x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Visitante

    Motor AP - Alcool - Esquentando. Ajuda!!!




    Ola a todos,

    Coloquei no meu Samuca um Motor AP 1.8 a alcool (em breve fotos, e planilha de peças e gastos, mas só depois deu resolver tudo).

    Acontece que ele esta esquentando. No momento, ele esta equipado com o Radiador do Gol AP, com motor e ventoinha de Opala 4cc (aquele motorzinho pequeno), ligado pela valvula termoestatico e reservatório de expansão do Santana (deve ter cerca de 1,5 l).

    Acontece que em alguns momentos o motor aquece. A ventoinha dispara normalmente e depois tambem para conforme a temperatura. Mas teve horas que mesmo com o carro parado em marcha lenta, a temperatura subiu. Liguei a ventoinha direto, e isso diminuiu um pouco as vezes que ferve, mas imaginem como fica a lenta assim que liga, com o carro frio e a ventoinha funcionando, né?

    Então, gostaria de todas as dicas e opiniões possiveis, e por enquanto estou pensando em fazer:

    * Colocar uma ventoinha de A/C (Vectra, S10) na frente do Radiador, ligado na mesma valvula ou em outra valvula que disparasse mais tarde.

    * Trocar a ventoinha do Opala por uma de maior diametro.

    Frisando que tanto com água destilada + adivito na proporção direta e na água normal de torneira as situações ocorreram. Engraçado que com o aditivo chegava a ferver mais rápido ainda. Ah, as tampas do Radiador e do Expansão de água são zero, então a vedação esta 100%.

    Valeu pela ajuda!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    673
    Agradecimentos: 3
    Osvaldo,

    Meu CJ3A tinha esse motor levemente fuçado e a temperatura não passava dos 80º Ele estava equipado com o radiador (Alumínio com os dois mangotes saindo para trás) e ventoinha do gol bola e cebolão do chevette que abre com 75º senão me engano.

    Logo que instalei ele aquecia bastante o que acabou me levando a fazer o motor, rebaixei o cabeçote (1,7 mm), coloquei pistão forjado, comando do GTS, fiz carburação, etc, etc... Aproveite a onda "JÁ QUE" para verificar o radiador e ele estava cheio de lama na parte de baixo e não permitia uma boa circulação da água. Depois disso o carro nunca mais esquentou.

    Acho bom vc verificar o estado do seu radiador, arrumar um ventoinha mais potente e trocar o cebolão por um que abra mais baixo. Se depois disso ainda continuar esquentando é bom verificar o ponto do motor, cabeçote, etc, etc...

    [ ]s,

  • #3
    Visitante
    Citação Postado originalmente por hugo.morais
    Osvaldo,

    Meu CJ3A tinha esse motor levemente fuçado e a temperatura não passava dos 80º Ele estava equipado com o radiador (Alumínio com os dois mangotes saindo para trás) e ventoinha do gol bola e cebolão do chevette que abre com 75º senão me engano.

    Logo que instalei ele aquecia bastante o que acabou me levando a fazer o motor, rebaixei o cabeçote (1,7 mm), coloquei pistão forjado, comando do GTS, fiz carburação, etc, etc... Aproveite a onda "JÁ QUE" para verificar o radiador e ele estava cheio de lama na parte de baixo e não permitia uma boa circulação da água. Depois disso o carro nunca mais esquentou.

    Acho bom vc verificar o estado do seu radiador, arrumar um ventoinha mais potente e trocar o cebolão por um que abra mais baixo. Se depois disso ainda continuar esquentando é bom verificar o ponto do motor, cabeçote, etc, etc...

    [ ]s,
    Oi Hugo,

    O CJtinha deve ter ficado um capeta hein! Ele era alcool? Fazia quantos km/l ?

    Agradeço a ajuda e as dicas! Mas o radiador ja foi todo verificado quando comprei, foi dado uma boa lavagem e desentupido tudo dele. Vou ver se acho então a ventoinha do próprio gol, que então deve ser mais forte do que a que estou usando. Quanto a válvula, eu irei manter a mesma que parece que esta OK para a temperatura do motor, ja que o alcool 1.8 trabalha em cerca de 90o, creio que um pouco mais quente que o a gasolina.

    Valeu!

  • #4
    Osvaldo,

    A minha experiência com motores AP são recheadas de momentos de calor. Estes motores, embora extremamente valentes, têm um problema crônico de temperatura, que vem da época dos Passats (originalmente com outro nome).

    Verifique as mangueiras e a válvula termostática (prefira as originais) e aumente ao máximo a capacidade da ventoinha, de preferência com aqueles plásticos direcionadores, tais como o do Vectra.

    Como o interruptor térmico da ventoinha fica no radiador, o motor pode estar derretendo que a ventoinha só vai ligar se a água do radiador estiver quente.

    Não se esqueça, mantenha sempre um interruptor para a ventoinha na cabine.

  • #5
    Visitante
    Ae people,

    Hoje a tarde, com uma janela de tempo livre, resolvi mexer no carro depois de pesquisar sobre arrefecimento na web e então comprei uma mangueira e liguei a saida da tampa do radiador com a saída da tampa do reservatório de expansão. E parece que agora ta tudo OK! Não esquenta mais nem forçando bastante no asfalto (3a marcha direto, 4.500 giros). O que devia ta faltando era a pressurização do sistema mesmo, que então agora mais pressurizado deve ta com a bobma dágua trabalhando melhor e deixando a água ferver mais tarde (um sistema pressurizado, com tampa do radiador 100% faz a água ferver somente acima de 120º, mesmo sem aditivo.

    Ah, e outra coisa que eu descobri, foi que realmente o aditivo tem MENOR poder de trocar de calor do que a água.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    673
    Agradecimentos: 3
    Osvaldo,

    Acho que vc já encontrou a solução do seu problema, isso se deve ao fato do motor AP ter um sistema de refrigeração selado. No meu eu utilizei o vaso de espansão do corsa, dele saiam duas mangueiras, uma para a entrada/saída próxima a tampa do radiador e outra entrava numa conexão T no mangote que conecta a bomba d'água ao radiador, foi isso que vc fez certo?

    O CJ realmente era um capeta tinha preparado ele para jipe cross. lCheguei a colocar 140Km/h num teste, coisa de louco (Amortecedores rancho e barra estabilizadora na frente e atrás e pneus 255 fronteira). O consumo dele era algo em torno de 3,5-4 km/l de álcool, o que eu considero muito bom devido ao preço do álcool e a preparação do motor.

    Agora o bom mesmo era ver o povo encostar no sinal achando que o CJ ia partir devar, quando o sinal abria eles só viam o vácuo!

    [ ]s,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade