x
Convex Datacenter
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 86
  • #49



    Cava,

    Carregador de lâmpada funciona?

    []'s

  • #50
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    3,640
    Agradecimentos: 0
    É isso aí Cava ! Mas pelo menos prá armar espinhel no rio a noite deve servir, né ??

    Agora, vc acha que a bateria nova de 70A que foi zerada umas 4 ou 5 vezes e agora tá no jipe funcionando legal, tem chance de voltar a ficar verde ?!
    O ultimo eletricista disse que se fizer uma viagem de uns 100 KM direto pode ser que volte a ficar boa....

    Ah... !!! Se vc for no Paca, veja se consegue me levar uns 2 fusiveis daquele de vidro tamanho grande, normalmente utilizado para instalação de som. Potencia de 20 Amp ou no maximo 30 Amp, ok.
    Se puder levar o 'super analizator' de estacionária.... pago a breja !!!

    [ ] s despossuídos...

  • #51
    Mestre Cavalcanti, rsrsrs
    Vou colocar o guincho na viatura e por isso comprei o alternador do ASTRA 110 e vou colocar uma nova bateria, ainda não decidi qual. A dúvida é: já tenho uma chave geral instalada no jeep, com essa troca terei que mudar a chave? Existe algum problema? Tem que trocar por uma mais forte, se é que existe isso?

    Abs e valeu pelas informações no tópico, uma aula!!!

  • #52
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Escória, só pra emergências. Tipo dar uma carguinha e o carro pegar. Fora disso ele funciona, mas a chance de danificar a bateria é grande. Não há garantia de que você consiga corrente e tensão constantes, então você pode destruir a bateria.

    Flávio, leva a bateria pruma carga lenta, em uma loja ESPECIALIZADA em baterias e não em auto-elétrico. Lá os caras têm carregadores de verdade, e metem sua bateria para carga por 24 ou 36 horas, dependendo do caso. Só assim para ela voltar ao verde, se tiver jeito... A melhor que eu conheço é a MA baterias, aqui na Móoca, R. Lituânia. Vem nego de tudo que é canto de São Paulo comprar baterias com os caras, e vira meche tem cara carregando pickup de bateria pra revender.
    Vou ver se tenho esses fusíveis aqui, não me lembro de ter fusíveis grandes assim, mas vou dar uma olhada. É pra ligar no quê? O medidor tá no meu carro desde o outro dia... Vai ficar no prejú. Vou entrar em abstinência etílica a partir de agora até quinta feira

    Got, qual a corrente máxima da chave geral? Se ela não for suficiente, o que você pode fazer é ligar o guincho, porque ele já tem comando próprio, que funciona como uma chave geral, direto à bateria e o alternador também. Só vai passar pela chave geral o resto da instalação do carro. Pra ela não vai mudar nada. Se ela aguenta agora, vai aguentar depois também.
    4X4 Brasil

  • #53
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Escória, só pra emergências. Tipo dar uma carguinha e o carro pegar. Fora disso ele funciona, mas a chance de danificar a bateria é grande. Não há garantia de que você consiga corrente e tensão constantes, então você pode destruir a bateria.

    Flávio, leva a bateria pruma carga lenta, em uma loja ESPECIALIZADA em baterias e não em auto-elétrico. Lá os caras têm carregadores de verdade, e metem sua bateria para carga por 24 ou 36 horas, dependendo do caso. Só assim para ela voltar ao verde, se tiver jeito... A melhor que eu conheço é a MA baterias, aqui na Móoca, R. Lituânia. Vem nego de tudo que é canto de São Paulo comprar baterias com os caras, e vira meche tem cara carregando pickup de bateria pra revender.
    Vou ver se tenho esses fusíveis aqui, não me lembro de ter fusíveis grandes assim, mas vou dar uma olhada. É pra ligar no quê? O medidor tá no meu carro desde o outro dia... Vai ficar no prejú. Vou entrar em abstinência etílica a partir de agora até quinta feira

    Got, qual a corrente máxima da chave geral? Se ela não for suficiente, o que você pode fazer é ligar o guincho, porque ele já tem comando próprio, que funciona como uma chave geral, direto à bateria e o alternador também. Só vai passar pela chave geral o resto da instalação do carro. Pra ela não vai mudar nada. Se ela aguenta agora, vai aguentar depois também.
    Cavalcanti, como faço para saber qual a corrente máx. da chave geral?
    Achõ que saída vai ser instalar o guincho direto na bateria. Vc vê algum problema?
    Valeu

    Abs

  • #54
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Got, deve estar escrita na chave, ou pela marca e modelo você acha em algum site a capacidade, ou na pior das hipóteses pergunte aonde você comprou.
    Não há problema em ligar o guincho antes da chave, porque como disse o próprio sistema de comando dele inclui os solenóides que cortam a alimentação do guincho quando ele não está em uso.
    Só que você vai ter de ligar o alternador também antes da chave. Aí a corrente do alternador para a bateria e para o guincho não passam pela chave, e ela aguenta na boa.

  • #55
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Gauer, quando falamos em geladeiras, imagino que ele vá usar algum tipo refrigerado a argônio, por exemplo, que trabalha com um resistor de aquecimento e não compressor.
    Falha nossa . Leia-se:

    Gauer, quando falamos em geladeiras, imagino que ele vá usar algum tipo refrigerado a amônia, por exemplo, que trabalha com um resistor de aquecimento e não compressor.

  • #56
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post

    Eu é que agradeço. Pelo menos tem um dedo meu no Doutores na Estrada , já que mal sei fazer ponto falso.
    Um dedo? Tem muitos ampéres e neurônios!!!

    Quando o projeto das tendas de atendimento estiver caminhando, conversaremos novamente!!!

    Continuo acompanhando a aula...

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #57
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Loras, quando estiver com a idéia da tenda fechada, lista o que você precisa ligar, e por quanto tempo. Vamos estudar as cargas e ver o que é mais viável, se o uso de um grupinho gerador ou se aproveitar a elétrica do carro pra tocar a tenda, ou alguma outra alternativa.

    Bom é fazermos isso por aqui mesmo, porque daqui a pouco aparece algum xarope com uma idéia muito mais eficiente, ou um iluminado mostrando o óbvio ululante.

    Abraços!

  • #58
    Ontem abri um tópico para esclarecer uma dúvias sobre a utilização de um segundo alternador no meu carro e o amigo Márcio T me encaminho para este aqui.

    Acabei de ler tudo e estou impressionado com a quantidade de boas informações presentes nestas páginas.

    Estou montando um projeto de som no Meu carro e agora estou focando a parte de alimentação.

    Meu sistema consite em 1 amplificador de 2500W, 1 DE 400w e outro de 300W.
    O de 2500w, indica fusível de 160A e afirma ter consumo de 240A no máximo da potência (coisa difícil de se alcançar na pratica).
    O de 400W, indica fusível de 40A e afirma ter consumo máximo de 34A
    Já o de 300W, utiliza fusível de 40A e nao tem informacao do consumo maximo.

    Atualmente o sistema elétrico está planejado para trabalhar com a bateria do motor (75A) em paralelo com a bateria de caminhão (150A) e o alternador original de 90A.

    Pensei em colocar um segundo alternador de 90A em paralelo com o original para dar um reforço no som, mas depois do que li nestas páginas já não sei mais se adianta de alguma coisa.

    Vi num outro forum um esquema de adicionar o segundo alternador com uma chave que só aciona o segundo alternador quando necessário. Dessa forma, ao rodar no dia a dia não pesaria no motor.

    Gostaria de ajuda do amigo Cavalcante para projetar esse sistema.
    Pelo que eu li, não é indicado colocar as duas baterias em paralelo, afim de evitar descarregamento. Daí pensei em isolar as baterias e colocar o segundo alternador apenas para a bateria de 150A. Ao mesmo tempo, não creio que apenas a bateria de 150A consiga segurar o sistema (nem sei se as duas juntas segurariam).

    Qual seria a solução ideal para o problema ?

    Deixar apenas 1 bateria de 150A isolada da original e fazer um esquema de seleção através de disjuntor onde quando eu colocasse o som para tocar ou estivesse trafegando, poderia interligar tudo em paralelo para reforácr o som e recerreger. Quando parasse, desligava a de tras e ficava como original.

    Adicionar um segundo gerador e deixa-lo exclusivo para a bateria de 150. Com a chave eu poderia aciona-lo apenas quando estivesse com o som ligado ou quando quisesse carregar.

    Adicionar mais uma bateria de 150A e colocar um segundo alternador exclusivo para elas ?

    Adicionar mais uma bateria de 150A e fazer um esquema de carga com os 2 alternadores, isolando a bateria original quando ? Tipo:
    Som LIGADO: Bateria cofre sem recebr carga
    Baterias de 150A recebendo corrente dos 2 alternadores em paralelo.
    Som desligado: Bateria cofre recebendo carga do alternador original.
    Baterias de 150A sem receber corrente
    Segundo alternador desligado


    Para qualquer dos esquemas, penso em utilizar disjuntores convencionais Siemens eletromagnéticos de 80-100A para controlar o sistema e prover segurança para o caso de um curto (cabo cortado, etc...).
    É viável ?

    Vou para por aqui, depois questiono mais.

    Vlw

  • #59
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Igor, vamos ver.

    Você diz que tem 1 amplificador de 2500 W, outro de 400 W e um terceiro de 300 W.
    Como você não dá os modelos dos alto-falantes nem o SPL máximo que você deseja, vou ter de palpitar um pouco e chutar muito mais. Nunca fiz som nesse porte pra carros, até porque, apesar (e talvez por isso mesmo) de trabalhar com sonorização há 15 anos, detesto barulho... O Dieselboy daqui do fórum já trabalhou (ou ainda trabalha, não sei) com isso e talvez tenha opniões mais adequadas sobre o assunto.
    Mas, dar palpite no trem dos outros é sempre algo impagável...
    Antes de continuarmos, sugiro que você leia este trabalho: http://acd.ufrj.br/consumo/vidaurban...ia_goiania.pdf

    Se são amplificadores sem transformador e devem ser, o rendimento é bastante alto, da ordem de 50%.
    Eu vou admitir que os fabricantes dos módulos estão falando a verdade quanto à potência, até porque isso também não vai interessar muito...
    Senão vejamos:

    Imagino que o amplificador maior seja para subwoofers, o de 400W para os graves/médios-graves e o outro para os médios agudos ou agudos.

    Agora que você já leu o trabalho aí de cima, vamos supor que você é suicida mesmo e quer de todo jeito um nível médio de 120 dB SPL. Nas médias e altas frequências isso é fácil de obter, já que o rendimento dos falantes nessas frequências chegam na boa a mais de 100 dB 1W/1m. Isso quer dizer que você vai precisar de uns 100 W nessas frequências.
    Nos graves a coisa fede... Se você for muito bom no desenho de caixas acústicas e tenha ótimos falantes, talvez consiga uma caixa de uns 90 dB 1W/1m (é muito difícil, mas não custa sonhar). Isso quer dizer que vai precisar de uns 2000 W nessas frequências. (dB SPL = 10 log P, ou P=10^(dB/10, onde dB é a diferença entre o SPL desejado e o SPL 1W/1m da(s) caixa(s) acústica(s))

    Temos aí 1100 W médios necessários na saída dos amplificadores para vazar seus tímpanos. Mas é bom termos uma folga mínima de 50% no sistema, o que chamamos de headroom. Isso é preciso pra que o sistema tenha condições de atender aos picos de áudio do programa. Então a potência agora vai pra 1650W médios, somados os três amplificadores.

    Imaginando um rendimento de 50% dos amplificadores, a potência consumida será da ordem de 3300W.

    Isso é idealmente. Na verdade o que você vai fazer é usar muito pouco dos módulos menores e quase todo o módulo maior, mas pro dimensionamento da alimentação tá de bom tamanho. Não vou entrar mais nos detalhes do som, porque acho que isso tá meio fora do escopo do fórum...

    Chega de som, vamos voltar para a elétrica.

    3300 W vai ser a potência elétrica necessária pra tocar o seu sonzinho. O dimensionamento da(s) bateria(s) e do alternador seguem o que eu disse anteriormente.
    Lembrando que isso tudo é pra usar de verdade o equipamento, e se matar no barulho.

    Agora cabe ao uso que você vai dar ao negócio (contínuo ou exporádico) a opção por uma só alimentação para todo o carro ou o uso de dois circuitos diferentes, um para o carro e outro para o som. Agora, para conjuntos desse porte, isoladores de bateria são muito caros (na verdade não são baratos de jeito nenhum) então o ideal seria o uso de duas baterias iguais.

    "Importando" dispositivos de automação industrial dá pra, por exemplo, usar dois alternadores em paralelo e, utilizando um relé de sobre-corrente com um contator, ligar e desligar o segundo alternador conforme a necessidade, automaticamente. A corrente sobe e o segundo alternador é acionado.

    Assim, se for pra usar o som EVENTUALMENTE com o carro desligado, eu ligaria duas baterias em paralelo (duas baterias idênticas, ou seja, mesma marca, modelo, corrente, idade, tempo de uso e se possível mesmo lote de fabricação), com um alternador permanente conectado às duas e o outro conectado por meio do relé de sobre-corrente. Se for pra ligar sempre com o carro desligado, compre uma fonte de alimentação e plugue num poste

    Cuidado com os disjuntores. Se for utilizar disjuntores, instale-os em local em que a temperatura não ultrapasse 35ºC, ou escolha um disjuntor maior em função da temperatura (existem maneiras de dimensionar o quão maior será o disjuntor, mas é preciso saber a temperatura do local e a marca/modelo de disjuntor escolhido). Isso é um complicador, porque o disjuntor deve estar sempre antes do cabo, já que é o cabo que ele protege. Melhor é utilizar fusíveis compatíveis com a corrente consumida, ANTES do cabo (ou seja, junto à(s) bateria(s)), e somente no cabo positivo (se houver um curto-circuito entre o cabo positivo e o negativo, se queimar o fusível do cabo negativo o circuito continuará energizado, porque a corrente circulará através do cabo positivo e a carcaça dos equipamentos, que podem estar conectadas à carroceria do carro).

    Quanto aos condutores, para o módulo maior, use cabos de 35 mm² com isolação em EPR ou XLPE ou de 50 mm² com isolação em PVC. Para os menores, cabos de 6 mm² EPR/XLPE ou 10 mm² em PVC.

    Espero ter ajudado.
    Abraços

  • #60
    KCT!!!

    O Cava, pra variar, dá um show em som.

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade