x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2

    Proteção Catódica contra Corrosão




    Caros Amigos,


    Alguém conhece bem ou tem um esquema/projeto para construir um sistema de proteção catódica contra corrosão que possa ser aplicado a um jipe? Pergunto pois já ouvi falar em algo parecido, desenvolvido por pesquisadores da UFRJ, se não me engano.

    O princípio, para quem não conhece vem da química (pilha de Daniell e eletrólise) e consiste em causar uma reação de oxidação com uma corrente elétrica usando uma porção de metal mais reativo que o ferro (ânodo) e que irá ceder elétrons (oxidar) em lugar do ferro (da carroceria do jipe). Este princípio é utilizado para proteger contra corrosão os oleodutos da Petrobrás e as plataformas marítimas, entre outras aplicações.

    Se alguém souber de algo neste sentido, ficaria grato se respondesse para trocarmos algumas idéias.

    Saudações jipeiras,



  • #2
    Mete "sacrificial anode" no Google e verá uma montanha de informações......

    http://www.google.com.br/search?as_q...as_sitesearch=

    A maioria de motores de barco contem com isso.

    Abraços,

  • #3
    Bill e Getúlio,

    Desculpem minha "inguinorança", mas como exatamente funciona este sistema? Tenho quede colocar uma placa do metal mais reativo em contato com cada uma das peças do Jeep ou é só em um único lugar?

    []'s reativos

  • #4
    Qualquer peça que esteja em "contato elétrico" com o anodo seria protejida..........

    Abraços,

  • #5
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2
    Grande Bill,


    Agradeço a dica, realmente há muita informação por lá, mas não acho nada comercial aqui no Brasil... Soube de um projeto assim, desenvolvido por pessoal da UFRJ que chegou a ser fabricado em pequena escala e funcionava muito bem, pelo que ouvi falar.

    Se os amigos souberem de mais alguma coisa a respeito, entrem em contato.

    Saudações jipeiras e um grande abraço,



  • #6
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Lembro de ter lido sobre este sistema, faz tempo..

    É muito utilizado em navios, para proteger as chapas de aço contra a corrosão da água salgada.

    O princípio é parecido com a pilha de Alexandre Volt (placas de metais diferentes e uma solução condutora ácida ou alcalina ou mesmo água e sal) ou baterias, só que ao contrário, para anular a tensão gerada.

    É assim: as chapas de aço mergulhadas na água salgada tendem a promover uma diferença de potencial (não lembro, acho que era 0,27 volts ou 0,8V) e assim encadear uma corrosão eletroquímica.

    O sistema usados nos navios consiste num pequeno gerador, que coloca o navio inteiro no mesmo potencial, só que negativo, senão me engano. Se o aço em solução iônica gera (chutando aeh, para fazer um exemplo hipotético) 1 volt, o gerador coloca o navio no pontecial 1 V negativo (-1 V). + 1 + (-1V) = 0 .

    Em zero Volts, o processo eletroquímico cessa e o casco estará protegido.

    Daeh podem me perguntar: "Mas a pintura não protege o navio?"
    Teria duas repostas:
    1. A tecnologia de tintas melhorou muito de 40 anos para cá. Hoje vc compra tinta de boa qualidade em qualquer pratileira. Então esse aparelho deveria ser indispensável . Fico imaginando como eles faziam em 1920...
    2. Como qualquer pintura, está sujeito a imperfeições, riscos, erro humano, machucados, pequenas colisões com objetos flutuando,... e a água do mar não perdoa..

    [ ]'s - Porque ainda não fizeram este sistema para autos?

    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #7
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2
    Caro Flávio,


    1. A tecnologia de tintas melhorou muito de 40 anos para cá. Hoje vc compra tinta de boa qualidade em qualquer pratileira. Então esse aparelho deveria ser indispensável . Fico imaginando como eles faziam em 1920...
    2. Como qualquer pintura, está sujeito a imperfeições, riscos, erro humano, machucados, pequenas colisões com objetos flutuando,... e a água do mar não perdoa..

    [ ]'s - Porque ainda não fizeram este sistema para autos?
    É justamente aí que eu quis chegar... Já desenvolveram um sistema desses para uso automotivo (na UFRJ), só que por falta de divulgação ou investimento ou sei lá o que mais, o negócio parece que não vingou, eis então o motivo de querer saber se existe outro aparelho comercialmente viável ou se alguém teria interesse em desenvolver algo parecido...

    Saudações,



  • #8
    se é o mesmo princípio utilizado nos motores de barcos (que muitas vezes são os mesmos motores automotivos), a chamada maritimização dos motores, procure por empresas que façam isso, a maritimização...

    de repente eles conseguem fazer isso com carrocerias tbém...

  • #9
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Nuvo
    se é o mesmo princípio utilizado nos motores de barcos (que muitas vezes são os mesmos motores automotivos), a chamada maritimização dos motores, procure por empresas que façam isso, a maritimização...

    de repente eles conseguem fazer isso com carrocerias tbém...
    Nuvo, quis dizer "marinização", certo? Já pus um tópico sobre isso, mas meu problema era os acessórios elétricos do cj.. mas, sobre marinização mesmo não obtive resposta, e sim do Giovani, sobre o nosso ótimo sistema saco-de-lixo-isolator Tabajara, que felizmente funcionou 100% ... se obtiverem resposta, já aproveito

    Marinização de eletrônicos

    [ ]´s marinizados
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #10
    Citação Postado originalmente por Keko - CJ5
    Citação Postado originalmente por Nuvo
    se é o mesmo princípio utilizado nos motores de barcos (que muitas vezes são os mesmos motores automotivos), a chamada maritimização dos motores, procure por empresas que façam isso, a maritimização...

    de repente eles conseguem fazer isso com carrocerias tbém...
    Nuvo, quis dizer "marinização", certo? Já pus um tópico sobre isso, mas meu problema era os acessórios elétricos do cj.. mas, sobre marinização mesmo não obtive resposta, e sim do Giovani, sobre o nosso ótimo sistema saco-de-lixo-isolator Tabajara, que felizmente funcionou 100% ... se obtiverem resposta, já aproveito

    Marinização de eletrônicos

    [ ]´s marinizados


    eu sabia que tinha escrito errado....


  • #11

    Equivoco

    Caros participantes

    A proteção catódica serve para proteger contra corrosão em estruturas metalicas que estão dentro de um eletrólito, ou seja, imersas em um liquído ou enterradas. É o caso dos cascos dos navios, a proteção catódica age na parte submersa. Esta técnica também é utilizada em tubulações metalicas, piers, caldeiras, tanques, etc. Por isso, não pode ser aplicada a lataria dos Jipes, até poderia ser aplicada a parte interna do tanque de combustível, mas isso é inviavel, visto que para trocar o anodo seria necessário cortar o tanque. Ah! Gostaria de comentar que a empresa Sempro, até onde tenho informação, fechou as portas. Espero ter ajudado, maiores dúvidas retornem, ou procurem o site da Associação Brasileira de Corrosão - ABRACO em www.abraco.org.br. Abraços.

  • #12
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Michael , X2 !
    Para o Jpx por exemplo , acho que existem tintas de uso naval muito boas.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade