Galera

Tempos atrás eu havia recebido uma FourWheeller, cuja reportagem era de uma Silverado vermelha 2000, suspensão modificada (tudo 4 link).

O que me chamou atenção realmente foi o seu sistema de direção.

A caixa da DH e o braço pitman estão na posição normal. Porém, uma barra sai do pitman e vai por baixo do carro até o meio do chassis (onde está fixada toda a base da suspa) e esta encontra, digamos, outra "pitman" (uma pseudo pitman, digamos) . Dai sai outra barra, agora sim, que vai "linkar" com o bracinho do munhao, em 90 graus em relação ao pino mestre.
Em resumo, a barra de direção do pitman se divide em dois, vai para o meio do chassis e volta ao munhão.

A vantagem, logo de cara, acredito ser a eliminação quase total do efeito "bumpster", aquele efeito do movimento da suspensão afetando o volante da direção e consequente dirigibilidade.

Pergunto: Esse sistema existe em carro fabricado em série?
Existe risco de ser usado para altas velocidades?

Fui dormir agora