x
Convex Datacenter
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 86
  • #25
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por ThE_DoG Ver Post
    Opa

    Tenho um tio que tem uns carros e umas motos antigas, ele tem um carregadorzinho de bateria e vai alternando o uso dele nas baterias das viaturas. Segundo ele não pode deixar a bateria arriar totalmente nem deixar o carregador ligado direto, que bateria tem que ter flutação (carga e descarga)prá ter vida longa. Segundo ele em veículos antigos pode ligar o carregador com a bateria conectada no carro mas e veículos modernos, com eletrônica embutida tem que desligar a bateria prá depois ligar no carregador.
    Pode até ser que alguém discorde do que estou falando mas já vi baterias dele durarem 8 anos nesse esquema, tbém não pode colocar uma bateria totalmente descarregada prá rodar, pode ferrar com o alternador...
    Eu acho besteira gastar $$ com uma mega bateria, usa a bateria indicada prá viatura e gasta 100 pilas num carregador lento, de boa qualidade, o carregador se paga com a vida útil MUITO maior das baterias ...
    Outro dia postaram um esquema de um carregador bem simples e barato, tá na sessão de arquivos aqui do forum, não sei dizer se funciona ou se é confiável...


    [ ]´s

    Marco Antonio
    Band 85 tdi "Interbarros"
    Curitiba
    Seu tio está quase certo . Certo porque não se deve manter as baterias descarregadas, porque na próxima vc não carrega, e também porque não se deve manter o carregador ligado direto nela o tempo todo, aliás, o ideal é mantê-lo sob tempo nenhum além do suficiente para carregar a bateria. Isso decompõe as placas da bateria, matando sua vida útil.
    O quase está na flutuação. A vida útil de uma bateria é medida em número de ciclos de carga e descarga. Quanto mais ciclos, menor a vida restante. Acontece que o seu tio não deixa ocorrerem ciclos completos de descarga antes de recarregar, então tem-se uma considerável sobrevida aí, além dele manter as baterias sempre carregadas, prontas para uso. É exatamente o que ocorre num carro com elétrica em perfeitas condições, de uso diário. A bateria recebe uma carga adequada constantemente e nunca está plenamente descarregada. A menos que sua vida tenha ido pro espaço ou ela tenha se descarregado por latência.

    Entenda-se por carregador de boa qualidade um que meça a tensão na bateria e se desligue automaticamente depois de terminada a carga.
    Carregadores simples e baratos são quebra-galho. Servem pra fazer o jipe pegar lá no fundo da garagem, o que não é pouca coisa, mas esfolam com a vida útil da bateria.

    Quanto a gastar fortunas com uma superhiper bateria, eu também acho injustificável. A bateria tem de ser suficiente para a carga elétrica do carro e de seus acessórios. Nada mais.
    A única coisa de que não abro mão é não usar baterias com manutenção. Sou meio lesado e sempre esqueço de pôr água... Ou quando lembro a água destilada acabou.

  • #26
    Aff a discussão tomou grandes proporções, agora já conheço o funcionamento de um alternador e bateria a fundo..

    O que eu queria saber era considerando que o alternador carrega a bateria com uma tensão não superior a 14v qual a bateria mais indicada para os dois veículos em questão.

    E as medidas para evitar o problema as conclusões são:
    1o. Andar mais com eles
    2o. Desconectar a bateria quer seja por chave geral ou diretamente nos pólos quando houver gdes períodos parado.

    E a bateria do Willys acredito que seja lixo, pois ela não mantém mais carga nem se rodar com ele por horas em velocidade elevada e com o alternador carregando corretamente.

  • #27
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Doug, o tamanho da bateria vai depender do que você tiver ligado no carro de acessórios e seu uso. Por exemplo, se você tiver uma porção de faróis de milha, mas usá-los muito pouco, desconsidere-os. Se tiver um guincho, aí as especificações do guincho é que vão determinar a escolha da bateria. Se tiver poucos acessórios, qualquer bateria acima de 75 Ah deve lhe atender no carro com o 4.1 e no willys qualquer coisa acima de 55 Ah.
    Antes de descartar as baterias, (aliás, baterias não podem ser jogadas no lixo, tem de ser encaminhadas para reciclagem. A própria loja que vender a bateria nova tem obrigação legal de receber sua bateria velha e encaminhá-la ao fabricante), leve-as para um teste e uma carga lenta. Pode ser que elas ainda durem um pouco mais. A que já não está "segurando" carga dificilmente terá jeito, mas não custa tentar. Naquela loja que lhe indiquei eles além de venderem baterias a ótimo preço, têm equipamento pra carga e teste e lhe emprestam uma bateria enquanto a sua estiver carregando.

  • #28
    Blz, Cavalcante, vou ver se dou um pulo nessa loja que vc indicou, pode deixar que não vou jogar as baterias no primeiro terreno baldio que encontrar, sempre que troquei bateria nos meus carros deixei a velha com a loja..

  • #29
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Pode ser outra qualquer também. Desde que especializada em baterias.
    Falei da reciclagem porque por incrível que pareça tem gente que não liga, ou pior ainda, nem sabem disso... Culpa dos fabricantes, que se fizessem propaganda disso como fazem das baterias, a coisa seria diferente.

  • #30
    Citação Postado originalmente por DougBRSP Ver Post
    2o. Desconectar a bateria quer seja por chave geral ou diretamente nos pólos quando houver gdes períodos parado.
    Opa, Não pode deixar a bateria desligada, seja por chave geral seja desconectando, por longos períodos (+ de 3 semanas) regularmente, se não usar um carregador ou rodar com o carro até ela carregar totalmente ela vai pro pau do mesmo jeito, tem que ter flutuação de carga e descarga prá ter vida útil no mínimo normal...

    [ ]´s

    Marco Antonio

  • #31
    Citação Postado originalmente por ThE_DoG Ver Post
    Opa, Não pode deixar a bateria desligada, seja por chave geral seja desconectando, por longos períodos (+ de 3 semanas) regularmente, se não usar um carregador ou rodar com o carro até ela carregar totalmente ela vai pro pau do mesmo jeito, tem que ter flutuação de carga e descarga prá ter vida útil no mínimo normal...

    [ ]´s

    Marco Antonio
    O esquema de deixar bateria no chão e ela descarregar mais rápido é verdade, certo?

    É que pra gente que é pesacador e te as baterias do barco, nos ensinam a guardá-las no mínimo em cima de uma superfície isolante pra não haver fuga de carga maior que o normal, que em teoria seria de 1% ao dia.

    São verdades ou estou sendo uma zebra (burro de pijama)?
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #32
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leovalle Ver Post
    O esquema de deixar bateria no chão e ela descarregar mais rápido é verdade, certo?

    É que pra gente que é pesacador e te as baterias do barco, nos ensinam a guardá-las no mínimo em cima de uma superfície isolante pra não haver fuga de carga maior que o normal, que em teoria seria de 1% ao dia.

    São verdades ou estou sendo uma zebra (burro de pijama)?
    Leo, história de pescador é sempre meio esquisita

    São meias verdades. Nem a fuga é constante e nem o chão tem muito a ver com isso. A carcaça da bateria já é um ótimo isolante e vejo pouca ou nenhuma colaboração em uma tábua ou uma placa de aço, dá meio que na mesma, desde que os terminais estejam isolados.
    Há realmente um descarregamento natural, mas uma bateria em boas condições e perfeitamente carregada deve segurar aí 1 ano tranquilo (isto é um chute, mas é bom lembrar que as baterias novas são vendidas carregadas e ficam num estoque qualquer em condições sei lá quais).
    O armazenamento e fornecimento de energia se dá por reações químicas, que podem ser catalizadas pelo calor. Acho que esse é o único fator externo que possa acelerar a descarga natural de uma bateria. Agora essa taxa de 1% ao dia eu acho exagerada. Talvez 0,25%, na pior das hipóteses. Vou pesquisar.

    Quando eu disse perfeitamente carregada eu quis dizer uma bateria que acabou de sair de uma carga de responsa. Não aquela que vc não usa há meses, rodou o dia inteiro com o jipão (carreguei a bateria! oba!), passou a noite rodando também com os faróis todos acesos, atolou pra dedéu e usou o guincho de montão, chegou em casa e encostou o jipe, tirou a bateria e só foi olhar pra ela seis meses depois...

    Por falar em isolação, lembrei de outra coisa. Lá pra cima eu falei de resistência interna da bateria, certo? Sabe aquele zinabrinho lindo que fica nos terminais da bateria? Aquilo é um RESISTOR, dos mais sacanas que tem. E ele não só diminui a tensão da bateria, o que aumenta a corrente solicitada pelos equipamentos, ajudando a descarregar mais rápido a bateria, como também impede que a corrente de carga chegue na bateria.

    []s zebrados!

  • #33
    Essa que o zinabre funciona como um resistor eu não sabia, nunca li isso em lugar nenhum, de qquer forma a cada 3 meses ou qdo dá na telha jogo água quente nos terminais, é a melhor coisa prá "derreter" o zinabre que se acumula por ali, vou começar a fazer isso com maior freqüência, tá quase 400 merréis uma bateria de 130Ah, pesa no bolso....

    [ ]´s

    Marco Antonio

  • #34
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    O armazenamento e fornecimento de energia se dá por reações químicas, que podem ser catalizadas pelo calor. Acho que esse é o único fator externo que possa acelerar a descarga natural de uma bateria. Agora essa taxa de 1% ao dia eu acho exagerada. Talvez 0,25%, na pior das hipóteses. Vou pesquisar.
    A taxa de 1% dia lí em algum manual de bateria de celular.

    Muito boa essa semana. Muito aprendizado

    Citação Postado originalmente por ThE_DoG Ver Post
    Essa que o zinabre funciona como um resistor eu não sabia, nunca li isso em lugar nenhum, de qquer forma a cada 3 meses ou qdo dá na telha jogo água quente nos terminais, é a melhor coisa prá "derreter" o zinabre que se acumula por ali, vou começar a fazer isso com maior freqüência, tá quase 400 merréis uma bateria de 130Ah, pesa no bolso....
    Adicona bicarbonato de sódio que é o bicho
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #35

    Exclamation Baterias!!

    Amigos,

    Estou refazendo o compartimento de bateria da Endurance!!!

    Bateria antiga foi-se.... Delphi 100A. Não segura mais carga.

    O alternador Magneti Marelli também foi-se... quebrou um dos mancais e aqui em Boa Vista não acho. O alternador do Fiesta Bosch 75A serviu com apenas um discreto desgaste do suporte. Trocamos a polia e ficará show!!!!

    Agora preciso decidir a bateria...

    Estava pensando em reinstalar uma de 100A.

    Em Boa Vista temos Caterpilar, Delco e Moura. Qual a melhor?

    Outra opção seria instalar duas baterias... como faço? Quais as vantagens?

    Melhor 01 de 100A ou 02 de 80A?

    Já vi kits prontos no exterior, mas existe algo nacional nesse sentido? A chave de seleção, etc...

    Acessórios elétricos previstos:

    - 04 faróis no bagageiro (milha + manejo)
    - 02 faróis no quebramato (milha)
    - 01 farol traseiro (manejo)
    - luz de leitura interna Hella
    - radio mp3 player no console, falantes básicos e módulo
    - py keenwood tm261
    - guincho elétrico warn 9500
    - compressor elétrico arb
    - conversor interno 12v/110v 400w
    - giroflex 12v

    Já providenciei 02 chaves gerais. Uma específica para o guincho. Outra para toda instalação do carro.

    Começamos por onde?

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #36
    Loras,

    Se usa guincho aconselho escolhera bateria também pela corrente de curto-circuito. Significa a máxima corrente que a bateria pode fornecer instantâneamente. No caso da partida esse valor é importante. O motor do guincho se assemelha a um motor de partida beeem mais potente, portanto esse valor é mais crítico para o guincho. No meu caso, comprei a maior bateria Moura ( na PEMAZA ) que coube. As Moura são compactas para a capacidade e tem Icc bem altos 920A no caso da minha.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade