x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Ajuda com macaco hidráulico tipo garrafa




    Olá amigos;

    Ontem enquanto dava umas mexidas no Thunderbolt resolvi erguer a parte dianteira direita usando o macaco hidráulico que acompanhou o veículo. Tal macaco é do tipo "garrafa" e possui capacidade de levantar até 2 toneladas. Ele é bastante parecido com este que é vendido no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-c-maleta-_JM

    Ocorre que após terminada a inspeção desejei baixar o veículo. Para tanto, girei em sentido anti-horário o "parafuso" regulador de pressão que se encontra na parte frontal do macaco. O Jeep baixou mas ainda assim o macaco ficou meio preso em baixo do eixo. Tentei empurrar a haste para baixo com a mão mas não consegui e, achando que fosse ainda a pressão, girei ainda mais o "parafuso". Acabei por tirá-lo e ainda empurrando a haste para baixo, me surpreendi com um jato de óleo que saiu pelo orifício vindo cair bem na minha camisa (branca, aliás, agora branca com marrom)...

    A partir de então o macaco não mais acumulou pressão, não conseguindo erguer qualquer carga. Tentei completar o óleo pelo orifício mas o fluido simplesmente não desce. E agora...?

    Gostaria ainda de perguntar: quais são os pontos ideais para se erguer um Cj5?


    Desde já muito obrigado, abraços, e até!
    4X4 Brasil
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #2
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Rindo da sua desgraça, tentando imaginar o jato de óleo indo ao encontro de sua camisa branquinha!

    Mas também você deu um mole danado! Nunca pressione qualquer sistema com o orificio apontado para você!
    Mas tem coisa que só "caindo" mesmo para aprender!

    Vamos lá: normalmente os macacos tipo garafa têm um tampão de borracha que se localiza mais ou menos no meio do corpo dele. É só retirar o tampão e colocar óleo por alí. Pode ser óleo de motor ou hidráulico (68). Adicione o óleo com o pistão do macaco recolhido e coloque-o de pé até o óleo vazar.

    Captou?

    Abraços erguidos e sem óleo na camisa (ainda bem que não foi no olho).

  • #3
    É seu chato, você está rindo porque não foi com você... Mas concordo numa coisa: graças a Deus não foi no olho!!!

    Lamento informar que este tal tampão de borracha não existe no macaco que possuo... E agora? Será que devo desmontá-lo em alguma seção para conseguir colocar o óleo? Você viu as fotos do link que coloquei?


    Até.
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #4
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Depois que passa dá pra rir, mas na hora dá vontade de chorar.

    Vi a foto sim. Se não tem o bocal, tente pela válvula que tiraste.

    Nessas oficinas que consertam macacos eles podem te responder com certeza.

  • #5

    Ajuda com macaco hidráulico tipo garrafa

    Citação Postado originalmente por carlos augusto veggi
    Depois que passa dá pra rir, mas na hora dá vontade de chorar.

    Vi a foto sim. Se não tem o bocal, tente pela válvula que tiraste.

    Nessas oficinas que consertam macacos eles podem te responder com certeza.
    Comandante,

    TEM que ter como colocar o óleo sim! No corpo deve ter um bujão de borracha/plástico ou um parafuso. Você pode colocar o óleo tb abrindo a porca grande perto do êmbolo. O óleo deve ficar no nível próximo da alavanca de acionamento (êmbolo recolhido). Com o macaco na posição vertical, abra uma volta do parafuso (por onde saiu o esguicho) e dê umas bombadas com a alavanca. O macaco não vai subir, é apenas para tirar o ar do sistema. Feche o parafuso e tente novamente. O macaco subiu? Muito bem, abra o parafuso e faça pressão para fechar o macaco. Deve guardar o dito sempre em pé. Esses macacos "Xineses" não são confiáveis, esqueçam as 2t... o fato é que ele já deu sinais de superação. Não esqueça a segurança: calce as rodas. Não fique sob um carro que esteja sobre um macaco. Use cavaletes ou calços de madeira como apoio. Não deixe ferramentas sob as rodas porque podem ser projetadas violentamente, etc. Pontos de colocação do macaco? Depende de como você quer levantar o jeep. Se for uma roda coloque o macaco em baixo da sapata que prende a mola ao eixo (evite o pino de centro da mola). Você tem manual do proprietário? No ML tem um monte dessas coisas em CD e manuais do mecânico Willys.
    Camisa branca suja igual a qualquer outra cor, só que é mais fácil de lavar. Lave da seguinte maneira: Sem molhar o tecido, faça uma pasta de sabão comum em volta da mancha de óleo/graxa dos dois lados do tecido. Deixe alguns minutos e lave naturalmente à mão. Depois jogue na máquina. Nunca deixe passar a ferro uma peça de roupa com mancha de óleo... é carimbo indelével ! Pasta para remover graxa das mãos (não é daquela com areia, viu?) também serve para remover manchas de tecidos, use do mesmo jeito acima.
    Eu compro os macacos em ferro-velho (umas 5 L$ cada). A maioria só precisa colocar óleo, ou faço do jeito que descrevi acima. Lixo, pinto com spray, coloco uma alavanca de cano (eventualmente, troco as buchas e retentores) e ofereço aos amigos. Macaco de um-e-noventa-e-nove, não dá certo! Meus amigos são mais valiosos que isso. Você pode usar a maleta como lancheira (por R$ 38?!...)

  • #6
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Tô precisando é da lancheira. Tenho o macaco original do engesa novinho ainda!

  • #7
    Maravilha Antônio, muito obrigado pela sua atenção!

    Vou seguir suas instruções para o macaco torcendo para que funcione. Caso contrário retornarei aqui... Também farei a técnica para limpar a camisa...

    Grande abraço, até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #8

    Ajuda com macaco hidráulico tipo garrafa

    Citação Postado originalmente por cmte_carvalho
    Maravilha Antônio, muito obrigado pela sua atenção!

    Vou seguir suas instruções para o macaco torcendo para que funcione. Caso contrário retornarei aqui... Também farei a técnica para limpar a camisa...

    Grande abraço, até!
    Carvalho, conte sempre com a colaboração dos jipeiros. Esta é realmente uma fraternidade universal. Não parece haver, no mundo, uma comunidade tão despretensiosa quanto a nossa. Veja só, ninguém inveja o jipe do outro. Admira-o, apenas. Quem já fez algo que deu certo (ou errado) não deixa de repassar para os outros, sejam conhecidos ou não. É por isso que é verdadeira a máxima: "QUEM TEM UM JIPE FAZ AMIGOS".
    Em que outro carro você guarda um baraço de corda, uma fita, uma caixa de ferramentas e algumas peças de reposição? E você carrega isso tudo sem estar pensando em você (todos os carros quebram, não é?). Você faz isso pensando que um dia alguém vai precisar. Eu tenho observado que, se alguém está empurrando um carro, o primeiro cara a parar para prestar ajuda é certamente um jipeiro. É isso que faz de nós pessoas especiais. Também você pode ter qualquer carro: de Ferrari a fusca (sem menosprezo, apenas por ordem alfabética)... todos são carros. Só jipe é jipe!

  • #9
    Usuário Avatar de Antonio Lago
    Entrada
    05/06/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Idade
    39
    Posts
    63
    Agradecimentos: 0

    Oficina Hidraulica

    Carvalho,

    Leva esse macaco em uma oficina hidraulica. O meu tambem vazou tudu o oleo num levantava nada mesmo !! Levei em uma oficina aki, e o caraconsertou ele pintoui dinovo e ainda fez uma alavanca pra levanta ele a outra ponta da alavanca encaixa certi no parafuso pra descer o macaco! o bichim ta melhor que nunca , e não ficou caro não !! paguei só 10 latinhas !!!

    Ps: o meu macaco era igual o seu tipo garrafa 2T

    Abraços !

  • #10
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Pessoal:
    Aproveitando o topico, pergunto aos mais experts em macacos quais sao os cuidados que deve se ter com o macaco tipo garrafa para assegurar vida longa?

    - Por exemplo, GUARDAR SEMPRE EM PÉ é uma delas, porem:

    - Tenho duvida se o parafuso regulador da pressao deve sempre permanecer fechado quando guardado. Só se deve abrir o prafuso na hora de baixar o macaco? Eu tenho deixado sempre fechado o tal parafuso, mas vai saber se é o certo...

    sds
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #11
    xiii entao to lascado , meu macaco so fica deitado quardado no carro heuheue nunca tive problema com ele n , ja foi reformado uma vez , ta zero .

  • #12

    Ajuda com macaco hidráulico tipo garrafa

    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Pessoal:

    - Por exemplo, GUARDAR SEMPRE EM PÉ é uma delas, porem:

    - Tenho duvida se o parafuso regulador da pressao deve sempre permanecer fechado quando guardado. Só se deve abrir o prafuso na hora de baixar o macaco? Eu tenho deixado sempre fechado o tal parafuso, mas vai saber se é o certo...

    sds
    andre
    Sempre "em pé" e parafuso fechado! Vale lembrar que, se não houver vazamento do óleo e um macaco que estava guardado "deitado" não levantar, geralmente, basta deixá-lo "em pé" por uns minutos e acionar a alavanca repetidamente com o parafuso aberto. Daí fechar o parafuso e tentar novamente.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade