x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    48
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0

    Deslocando o eixo sobre o feixe




    All:

    Estou querendo deslocar o eixo trazeiro do meu cj para tras, visando diminuir as "empinadas" que ele dá em subidas ingremes.

    Estou usando os feixes da Toy Band e tenho uma dúvida, ou melhor várias:

    -Se eu deslocar o eixo (suponhamos 5cm) p/ tras, isto vai ajudar sensívelmente as "empinadas"? (as duas rodas dianteiras ficam no ar)

    -Para deslocá-lo, estava pensando em fazer um novo furo p/ o espigão(5cm atras do original) no feixe. Isto é viavel? Quais são as contra indicações deste procedimento? (esqueçam se o pneu vai pegar na lata ou não...eu tenho uma serra!)

    -Ao trocar a carroceria de lata de um CJ-5 por uma de fibra, quanto é eliminado de peso?

    Muito obrigado!
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #2
    Feixes mais longos ajudam sensivelmente para dimuniur a tendência de levantar a frente do jipe e também melhora bastante o conforto e curso da suspensão.

    Não é aconselhável fazer um novo furo no feixe, pois o furo velho será uma concentração de stress e a lâmina quebrará naquele ponto. O mais indicado é de:

    1) Encomendar a fabricação de feixes com o furo no local desejado.

    ou

    2) Utilizr feixes mais compridos e extender o chassis conforme necessário.


    Prefira opção 2.......

    Abraços,

  • #3
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    48
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0
    Bill & All;

    Os feixes que estou usando na traseira do meu jipe tem 1300x69,8x7,94mm.
    Alguem conhece algum que seja maior? De qual carro?

    Valeu!
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #4
    Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,395
    Agradecimentos: 0
    Fala Ramiro, blza?

    Lembre-se que ao fazer isso aqueles obstáculos que quase pegavam no fundo do carro irão começar a pegar de verdade e vai ter que aumentar o cardam ou ele vai cair no chão.

    O furo do feixe mas pra traz fará com que seu eixo suba (sua traseira vai ficar um pouco mais baixa) vai perder curso e outros problemas mais, aconselho trocar os feixes de lugar e aumentar o chassi.

    Tenho duas soluções legais:

    Comprar um pára-choque tubular dianteiro e enche de chumbo.

    Chamar um Zequinha bem gordinho pra sentar no pára-choque enquanto vc sobe.



    []’s

  • #5
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    48
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0
    Hahaha

    Meu zequinha já é um pouco acima do peso...mas ele é meio cagaum...
    O jipe dá uma empinadinha de nada (coisa de tirar as rodas da frente 1metro do chão) e ele já sai correndo, mas antes ele se esborracha no parabrisas...
    Talvez eu coloque um cinto de segurança no capô...e p/ ele não fugir eu vou tirar o botão de abrir a fivela...
    Brincadeira...

    E encher o parachoque c/ chumbo tá descartado...aliás estou querendo colocar minha viatura em dieta...tipo tirar o quadro de parabrisas, o porta estepe, etc...
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Grande Ramiro!! Tudo certinho?

    Acho que aquele seu tanque no formato de banco que você tem atrás contribui para essas empinadas, não acha? Quando está subindo, o a gasolina do tanque é jogada para trás e para o "encosto", ajudando as empinadas.

    De qualquer forma, acho a opção de alongar o chassi a melhor saída. Dai você consegue lugar para aquele seu antigo guincho. :P :P

    [s] palpitados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #7
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    48
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0
    Fala Marcelo! Tudo bom?

    Sem dúvida o tanque colabora nas empinadas, mas pelo fato de ser de alumínio e estar quase sempre vazio e ter um monte de "quebra ondas", o conjunto inteiro deve pesar no máx uns 35kg...o que faz dele apenas um coadjuvante...

    Sobre a suspenção traseira estou pensando em duas coisas:
    1) Colocar um feixe que tenha aprox. 1600~1700mm de comprimento, alongar o chassis e continuar usando o sistema convencional(jumelo)
    Ou
    2) Usar um esquema na susp traseira que usa meio feixe de cada
    lado, imagine um feixe enorme cortado bem aonde vai o espigão que segura o eixo. Este local que foi cortado é preso ao chassis e a outra ponta(onde ficaria o jumelo) fica presa no eixo...isso dá um curso bacana, mas ainda não conheço nada deste sistema, então não sei se seria uma boa opção...
    Alguem conhece algo a respeito deste sistema?
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #8

    SEARCH!

    Citação Postado originalmente por ramiro_eli
    2) Usar um esquema na susp traseira que usa meio feixe de cada lado, imagine um feixe enorme cortado bem aonde vai o espigão que segura o eixo. Este local que foi cortado é preso ao chassis e a outra ponta(onde ficaria o jumelo) fica presa no eixo...isso dá um curso bacana, mas ainda não conheço nada deste sistema, então não sei se seria uma boa opção...
    Alguem conhece algo a respeito deste sistema?
    Vá em http://www.pirate4x4.com/forum e faça uma busca por "quarter eliptical".

    Vai te trazer uma porrada de threads sobre essa suspensão, tem info pra caramba.

    EDIT: http://www.jeepaholics.com/tech/quarterellip/. Aqui tem tudo que vc precisa saber.

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Fala Ramiro,

    Eu vi uma foto desse tipo de suspensão aqui no fórum. Se não me engano era sobre a Dakar Off-Road...

    Achei...



    Eles devem ter mais detalhes.
    [s] apontados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade