x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7

Respiro no distribuidor

PessoALL

Meu CJ está com motor GM-151 (Opala 4 cil.) e ando com a tampa do distribuidor vedada com silicone. Para assegurar mais ainda, envolvo o mesmo com sacola plástica. Dessa forma, não tenho tido problemas com água entrando no mesmo, PORÉM em certas ocasiões tem ocorrido condensação dentro dele (popular suor ). Já tive uma tampa com respiro, mas ela apresentou problemas e coloquei uma nova. Como semana que vem farei uma trilha essencialmente dentro de rios, quero colocar o respiro no distribuidor novamente.
    A dúvida é: ligo a mangueira em alguma entrada do carburador, p/ aspirar o ar dentro da tampa do distribuidor ou simplesmente coloco a mangueira ?
    Qualquer uma das 2 opções eu posso fazer fácil, fácil: meu carbura é um 3E e o que não falta nele são entradas de aspiração. Tenho também a possibilidade de ligar a mangueira no respiro do diferencial dianteiro (a conexão já está até pronta). Minha dúvida é qual dos 2 métodos é mais eficiente ... Já li que se ligar no carbura, ele acabará puxando a água p/ dentro do distribuidor. E que se não ligar no carbura, deixando somente a mangueira, não será suficiente p/ que a condensação saia ... Alguma indicação ou conselho ? Opiniões ?
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Respiro no distribuidor

Esse seu motor permite a adaptação de um prolongador do eixo do distribuidor, isso fará com que que o mesmo fique próximo da altura das velas. Tente a ignição eletrônica também. Quanto à condensação, é normal... você não vai conseguir vedar completamente o sistema. O ar estará sempre com uma certa humidade relativa. Não ligue o vácuo no carburador nem no "respiro" diferencial (esse existe exatamente para aliviar a pressão causada pelo aquecimento do óleo). Se você realmente vai usar o seu jeep de modo que fique totalmente submerso, use o sistema militar de vedação (distribuidor, cabos, velas e snorkels). Se for apenas para evitar que a "ventoinha" jogue água no distribuidor, simplesmente elimine a mecânica e coloque uma elétrica no radiador. Aí qualquer capinha de plástico vai funcionar. Mas o distribuidor não deve ficar totalmente estanque o tempo todo. Toda a faísca elétrica gera ozônio que deve ser liberado na atmosfera. A água entra e deve sair por gravidade, para isso há uns orifícios na parte inferior dos distribuidores... Toda a tentativa para vedar o distribuidor vai exacerbar os efeitos da condensação que sempre existirá. Ah!... a "panela-de-pressão" gaúcha funciona, mas também não veda 100%, ela apenas deflete os respingos de água... é por isso que é eficiente (e feia de doer).

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    ANTONIO LUIS ALEXANDRINO, vamos lá, vou comentar sua resposta:

Esse seu motor permite a adaptação de um prolongador do eixo do distribuidor, isso fará com que que o mesmo fique próximo da altura das velas
    Uau, essa é nova p/ mim ? Que peça é essa ? Original GM ? Onde poderia encontrar isso ? Ou seja, tem mais detalhes a respeito ?

Se você realmente vai usar o seu jeep de modo que fique totalmente submerso, use o sistema militar de vedação (distribuidor, cabos, velas e snorkels)
    Outra novidade p/ mim: tem um kit militar p/ este motor ? Se puder passar mais detalhes também ....

Tente a ignição eletrônica também
    Se for apenas para evitar que a "ventoinha" jogue água no distribuidor, simplesmente elimine a mecânica e coloque uma elétrica no radiador. Aí qualquer capinha de plástico vai funcionar.
    Já tenho ambas: ignição eletrônica original do motor (é um GM-151 "moderno", 1990 e não tenho mais a ventoinha mecânica, apenas a elétrica, controlada por uma chave de 3 posições no painel: ligado direto, desligado e ligado pelo cebolão do radiador.

A água entra e deve sair por gravidade, para isso há uns orifícios na parte inferior dos distribuidores...
    Sim, já vi esses orifícios, achei que fossem p/ isso mesmo (escoamento de água). Não os fechei com silicone, mas a capa plástica que coloco abraça todo o distribuidor, inclusive a parte debaixo.

a "panela-de-pressão" gaúcha funciona, mas também não veda 100%, ela apenas deflete os respingos de água... é por isso que é eficiente (e feia de doer)
    Feia e nada prática. Teve um tempo que até pensei em instalar uma dessas, mas recobrei o juízo e desisti da idéia.

Mas o distribuidor não deve ficar totalmente estanque o tempo todo. Toda a faísca elétrica gera ozônio que deve ser liberado na atmosfera.
    Huuuummm, será que é por isso que mesmo com o distribuidor seco, rodando na estrada, notei o aparecimento de zinabre nos contatos internos do distribuidor ? Apesar que quando aconteceu isso, o distribuidor não estava vedado com silicone nem com capa plástica. Mas antes da viagem, eu tirei a tampa e enxuguei a condensação que ocorreu na trilha e raspei o zinabre dos contatos. Daí fiz a viagem de volta (130 KM) e essa semana tirei a tampa e lá estava zinabre de novo ....

Não ligue o vácuo no carburador
    Por último: poderia me explicar o motivo ?
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Respiro no distribuidor

Citação Postado originalmente por fpandur

Uau, essa é nova p/ mim ? Que peça é essa ? Original GM ? Onde poderia encontrar isso ? Ou seja, tem mais detalhes a respeito ?

A peça não é original... é adaptada e muitos têm colocado no opala 6. Na verdade trata-se de um eixo mais logo com um tubo "casing" externo, como a saída no bloco é quase na vertical, funciona. Posso perguntar a quem já instalou no 6, mas talvez você tenha de adaptar para o 4, não sei se o eixo é o mesmo. Mas dá para fazer.

Outra novidade p/ mim: tem um kit militar p/ este motor ? Se puder passar mais detalhes também ....

Desculpe, estava citando um sistema militar antigo (usado nos Willys/Ford na WWII e na Coréia e tb nos seus primos anfíbios) para vedação. Foi adaptado num motor de Opel 1.9/4 cil. colocado num Land de 51. Claro que, enquanto nos GoDevil, havia uns terminais roscados nos cabos das velas (lembra que elas ficam em cima do cabeçote ?) no Opala 4 as velas saem da lateral do cabeçote com boa inclinação para escoamento. Portanto, bastam os terminais de silicone que é hidro-repelente... é só uma sugestão. Posso até procurar literatura a respeito, mas faz tanto tempo que vi isso que tenho de vasculhar umas centenas (milhares ?) de revistas e publicações. Não posso prometer para já.

Já tenho ambas: ignição eletrônica original do motor (é um GM-151 "moderno", 1990 e não tenho mais a ventoinha mecânica, apenas a elétrica, controlada por uma chave de 3 posições no painel: ligado direto, desligado e ligado pelo cebolão do radiador.

Aí... tá fácil!

Sim, já vi esses orifícios, achei que fossem p/ isso mesmo (escoamento de água). Não os fechei com silicone, mas a capa plástica que coloco abraça todo o distribuidor, inclusive a parte debaixo.

Feia e nada prática. Teve um tempo que até pensei em instalar uma dessas, mas recobrei o juízo e desisti da idéia.

Huuuummm, será que é por isso que mesmo com o distribuidor seco, rodando na estrada, notei o aparecimento de zinabre nos contatos internos do distribuidor ? Apesar que quando aconteceu isso, o distribuidor não estava vedado com silicone nem com capa plástica. Mas antes da viagem, eu tirei a tampa e enxuguei a condensação que ocorreu na trilha e raspei o zinabre dos contatos. Daí fiz a viagem de volta (130 KM) e essa semana tirei a tampa e lá estava zinabre de novo ....

Zinabre na eletrônica... também é novo pra mim. Você sabe dizer que tipo de ignição você está usando? Sistema Delco-Remy, ou Lucas, ou sistema de descarga do capacitor, ou outro (?), Procure descobrir se o condensador não está dando passagem ou defeito em algum dos transistors (só que ele estará embutido no módulo que pode ser inviolável). A bobina é adequada ao sistema? Mas isto, é especulativo, o ideal seria vc levar o seu sistema a uma oficina especializada e colocar no analisador.

Não acho boa idéia deixar aspirar água no sistema de alimentação além do que a depressão criada dentro do istribuidor facilitará a entrada da água (umidade), só isso?
    4X4 Brasil

Respiro no distribuidor

Já respondi, mas queria corrigir o que segue:

Citação:
    Não ligue o vácuo no carburador

Desculpe, eu queria dizer não ligue no vácuo do carburador... porque não acho boa idéia aspirar água para o sistema de alimentação, além do que, a depressão causada vai facilitar a entrada de umidade.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    ANTONIO LUIS ALEXANDRINO, a bobina é adequada para o sistema. O distribuidor é Bosch e o módulo de controle é completamente selado. Todo o sistema é original para este motor.

Se possível, gostaria de mais detalhes do kit prolongador do distribuidor e do kit militar, que citou em mensagem anterior.

Abraços

Respiro no distribuidor

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO, a bobina é adequada para o sistema. O distribuidor é Bosch e o módulo de controle é completamente selado. Todo o sistema é original para este motor.

Muito bem, apenas passe numa oficina especializada para testar o seu sistema, ok?

Se possível, gostaria de mais detalhes do kit prolongador do distribuidor e do kit militar, que citou em mensagem anterior.

Abraços
    Aí vão umas fotos do prolongador. Não foi comprado e sim encomendado a uma tornearia. Consiste no seguinte: você pega o seu distribuidor e desmonta o eixo. Mede o diâmetro do furo no bloco onde encaixa o distribuidor e encomenda no torneiro um tubo inox parede grossa (pode ser ferro ou alumínio, mas não vale a diferença) que encaixe perfeitamente no furo do bloco. O comprimento você simplesmemte determina pela altura que você quer o distribuidor. Um pouco acima da base desse tubo, você manda soldar uma arruela de uns 3 mm de espessura para que possa prender o conjunto ao bloco com a forquilha (abraçadeira). O topo do tubo deve encaixar perfeitamente no distribuidor (bem justo, não se preocupe que quando desmontar o distribuidor, você perceberá o que tem de fazer) o eixo você manda cortar e acrescentar um setor intermediário (xanfrado, soldado e torneado)
    4X4 Brasil

Respiro no distribuidor

Citação Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
    Aí vão umas fotos do prolongador. Não foi comprado e sim encomendado a uma tornearia. Consiste no seguinte: você pega o seu distribuidor e desmonta o eixo. Mede o diâmetro do furo no bloco onde encaixa o distribuidor e encomenda no torneiro um tubo inox parede grossa (pode ser ferro ou alumínio, mas não vale a diferença) que encaixe perfeitamente no furo do bloco. O comprimento você simplesmemte determina pela altura que você quer o distribuidor. Um pouco acima da base desse tubo, você manda soldar uma arruela de uns 3 mm de espessura para que possa prender o conjunto ao bloco com a forquilha (abraçadeira). O topo do tubo deve encaixar perfeitamente no distribuidor (bem justo, não se preocupe que quando desmontar o distribuidor, você perceberá o que tem de fazer) o eixo você manda cortar e acrescentar um setor intermediário (xanfrado, soldado e torneado)
    Mais duas fotos. Quando mandar soldar o setor intermediário do eixo do distribuidor (prolongador) recomende ao torneiro que deve manter o mesmo alinhamento (uma pequena torção não fará diferença, porque você coloca no ponto depois).

O "kit" militar à prova d'água, vou ficar devendo por enquanto porque preciso de tempo agora para pesquisar nas minhas revistas e fichas, não sou organizado.
    Valeu?
    4X4 Brasil

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Valeu e muito Alexandrino !! Muitíssimo obrigado mesmo pelas dicas e detalhes !

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem