x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1
    Usuário Avatar de vasques
    Entrada
    25/08/2006
    Idade
    62
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0

    Qual motor a Diesel faz menos fumaça




    Gostaria de saber, se é regra aquela fumaça do escapamento dos carros a diesel. Alguns até em marcha lenta, outros somente em velocidades maiores. Ocorre que quase nenhum carro a gasolina ou álcool não gostam deficar atrás dos carros a diesel. O motor eletrônico, sem bomba injetora, será que polue menos ?

  • #2
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Motor que gera menos fumaça é motor bom, bem regulado e com bomba injetora em ótimo estado!

  • #3
    Citação Postado originalmente por vasques
    " ... Gostaria de saber, se é regra aquela fumaça do escapamento dos carros a diesel ... "
    " ... O motor eletrônico, sem bomba injetora, será que polue menos? ..."
    Pelo que me lembro das aulas de Química, a combustão do Diesel (asim como a dos demais combustíveis fósseis) é um processo incompleto, ou seja gera resíduos - fumaça (fuligem) - gases, enxofre, entre outros.

    Um dos agravantes deste "problema" é o fato das moléculas do óleo Diesel apresentarem uma configuração de cadeia carbônica bastante extensa (18 a 20 carbonos se não me engano), portanto a "produção" de fumaça residual é algo inerente ao processo de combustão e não especificamente a um tipo de motor Diesel em particular.

    Obviamente que a regulagem da bomba e dos bicos injetores influenciam diretamente a emissão de fumaça, contudo a resposta acima considera equipamentos devidamente regulados.

    Portanto, a fumaça (fuligem) em maior ou menor grau de emissão SEMPRE estará presente na combustão de motores ciclo Diesel.

  • #4
    Sim, motores eletrônicos poluem menos por dois motivos; primeiramente porque "fracionam" (pulverizam) as moléculas do Diesel tornando a sua combustão mais completa, em segundo lugar porque injetam a dose correta de combustível a ser utilizado em cada situação.

  • #5
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Olha, eu li pesquisa que dizia que motor alcoolizado poluia menos. Tempos depois vi duas pesquisas, uma dizia que o diesel polui menos, outra diz que o carro a gasolina polui menos.... vai saber. Isso a título de gases do escapamento apenas.
    Sem englobar a poluição para a produção desses combustíveis.
    Por falar nisso, nem a cana escapa, por causa da queimada que se faz antes da colheita.

    Para mim, motor que polui menos é motor bem regulado, onde a queima está próxima do perfeito e não sobrar nada no escapamento de coisa não queimada...

    No caso do diesel, com injeção eletrônica, seria o estado da arte, dizendo adeus a velha e boa bomba injetora mecânica. Ainda mais o bio-diesel....

    Eu já vi S10 fumando preto, como também S-10 sem nada no escape. O mesmo vale para ranger, f1000,... Tudo é questão de boa manutenção e respeitar o projeto original...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    não se deixe enganar pelas impressões.

    no Brasil, até há bem pouco tempo, não havia motor a diesel veicular. eram todos agrícolas adaptados para nossas famosas f1000 e d20.

    naquele tampo não havia muita especificação de poluição.

    hoje os motores a diesel saem modernos. voce pode ver uma hilux, pajero, s10 e l200 funcionando que não verá nenhuma fumaça no escapamento.

    hoje, os motores a diesel são obrigados a atender padrões internacionais de poluição, isso em razão de tratados dos quais o Brasil faz parte.

    assim, salvo os dinossauros que ainda rodam por aí e motores mal regulados ou desgastados, motores a diesel poluem tanto quanto outro motor a gasolina.

    não se pode, é claro, comparar com o álcool, que é outra forma de combustível e muito menos poluente.

    para comparar com o álcool, só o biodiesel. vamos ver como ficará.

    abraços.

  • #7
    Citação Postado originalmente por haundrich
    "... motor que polui menos é motor bem regulado, onde a queima está próxima do perfeito e não sobrar nada no escapamento de coisa não queimada..."
    Não há tecnologia no mundo que possibilite uma queima TOTAL do combustível utilizado, ou seja livre de resíduos, o mais próximo que pode se chegar do aproveutamento máximo em motores ciclo Diesel está sendo disponibilizado no momento que é o Common-Rail com gerenciamento eletrônico.

    Contudo, mesmo assim o aproveitamento do combustível é irrisório.

    Quando estudava engenharia química lembro que fizemos comparativos percentuais do aproveitamento energético disponibilizado por cada tipo de combustível, não me lembro dos resultados mas eram assustadores, um motor a gasolina bem regulado (salvo engano) acho que não aproveitava nem 50% da gasolina "queimada"!!!

  • #8
    Usuário Avatar de Felipe Nogueira Torrano
    Entrada
    11/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    441
    Agradecimentos: 0

    Tanto faz

    Fala Galera,

    Pelo que eu sei nos motores atuais todos poluem o "mesmo tanto", mesmo porque como disse o Rogério, todos devem obedecer ao EURO III... (padrão mais rigoroso de emissão de poluentes atualmente). Obviamente isso para motores regulados e não mexidos!

    O que acontece é que os tipos de poluentes produzidos são diferentes para cada tipo de combustível!
    O Diesel, pelo seu peso molecular, produz mais fuligem como disse o Dieselboy! Mas o grande "vilão" do Diesel são os compostos com enxofre: SO2 e SO3! Pelo seu modo de produção este combustível tem alto teor destas impurezas!
    Já o alcool e a gasolina tem como vilões o CO e CO2, e os compostos nitrogenados NO e NO2 (estes principalmente, ou somente não me lembro, a gasolina)
    O alcool é dito mais limpo pois a cana ajuda a reciclar o ar (CO2 para O2) enquanto é planta! (????) Mesmo que recicle nos locais de prdução e polua nos grandes centros principalmente... mas recicla!!

    Desculpa a viagem!!

    []'s
    DE VOLTA! - CJ-5 1966 Original de tudo - JUVENAL o Jipe

  • #9
    O motor que menos polui é o Motor desligado. He He He He.

    Até os elétricos produzem subprodutos, como é o caso do Ozônio, gerado nos contatos do motor, e todo subproduto em excesso causa poluição.

  • #10
    A minha RAM tem um motor que provavelmente atende com folga as leis de poluição mais severas no mundo e realmente parece zero de fumaça no uso normal, mas se acelerar é uma cortina de fumaça.
    Acho que parte tem a ver com a qualidade do diesel.

  • #11
    Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    57
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    O motor que polui menos é o bem regulado(bicos, bomba), ajustado(filtros de ar e combustível) e sem folgas entre as peças móveis. Obviamente que os "eletrônicos" são beeeem menos poluentes que um Perkins, Maxxion, MWM.... e como citou o Rogerio, qto mais moderno, menos poluição. []'s

  • #12
    Usuário Avatar de joels
    Entrada
    17/04/2006
    Idade
    71
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0

    biodiesel

    O biodiesel usado no Brasil não pode ser comparado ao álcool, em termos de limpeza ambiental, pois apenas 2 % é de origem vegetal. Em alguns anos terá 5% de origem vegetal. O resto é o velho diesel de petróleo. Vejam abaixo a lei de 2005. Não sei qual pode ser sua contribuição para diminuir a fuligem das emissões dos motores diesel.

    Art. 2o Fica introduzido o biodiesel na matriz energética brasileira, sendo fixado em 5% (cinco por cento), em volume, o percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final, em qualquer parte do território nacional.
    § 1o O prazo para aplicação do disposto no caput deste artigo é de 8 (oito) anos após a publicação desta Lei, sendo de 3 (três) anos o período, após essa publicação, para se utilizar um percentual mínimo obrigatório intermediário de 2% (dois por cento), em volume.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade