Por puro vício de motorista mal treinado.
Motores de combustão interna não sofrem qualquer sobrecarga ao serem ligados. O sistema bateria+motor de arranque é superdimensionado e dar partida é exatamente sua única finalidade.
No entanto, esses operadores que teimam em manter motores ligados em marcha lenta desnecessariamente, agem como se agia a 40 anos atrás, quando os motores de arranque e baterias eram pouco confiáveis.
Daí, para não correrem o risco de ter que empurrar um caminhão carregado, deixavam o motor ligado continuamente.
Deixar o motor ligado continuamente em marcha lenta é um dos principais fatores de aumento de custos de manutenção de frotas como a da Coca-Cola, Cometa, entre outras que acompanhei a alguns anos atrás, pelos seguintes motivos:
1-espelhamento de camisas, causado pelo funcionamento por HORAS seguidas, sem carga. Os anéis espelham o brunimento dos cilindros, causando aumento do consumo de óleo lubrificante e perda de compressão do motor.
2-carbonização da câmara, pelo travamento de anéis, causando passagem do lubrificante para a câmara
3-necessidade de retífica prematura do motor, para refazer o brunimento e para retificar virabrequim e bielas, danificados pela diluição do óleo lubrificante pelo Diesel não queimado, que não é contido pelos anéis travados.
Isso só ocorre em casos em que o motor é deixado ligado inutilmente em marcha lenta duante longos períodos.
Só se justifica deixar um diesel ligado continuamente quando é um motor marítimo de grande porte, transoceânico, pois estes demoram algumas horas para reiniciar o funcionamento depois de parados.