfalto que para terra e não tinha bloqueio de diferencial. Algumas vezes indo para a chácara de meu pai com o jeep, mesmo tracionado, patinava e a catraca salvava.
    Mas não faz milagres.

    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Mauro
    Ficou legal, usando uma alavanda de pouco menos de 2 metros e um jipeiro de uns 90 kg da um bom braço de alavanca, (os engenheiros de plantão que calculem a força que isto gera) mas, sempre vejo a recomendação expressa de ficar longe do cabo quando se esta guinchando, incluisve li relatos sobre o cabo arrebentar e estourar o parabrisa do jeep ! No teu caso, voce estaria no extato alinhamento do cabo. Chegaste a pensar nesta possibilidade ?
    Pensar eu pensei, e cheguei a conclusão que pensar cansa...
    Fiz um teste e ví que precisa de 8 acionamentos para recolher 1m de cabo. Usando a patesca vai precisar de 16. Demora mais, mas fica mais seguro.

    Citação Postado originalmente por José Augusto Ver Post
    Ficou legal e pode ajudar em uma situação de emergência, mas não pense que a catraca substitui um guincho, use uma vez para entender o que eu digo e vc só voltará a usa-la novamente quando não houver realmente outro jeito.
    Tenho certeza que a catraca não substitui um elétrico, é mais um auxiliar para emergências. Melhor uma catraca que ficar no mato sozinho. Veja pelo lado bom, ajuda até a emagracer e perder a barriga....

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Eu pretendo instalar uma Guincho Manual ("catraca") no meu carro - é melhor do que nada, hehehe - , simplesmente devido a total indisponibilidade de gastar cerca de "dois paus" em um elétrico e, se eu instalar, será ou um desse aí, ou aquele da Garra 4x4. Falando nisso, alguém aqui do fórum usa esse da Garra?

    Mas o guincho, seja manual, elétrico, mecânico ou hidráulico não é pra ser usado nessas condições??? rsrsrs...
    .
    Eu achei esse meu melhor por ser bem robusto. O eixo central é de ferro maciço de 1 1/2" e atravessa o carretel de lado a lado. Além de tudo ele é maior. Guincho deve ser igual a seguro de carro e convênio médico, a gente sabe que se precisar tá lá, mas é melhor não ter que usar.

    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Vale a pena verificar esse site - www.famit.com.br
    São opções legais para um Niva ou gaiola por exemplo !
    Eu ví este site mas achei ele meio frágil. Achei que seria específico para a linha náutica também. E se é para náutica deve ser em inox e com isso o preço deve ser salgado.

  • #10
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Idade
    50
    Posts
    1,411
    Agradecimentos: 0
    Ficou legal , eu tinha um parecido mas ranquei fora...era soldado na frente do parachoque... acho que estes acessórios movidos a arroz com feijão não são meu estilo ....

    []s imaginando o neguinho forcejando alí até bota as veia do C# pra fora
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #11
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Eu pretendo instalar uma Guincho Manual ("catraca") no meu carro - é melhor do que nada, hehehe - , simplesmente devido a total indisponibilidade de gastar cerca de
    "dois paus" em um elétrico e, se eu instalar, será ou um desse aí, ou aquele da Garra 4x4 ( http://www.ciashop.com.br/garra4x4/p...&pf%5Fid=Gu020 ).
    Falando nisso, alguém aqui do fórum usa esse da Garra?


    Mas o guincho, seja manual, elétrico, mecânico ou hidráulico não é pra ser usado nessas condições??? rsrsrs...
    .
    Ae Luciano td certo?

    O que eu quiz dizer pode ser exemplificado, vc entra em uma trilha e olha o bosteiro na frente, nessa altura 2 situações possíveis :

    1) Vc está com guincho, Ok vamos no guincho.

    2) Vc está sem guincho mas com a catraca, a brincadeira nessa trilha acabou, vc volta.

    Ou seja, situação sem emergência e vc não corre o risco, mas tb não continua.

    O segundo exemplo, vc entrou na trilha conhecida e foi passando por vários obstáculos contando em sair dela sem ter que retornar pelo mesmo caminho, muito mais dificil na volta, mas ao chegar em um certo ponto ela fica intransponível aí vc tem que voltar e pegar aquele subidão simuoso e liso com mais de 30 m, novamente 2 situações possíveis :

    1) Vc tem guincho, Ok, dá trabalho mas vc vai trocando os pontos de ancoragem e em menos de uma hora vc saí.

    2) Vc não tem guincho mas tem a catraca, não consegue tracionar e acionar manualmente a catraca, vc começa a macaquear e avança 12 cm por "catracada", 30 m são 240 "catracadas" se mantiver o ritmo constante uma catracada a cada 15 segundos, depois de 1 hora, vc sai do enrrosco (se tiver braço para isso).

    Nesse segundo exemplo é a tal situação de emergência.
    4X4 Brasil

  • #12

    situações x situações

    Situação 1:
    Você está de jeep e entra na trilha "O caminho do capeta" com buracos de 1m de profundidade, ou mais, e um mingau de lama desgraçado que chega no pescoço e ainda cheio de sanguessugas:
    Opção 1: Se foi tem que estar equipado com guincho elétrico, mecânico ou hidráulico, se não tem...então porque foi...vai de zequinha.
    Opção 2: Se tinha catraca e foi assim mesmo tem mais é que se fu......se sabia que não dava tem que quebrar a cara mesmo....
    Opção 3: Apesar de estar equipado, o guincho comprado é de marca pouco conhecida, afinal freqüenta a trilha uma vez a cada 3 meses e queria economizar um pouco, provavelmente um ching ling da vida. Nos primeiros buracos ele até que vai bem, nos seguintes o desgraçado pifa. O jeep grudou e fez vácuo no fundo, não sairia nem puxado de helicóptero do exército com duas hélices.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.......
    Opção 4: Você comprou um guincho de boa qualidade, ele saiu de todos os buracos e não pifa nem a pau. Todo final de semana você vai para a trilha, fez um ótimo investimento. Toda vez que volta manda para o mecânico e dá uma geral em tudo. Gasta uma grana brava, mas vale a pena. De duas uma, ou a patroa é cega ou tem PAItrocino....


    Situação 2:
    Estou indo passear no domingão na chácara de um parente, não sou doido de ter chácara própria. Dia de sol e a patroa "super animada" pelo passeio de jeep. Aproveitando a ida resolvemos pescar com os tios e primos na represa. O lugar é de difícil acesso e logicamente vamos de jeep. Chegamos sem problemas, a estrada, mesmo pouco conservada, é de terra batida e não dá trabalho. O dia todo fez calor, todo mundo encheu a cara de cerveja e pinga, menos eu que não bebo e tinha que dirigir na volta. No final do dia estão todos alegres, até demais, alguns nem conseguem ficar de pé. O tempo começa a fechar e resolvemos ir embora, depois de 40 minutos tentando colocar os bêbados em seus lugares e ir buscar os que ficavam saindo dizendo que amavam os peixes, conseguimos partir. No caminho caiu o mundo. A estrada que já não era grande coisa vira um sabão. O jeep consegue vencer os obstáculos NATURAIS tracionado, escorregando ora aqui, ora ali. De repente em uma depressão com água acumulada, o jeep atola. Quem mandou não ter diferencial autoblocante. Tento sair e não consigo. Os parentes começam a ficar enjoados e vomitam uns nos outros. Dentro do jeep está uma fedentina brava de vomito com peixe fresco. Aproveito a água que escorre da capota para tirar os pedaços de macarrão que estão atrapalhando a visão no parabrisa.
    O que fazer? O jeep não vai para a frente e não volta. Na verdade nem se mexe. Ninguém tem condições de empurrar, principalmente meu tio que reclama de dor no peito e se alastrando para o braço esquerdo.
    Não me resta outra opção. Desço para ver a situação. A água começa a subir e molha o distribuidor. Agora ferrou! Atolado e com o distribuidor molhado.
    Solto o cabo de aço da catraca e prendo em uma árvore próxima. Começo a tracionar. Sei que vai ser difícil mas é minha única opção. Meu coração acelera devido ao esforço físico e acabo tendo uma arritmia (Fibrilação Atrial). Mesmo com o coração descompassado continuo a “catracar”. Depois de algum tempo, que parecia uma eternidade, o jeep saiu da água. Começo a secar o distribuidor e a remonta-lo. Tento dar a partida e ele pega de primeira (pelo menos nisso tenho que ter sorte). Quando chego perto de algum lugar civilizado consigo ligar para a família e avisar que estamos indo para o HC. Não adianta voltar para a chácara, todos os carros estão ilhados pelo barro. Pego a estrada e depois de 1 hora chego a São Paulo. Vou direto para a av. Dr. Êneas de C. Aguiar e deixo alguns na emergência do HC para tratar do coma alcoólico. Vou com meu tio para o Incor e encho de lama o pátio da emergência. Os seguranças ficam putos da vida comigo. Entramos pela porta escondida da ala dos pacientes conveniados. Eu sou cardiovertido e ele vai para a UTI. Depois de algum tempo meu tio fica bom e todos elogiam minha iniciativa de ter colocado pelo menos a catraca....
    UFA!!!!!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade