x
Convex Datacenter
Página 4 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 86
  • #37
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1



    Loras, bora lá:

    Vamos começar pelas cargas:

    Supondo que seus faróis usam lâmpadas H4 (55/60W) e o milha/manejo usam lãmpadas H3 (55W), temos 615 W. O resto da iluminação (lanternas, freios, ré, piscas e giroflex) dá 210 W, arredondando.

    Você não diz a potência do módulo, mas como os falantes são básicos, não deve ser lá grande coisa. Vamos adotar 150 W para o som e mais 100 W para o PY.

    Para o conversor vamos dividir a potência de saída dele por 0,8 devido a perdas. Dá 500 W. Isso é o máximo que ele consome, ou seja, o pior caso.

    Para os sistemas do carro (igniçao, injeção - se houver - instrumentação, luzes de leitura, etc.) vamos colocar, chutando bem alto, 200 W.

    Somando tudo, temos 1775 W.

    Como não se usa tudo isso de uma vez, podemos multiplicar esse total por 0,6, sendo bastante conservadores, o que dá 1065 W.


    Vamos dimensionar o alternador. A tensão de trabalho é de 13,8 V, com o carro ligado. A corrente consumida será de 1065/13,8 = 77 A. Logo, seu alternador de 75 A já vai estar em déficit, e a bateria vai ter de suprir os 2 A que faltam...

    Isso de noite.

    De dia, vamos considerar na conta só a faróis baixos e o resto da iluminação (não sei você, mas eu só ando em rodovia e trilha de faróis acesos). Dá 1270 W. Multiplicando de novo por 0,6, temos 762 W. A corrente durante o dia é de 762/13,8=55A, sempre arrendondando.
    Aí seu alternador atende, porque sobram 20 A pra carga da bateria.

    Mas você não colocou esse monte de farol só pra enfeite, né?

    Mas o bicho pega mesmo é na hora em que colocamos o guincho ou o compressor nas contas.

    Baixe a planilha do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=25096&page=2 e coloque a capacidade do alternador, descontada a corrente que calculamos pra trapizonga toda que você tem (ou vai ter) no carro e terá o tempo de uso do guincho ou do compressor antes que sua(s) bateria(s) vá(ão) pro vinagre.

    Quanto ao tamanho da bateria, isso é igual dinheiro, quanto mais melhor. Basta saber se cabe no cofre


    Quanto a usar duas baterias, basicamente tem três maneiras de se fazer isso: uma é com um circuito que chaveie automaticamente as baterias, em função do estado de carga, e ligue as duas em paralelo só quando necessário.
    Outra é usando uma chave que hora conecta uma bateria, hora outra, e quando a casa cai você coloca as duas em paralelo. Até aqui podem ser duas baterias quaisquer.

    O terceiro modo é ligando as baterias em paralelo diretamente, sem qualquer dispositivo de manobra. Só que para que uma não vire consumidora da outra, as duas baterias têm de ser gêmeas, e siamesas. Gêmeas porque têm de ser da mesma marca, modelo, capacidade, idade e de preferência, como lembrou o Dieselboy em outro tópico, do mesmo lote de fabricação. Siamesas porque vão ter de ficar juntinhas a vida toda. Se descarregarem totalmente, terão de ser carregadas ao mesmo tempo. Uma vez separadas, nunca mais funciona, uma descarrega a outra...

    Eu prefiro uma bateria parruda aliada a um alternador brabo. Se não for suficiente, parta para o segundo arranjo pra 2 baterias, com chaveamento, porque é quase impossível manter por um bom tempo o arranjo de duas baterias idênticas, ainda mais em expedição, que é o seu caso.

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Começamos por onde?
    Bom, eu começaria com um alternador maior. 95, 120 A.

    Abraços,
    Cavalcante

  • #38
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Na Rural fiz algo diferente, 2 baterias e 2 alternadores, um conjunto mais comportado, alternador de 55A e bateria de 100A para o motor e demais componentes básicos, o outro conjunto, alternador de 120A e bateria de 150A para os guinchos e acessórios.

  • #39
    Cavalcante,

    Obrigado pela ajuda!!! As idéias vão clareando...

    Vamos às novas ponderações...

    O conversor em questão será da Xantec, conhece? Dados fornecidos por um amigo, que o utiliza são: 400W de potência, chegando a absurdos 40A de consumo se utilizado a todo vapor...

    Será usado basicamente para recarregar celular, notebook, IPOD, etc. Uso intermitente.

    Esqueci de citar ainda uma geladeira Engel... para guardar insulina quando necessário, além da alimentação.

    Entendi que nos deslocamentos noturnos tenho um déficit de 02A. Isso já considerando TODOS os possíveis descontos? Esse fator 0,6 é quanto conservador?

    Mesmo sem usar guincho ou compressor, supondo uma noite infinita, vou ficar na mão!!! Usar o guincho à noite então, com tudo ligado, IMPOSSÍVEL!!!

    Começo a pensar em colocar um guincho mecânico futuramente!!!8-)

    E supondo um dia infinito?

    Também uso os faróis baixos em deslocamentos rodoviários!! Segurança sempre!!!

    Tenho os 20A de lucro...

    Agora preciso descobrir o consumo do meu guincho para estimar o tempo de uso com a bateria de 100A!!!

    Na realidade evito ao máximo deslocamentos noturno. Normalmente, nesse período, a Endurance fica parada, tendo como principal finalidade: base para acampamento / atendimentos médicos... somente as luzes internas, PY, e luzes de manejo ligadas...

    Mas às vezes é necessário...

    A escolha do alternador se deu principalmente à limitação, quer dizer, pouca disponibilidade de marcas e modelos aqui em Boa Vista. Futuramente melhoraremos esse ponto!!!

    Agora preciso decidir as baterias. Desejo colocar ambas no mesmo compartimento, facilitando manutenção e inspeções. Ficarão embaixo do banco do motorista.

    Novamente tenho uma limitação de marcas e modelos. Estudando um pouco o assunto, me interessei bastante pelo ISOLADOR de baterias da Warn, que me impede de descarregar a bateria principal.

    Me aconselharam a colocar duas baterias, sendo uma para o básico do carro (bateria principal). De fábrica tem 65A. Acho que com 75A estou bem servido?

    A outra seria uma bateria estacionária, na qual os acessórios seriam ligados (100A?).

    Entre elas o isolador da Warn.

    O que acha dessa solução?

    Agora vai demorar alguns dias ainda até conseguir o isolador. Até lá, posso ligar as baterias em paralelo mesmo? Ou melhor instalar apenas uma simples, e quando chegar o isolador, comprar a outra? É indiferente?

    Futuramente ainda tenho outros equipamentos elétricos, como cardioversor, respirador, monitor, etc... Mas ainda não tenho idéia do seu consumo. Portanto futuramente será necessário novo redimensionamento... principalmente do alternador!!!

    Somente gostaria de manter as mesmas baterias (que serão compradas agora...).

    Grande abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #40
    Citação Postado originalmente por José Augusto Ver Post
    Na Rural fiz algo diferente, 2 baterias e 2 alternadores, um conjunto mais comportado, alternador de 55A e bateria de 100A para o motor e demais componentes básicos, o outro conjunto, alternador de 120A e bateria de 150A para os guinchos e acessórios.
    Hum...

    Mas no meu caso seria complicado... eu acho...

    Mais um alternador para dar problemas, mudar correia, suporte, etc...

    Mais peças reservas para carregar...

    Como foi feita a adaptação? Exige mais correia? Polia?

    Tem fotos?

    Abs,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #41
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Loras, bora lá de novo,

    Xantec está para conversor assim como Havana está para cachaça .
    40 A a 12 V dá 480 W (carro desligado). A 13,8 V dá 552 W (carro ligado). É mais ou menos o que eu falei...
    Agora que você me diz com o que vai usar o conversor, podemos chegar num número mais adequado para ele, algo como 100 W de saída, o que quer dizer uma entrada de 100/0,8=125 W.
    Já melhora muito a situação, tirando 375 W das contas. Só que em compensação tem de por a geladeira. Levanta o consumo dela e retorna às contas.

    Quanto ao fator de 0,6: instalação elétrica é instalação elétrica, seja em casa, indústria, barco, carro, etc.
    Esses 0,6 são um fator de demanda. Na sua casa você coloca lâmpadas em todos os cômodos, eletrodomésticos a dar com pau, som, tv, computador e o diabo em casa. Se for por tudo na ponta do lápis, vai ver que tem uma carga assustadora na sua humilde casinha.
    Só que você não usa tudo ao mesmo tempo... É aí que entra o fator de demanda, e ele varia de caso a caso.
    No seu caso, é razoável acreditar que você só vai usar todo o equipamento junto por 60% do tempo, se muito (aí que fui conservador, leia-se precavido), durante a noite. E durante o dia, 60% dos 60%, e olhe lá!
    Agora nós vamos colocar uma geladeira nas suas contas, e ela vai ter de ficar ligada 100% do tempo. Então ou mudamos o fator de demanda, ou somamos a carga nominal dela ao resto da carga já demandada. Eu sou mais a segunda alternativa.

    Ótimo que você evite deslocamentos noturnos. E dá pra, com base no consumo das luzes e equipamentos que vão ficar ligados, estimar o tempo de uso sem o motor ligado.
    Coloque na planilha ao invés da corrente do guincho, a soma das cargas dividida por 12 V (o carro vai estar desligado) e coloque zero na capacidade do alternador (também porque o carro vai estar desligado). Aí vai ter uma boa estimativa de quanto tempo de luzes você terá.

    Para o básico do carro, leia-se suporte do veículo (ignição, injeção, instrumentação, luzes obrigatórias, etc.), som e comunicação, 75 A dá e sobra. Para o resto é complicado. Por isso é melhor ter uma bateria mais parruda, se tiver condição.

    Note que não falo em guincho ou compressor... Encaro isso como equipamento para emergência, e que um sistema bem dimensionado aliado a um usuário ciente do que está fazendo têm de dar conta de um ou outro por tempo o suficiente para que você saia do sufoco. E do jeito que estamos fazendo acredito que está de bom tamanho.

    A solução com isolador é o melhor dos mundos e ao contrário do que você imagina, ambas serão carregadas ao mesmo tempo. Use o isolador PN 28022 da Warn, que aguenta 120 A. Só que eu usaria as maiores baterias disponíveis por aí, ainda mais pensando em mais equipamentos em seu consultório móvel

    Enquanto não chegar o isolador, a menos que as duas baterias sejam idênticas, nunca ligue as duas em paralelo direto. Uma descarrega a outra, e bem rápido. Dependendo do estado das duas, uma noite com o carro parado é mais que suficiente. A melhor coisa é comprar a segunda bateria depois de chegar o isolador, assim você não cai na tentação de usar as duas...

    E quanto aos dois alternadores, eu acho meio exagerado para um carro "normal". Mas no seu caso dá pra ficar pensando um pouco mais no assunto...

  • #42
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Hum...

    Mas no meu caso seria complicado... eu acho...

    Mais um alternador para dar problemas, mudar correia, suporte, etc...

    Mais peças reservas para carregar...

    Como foi feita a adaptação? Exige mais correia? Polia?

    Tem fotos?

    Abs,
    No meu caso o motor tem uma polia dupla no virabrequim (para o ar condicionado), como não coube o ar, decidi fazer mais um suporte e colocar um 2o alternador.
    Não sei se tenho alguma foto desse detalhe (atualmente está desmontado), vou procurar e se achar, alguma foto posto aqui.

  • #43
    Cavalcante,

    Minha falha!!!

    É Xantrex!!!

    OK. Minhas conclusões:

    1-) Futuramente o alternador deverá ser redimensionado.

    2-) Duas baterias será a solução para armazenamento. No mínimo 2 x 75A. O ideal, uma de 75A para o básico do carro, e a outra (maior possível) para os acessórios.

    3-) Assim que definir as baterias, calculo os meus minutos de vida...

    4-) Por enquanto instalarei somente uma. Quanto estiver com o isolado em mãos, instalo a segunda.

    5-) A opção de dois alternadores não me parece interessante no momento. Prefiro aumentar a potência do primeiro, e se necessário então instalar o segundo.

    Dúvida: caso eu opte por colocar duas baterias de 100A, desperdiço 25A? Ou posso ligar parte dos acessórios nela também? Só passo a correr o risco de ficar sem para a partida... ou o isolador da Warn sempre me garante uma bateria cheia?

    Irmão, OBRIGADO!!!!

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #44
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Só para lembrar;

    para dar o start numa geladeira 110V de compressor e gás, um inversor de 1000W ou maior é necessário.. Mesmo que a geladeira só consuma ± 100W, ela precisa durante uns breves segundos quase 1kW.. Vale até para frigobar..

    abraços

    Clemente Gauer

  • #45
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Cavalcante,

    Minha falha!!!

    É Xantrex!!!
    Três falhas, uma minha e duas suas. A minha é que também troquei o nome. As suas são a troca do nome e, essa imperdoável, não conhecer Havana, A cachaça.

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    OK. Minhas conclusões:

    1-) Futuramente o alternador deverá ser redimensionado.

    2-) Duas baterias será a solução para armazenamento. No mínimo 2 x 75A. O ideal, uma de 75A para o básico do carro, e a outra (maior possível) para os acessórios.

    3-) Assim que definir as baterias, calculo os meus minutos de vida...

    4-) Por enquanto instalarei somente uma. Quanto estiver com o isolado em mãos, instalo a segunda.

    5-) A opção de dois alternadores não me parece interessante no momento. Prefiro aumentar a potência do primeiro, e se necessário então instalar o segundo.
    Até aqui de acordo.


    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Dúvida: caso eu opte por colocar duas baterias de 100A, desperdiço 25A? Ou posso ligar parte dos acessórios nela também? Só passo a correr o risco de ficar sem para a partida... ou o isolador da Warn sempre me garante uma bateria cheia?
    O que o isolador faz é bloquear corrente fluindo de uma para outra bateria, e não do alternador para uma delas (a que estiver com menor carga) ou delas para as cargas. Então você sempre vai ter uma bateria carregada, a menos que tenha usado o guincho a ponto de descarregar ambas.
    A vantagem de ter baterias com o máximo de capacidade cabível no espaço físico e no bolso é ter mais tempo de guincho. Não vai desperdiçar os 25 A, porque na hora do aperto eles estarão lá disponíveis.

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Irmão, OBRIGADO!!!!

    Abraço,
    Eu é que agradeço. Pelo menos tem um dedo meu no Doutores na Estrada , já que mal sei fazer ponto falso.

  • #46
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Só para lembrar;

    para dar o start numa geladeira 110V de compressor e gás, um inversor de 1000W ou maior é necessário.. Mesmo que a geladeira só consuma ± 100W, ela precisa durante uns breves segundos quase 1kW.. Vale até para frigobar..

    abraços

    Clemente Gauer
    Gauer, quando falamos em geladeiras, imagino que ele vá usar algum tipo refrigerado a argônio, por exemplo, que trabalha com um resistor de aquecimento e não compressor.

    Mesmo assim, quanto à corrente de partida, em geral isso só deve ser considerado no dimensionamento da proteção, e não do condutor ou gerador. Mesmo os inversores mais safados suportam transitórios da ordem de 20 vezes a potência nominal. Os que não suportam transitórios também não suportam cargas reativas, logo, não comportam motores.

  • #47
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    3,640
    Agradecimentos: 0
    Amigo Cava,

    Eu não acredito que vc saiba tudo isso de bateria, alternador e o escambau.... !!!!
    Acho que vc foi possuído por um 'ispritu' da LUZ.... !!!!
    VSF a qtde de coisas que o cara falou aí meu !!!!! Vou levar uns 3 meses tentando entender 50%....

    Coisa linda hein !

    Agora..... se te serve de consolo Doug (OPA !!! ).... fiquei mais de 8 meses com a bateria ZERANDO de 2 a 3 dias.... Foram 2 baterias de 70 A, bastante $$$ de MO burra e MUITA PACIÊNCIA.
    Por eliminação, descobri junto com o eletricista na garagem de casa que era o fio que saia da solenoide do carburador, que controla a marcha lenta. Estava ligado direto no POSITIVO e quando desligava o carro, após um tempo, algo gerava energia neste fio e passava a consumir a bateria direto por 2 ou 3 dias.

    Portanto, apesar de todas as explicações muito uteis aqui do tópico, e quase certo que vc tem problemas de fuga de corrente em algum ponto do sistema.
    Eu tive uma Sportage com bateria de 55 ou 60 A e ficava no minimo 15 dias parada. Chegou a ficar 2 meses parada e SEMPRE pegou de primeira. E sem desligar cabo nenhum, acender vela, instalar chave, cortar a laranja em 4 e jogar uma parte para o lado oeste......
    Tb tive um CJ 51 com motor original que ficava parado na garagem e ainda tinha aquele sistema de partida no pedal, em frente a base do cambio. A bateria era daquelas safadas e velas, velas velhas, etc. Pegava de prima.
    O proprio TIO deixou o CJ dele desligado uns bons par de meses e tchanããnn !! Pegou de prima... Tá certo que era uma ignorancia de bateria.... Mas pelo tempo e peso do BF era prá dar uma 'gemida' antes.

    Cara... NÃO DESISTA !!! Vai testando cada "bloco" de coisas com som, luzes, alarme, vidros eletricos, etc...

    E mais... Essa é pro Cava me bater de vez....

    Já que a bateria Heliar de 65 A que veio com a Camper tava fudida mesmo e eu tinha comprado uma Heliar de 70 A, retirei o "selo" (que nada mais é que um adesivo sobre as tampas) retirei toda a agua que já estava escura e recoloquei solução nova. Uma carga lenta de umas 5 ou 6 horas e ela estava nova de novo !

    Agora vou andar com a de 70 A até ela ficar "verde" de novo e depois colocarei a de 65 A e ela tb vai ficar verde.

    [ ] s com muita energia !

  • #48
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Ô meu, bora parar com esse papo de possuído aí! Aqui ninguém possui não!

    Flávião, seu ressucitamento de bateria pode até funcionar por um tempo. Tudo vai depender do estado das placas dentro da bateria, e isso a gente não vai ter como saber, vai ter de testar, mas pode ter certeza que ela não vai ter mais a mesma capacidade, nem perto disso. A solução estava escura por causa do material das placas que é corroído e fica depositado nela. Então quando você retirou a solução, retirou esse chumbo (que já tinha ido pras cucuia mesmo).

    Captou?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade