x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 16 de 16
  • #13
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36



    Citação Postado originalmente por sbromulo Ver Post
    Ok vc explicou a questão da água, mas e a sujeira sólida?
    Ué, o filtro não está ali para isso? Não entendi tua indagação.
    A questão agora é saber se essa emulsão de diesel e água (pois quando tu adicionas um tensoativo é o que acontece) não acaba por acarretar problema mais pra frente. Sem muito pensar, me parece que se tu queimas um diesel com água, mesmo que emulsionada, tu vais ter uma diminuição do poder calorifico do combustível.
    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #14
    Usuário
    Entrada
    18/12/2019
    Local
    barra do bugres/MT
    Idade
    40
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Acredito que você esteja correto em partes, eu penso que o aditivo não esconde a água, ele modifica as moléculas para que o motor queime o combustível "sem a presença da água". É como se fosse um novo componente químico que pode queimar junto sem maiores problemas. Se fosse algo ruim para o motor alguém já teria reclamado. O próprio Actioil é fabricado pela FPT, divisão de motores da Fiat, e a Fiat tem amplo conhecimento na área de motores diesel.

    Quando perguntei dos sólidos, a purga não é só para água, e sim também para partículas sólidas. Parte dos sólidos ficam retidos no elemento filtrante, ok, mas uma outra parte fica no fundo, junto com a água (caso essa também exista). E no meu caso só tinha algumas poucas partículas bem pequenas, inclusive podem já estar presentes na vasilha que usei para verificar o diesel coletado.

  • #15
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Desculpe amigo, mas não é isso que acontece. A questão de ser ou não ruim para o motor depende da porcentagem. Uma quantidade pequena não há de fazer um estrago no motor de forma abrupta.
    Encontrei um artigo de dissertação justamente sobre o uso de tensoativos em óleo diesel, para que se pudesse deliberadamente colocar certa proporção de aguá, com o intuito de buscar uma menor nível de emissões. Ainda não acabei de lê-lo, mas assim que o fizer venho aqui para explanar sobre os resultados. Mas antecipadamente posso te adiantar que se confirma o que eu havia imaginado, menor poder calorífico.
    Certa vez cheguei a ponderar o uso do Actoil, mas acabei não o fazendo, pois o produto me pareceu "milagreiro" demais. Me decidi por quando for necessário, colocar somente um bactericida, caso fosse deixar a viatura parada por um tempo maior que 30 dias. Coisa que ainda não aconteceu, ela é de uso diário, média de 70 km/dia nos últimos 5 anos e meio.
    Espero que ao contrário de outros colegas do fórum tu percebas que só estou buscando um embasamento mais técnico pra confirmar a minha tomada de decisão e vindo aqui dividi-los com os colegas. Quer acreditar, acredite, não quer, beleza pura!
    Já fui atrás da FISPQ do Actoil e vou procurar qual a função de cada uma das substâncias listadas ali.
    Quanto a Actoil ser uma marca respeitada, com pedigree, isso realmente não me sensibiliza em nada. Não sou e nunca fui fã de marcas, seja lá do que for.

    Sds.

    E isso tudo só "nasceu" pois eu fico com a pulga atrás da orelha por nunca ter coletado uma gota sequer de água no diesel purgado do meu filtro e sempre límpido. Olha que até coloquei um torneirinha presa na caixa de roda dianteira com uma mangueira acoplada ao filtro pra facilitar a purga.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #16
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Finda a leitura do artigo, que pode ser baixado em: Repositorio da Producao Cientifica e Intelectual da Unicamp: Utilizacao de emulsoes de agua em oleo Diesel combustivel para reducao das emissoes de poluentes em motores de combustao interna ciclo Diesel , pude aprender mais uma punhado de coisas. O artigo, apesar de já ter um certo tempo, é de 2009, ainda é válido. O diesel mais "avançado" daquele ano era o S-50. O motor utilizado nos ensaios tem toda a pinta de ser um International NGD 3.0.
    O objetivo do trabalho era avaliar a redução da emissão de poluentes utilizando diesel com 22% de água em massa. Para tornar a mistura possível utilizou-se um surfactante, que nada mais é que uma substância que torna a água miscível ao diesel, formando uma macro emulsão.
    Algo que era esperado e que de fato ocorreu foi a perda de torque/potência com o uso das emulsões, pela diminuição do poder calorífico delas. Um ponto que tinha como preocupante era a questão da presença da água interagindo com as superfícies dos mecanismos, mas vendo como as moléculas de água acabam sendo encapsuladas pelo diesel essa preocupação aparentemente não se justifica, segue um trecho do artigo:"...o risco de comprometer a durabilidade do motor é baixo, pois a emulsão mantém as gotículas de água dispersas, sem contato direto da água com os componentes internos do motor."
    Um ponto muito interessante é ver que as emulsões tinham uma lubricidade maior que o combustível original. Veja que nesse caso foi adicionado o surfactante e água ao diesel (surfactante livre de enxofre), e mesmo assim houve aumento da propriedade. De certa forma corrobora com outros artigos sobre lubricidade que já li, que mostram que a lubricidade não é função única e exclusiva ligada a quantidade de enxofre.

    Quanto as substâncias presentes no Actoil 550 (https://www.actioil.com/userfiles/pd..._-_LU_-_PT.pdf ) pude observar que existem quatro substância ligadas ao controle de organismos vivos, um surfactante para emulsionar a água e duas substância para aumentar o número de cetanos. A grosso modo, a possível perda de poder calorífico que venha a acontecer pela presença de água, pode ser compensada pelo incremento do número de cetanos., ou não....rsrs

    Então é isso!
    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Filtro separador e filtro de combustível actyon sports 08. Qual a diferença?
      Por paula_graciano no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/04/2017, 22:39
    2. Conversão do filtro de ar a óleo, para filtro seco.
      Por Jacimar no fórum Jeep Willys
      Respostas: 13
      Última resposta: 26/01/2014, 06:44
    3. Filtro de combustível MAHLE - KL 425
      Por jrmotta no fórum Troller
      Respostas: 10
      Última resposta: 03/04/2011, 19:10
    4. KIT MAHLE 94 mm
      Por GAIOLA TORK 31X10,5X15 no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 2
      Última resposta: 23/09/2009, 17:17
    5. KIT MAHLE 94 mm
      Por GAIOLA TORK 31X10,5X15 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 30/07/2009, 15:31

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade