bom, a vida é dura, todos têm q trabalhar e eu venho espizinhar vcs com uma pergunta q pode ser respondida de maneira mal-educada em 3 seg...enfim, espero q demorem mais q isso

pretendo comprar uma viatura (putz...) pra passeio e trilhas leves e médias aqui em GO. como é meu 1º carro do tipo e tenho um perfil de seguro terrível (23 anos...pago extra por todos os playboys da minha geração...) queria a ajuda de vcs para decidir sobre boas opções.
até o momento já pré-selecionei as seguintes opções (em ordem de preço de seguro, infelizmente...):
Kia Sportage 1999 5p Auto Gasolina
Suzuki Vitara 1997/8 3p Gasolina
Land Rover Discovery 3.9 8v ES 1998 Auto Gasolina
Cherokee Sport/Rubicon (ABS) 1998 Auto Gasolina
Desses, já dirigi um Discovery e um Cherokee e ambos tiveram um desempenho mto bom, mas o consumo da Discovery e o preço do seguro da Cherokee (2x o da Discovery, 4x o do Sportage) me surpreenderam negativamente.
Aqueles que já tiveram contato com esses brinquedos caros poderia me passar suas impressões, comparações, birras, paixões etc? Da mesma forma, teriam alguma outra opção q eu poderia considerar?
E, por fim, qto à manutenção, algum deles gosta de visitar excessivamente o mecânico ou é do tipo q tem q esperar 30 dias pra peça chegar do Paraguai, mais 15 pra instalar etc?
Desculpa pela quantidade de perguntas e por não adicionar em nada ao fórum, mas pretendo fazer um test-drive em cada um deles na minha próxima visita a SP e gostaria de chegar focado em uns 2 modelos pra facilitar a maratona.
abs