x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de brunopadilha
    Entrada
    18/01/2020
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    34
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Question DÚVIDA: Quais os contras de comprar 4x4 usado, brincar por 1 ano e depois revender?




    Fala galera! Primeiro post mas já leio faz tempo como anônimo. Criei vergonha na cara e me cadastrei

    Seguinte, eu moro em SP e não tenho carro porque não preciso de um. Trabalho de casa (presto serviço para empresas gringas), moro perto do metrô, pego uber quando preciso, e pra viajar alugo carro de graça usando o programa de pontos do Itau.

    Já fiz bastante offroad dentro e fora do Brasil usando carro da locadora (Duster, Grand Vitara, Frontier, L200, etc).

    Só que agora tá me batendo uma vontade de ter meu próprio 4x4 para realmente poder me dedicar mais a esse hobbie e, possivelmente, sair algumas vezes por mês para pegar trilha.

    Por isso pensei em comprar um usado em estado razoável, usar só para trilha (no dia a dia realmente não faz sentido pra mim), e depois de um tempo revender - pois estou planejando sair do Brasil em breve.

    Nunca comprei carro, e certamente teria que me educar nesse assunto antes de comprar, mas minha pergunta aqui é especialmente sobre essa questão de comprar um usado e revender depois de 1 ano.

    Tem algum problema em fazer isso? Vou perder muito dinheiro? Alguém já fez?

    Sei que para alguns é super comum trocar de carro, por isso gostaria de aprender com os experientes do forum!


    PS: Caso alguém esteja curioso, no momento estou pensando em comprar um desses até R$40.000: Grand Vitara, Duster, Forester. E na real também vi uma Land Rover Freelander nessa faixa que me fez babar... mas parece ser um carro complicado.
    Não tenho carro, alugo para viajar e fazer trilhas leves! Já aluguei: L200 - Frontier - Grand Vitara - Sportage - Duster - Ecosport - Compass

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,382
    Agradecimentos: 144
    Se não quer perder muito dinheiro e talvez não se incomodar por um ano, acho que seria algo movido a diesel. Mas se for dessas que vc citou, eu iria e Grand Vitara.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #3
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Se voce so projeta apenas um ano de uso, e depois talvez ter de vender rapido , acho que não compensa comprar um veiculo , ainda mais como voce diz não conhece nada sobre manutencao e conservação do veiculo ....Teria de ter alguem com bastante conhecimento para avaliar um veiculo 4x4 para não cair em armadilhas .

    Um veiculo usado pode esconder varios detalhes que pode fazer voce gastar muito para deixar o veiculo em condições, alem de tempo de oficina , e qdo voce estiver pegando gosto pelo brinquedo ja estara em tempo de vender ...e não se recupera o dinheiro gasto em manutenção !
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #4
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Esqueci de comentar , quase todos carros usados tem alguma coisinha para fazer , alem da manutencao basica que fazemos logo que compramos um carro usado ...troca de oleo . fluido de freio . liquido do radiador , troca de correias ...pastilhas , oleo diferencial , oleo cambio , etc ...
    Quando compramos um veiculo sem planos de vender em breve isso e basico para se criar um historico de manutenção ,e evitar quebras .

    lendo no forum 4x4brasil , podera ler varios relatos sobre manutencao do veiculo que tiver intencao de comprar ...
    Mas se resolver comprar eu procuraria um carrinho bem simples ...vitara ...Samurai
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #5
    Usuário Avatar de brunopadilha
    Entrada
    18/01/2020
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    34
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sonhador Ver Post
    Esqueci de comentar , quase todos carros usados tem alguma coisinha para fazer , alem da manutencao basica que fazemos logo que compramos um carro usado ...troca de oleo . fluido de freio . liquido do radiador , troca de correias ...pastilhas , oleo diferencial , oleo cambio , etc ...
    Poxa amigo, não tinha imaginado que teria todos esses gastos! Realmente não tenho nenhuma experiência comprando carro, pensei que era só pagar e sair dirigindo...

    Os comentários até o momento só me incentivam a continuar na mesma situação em que estou - alugando carros 'divertidos' para viajar e no máximo pegar trilhas leves.
    Não tenho carro, alugo para viajar e fazer trilhas leves! Já aluguei: L200 - Frontier - Grand Vitara - Sportage - Duster - Ecosport - Compass

  • #6
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Quando li seu comentario inicial , imaginei que não tinha noção do que a manutenção rotineira de um veiculo , um 4x2 ja tem bastante coisa para se verificar , um 4x4 tem mais itens ainda para se verificar .
    Mas o que mais me chamou a atenção e o pouco tempo que pretende ficar com o veiculo , como disse antes esse dinheiro investido em manutenção e um valor que não retorna , por exemplo voce gasta 30k em um veiculo (+ transferencia , licenciamento ) investe mais uns 2k ou mais para deixar em dia e outras coisas , se quando for vender em um ano conseguir recuperar os 30k voce tem sorte, se precisar vender rapido ai vai ter de abaixar o preço para vender rapido , ou vender para alguma loja que vai jogar o preço la em baixo.
    Mas como disse são possibilidades , as vezes pode dar sorte e pegar um carro excelente a preço baixo ...e na hora de vender conseguir um bom preço ....
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #7
    Usuário Avatar de luizcarlosw
    Entrada
    21/03/2017
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    190
    Agradecimentos: 21
    Bruno, no seu caso não compensa ter carro e pelo jeito não tem filhos então menos ainda rs...
    Só se for fazer 4x4 extremo.

    Carro tem de andar um pouco ao menos uma vez por semana senão a batera descarrega, a gasolina envelhece no tanque, o pneu fica quadrado etc ... mesmo quem faz coleção de carros tem de dar uma volta com cada um deles uma vez por semana ( ou o mecânico precisa fazer por ele ). Se vai realmente ficar muito tempo parado tem de por no cavalete e desconectar o cabo da bateria para não descarrega-la.

    Óleo de motor precisa trocar a cada 6 meses, mesmo que não rode. Se virar o ano com ele tem IPVA e licenciamento fora que com esta mudança de placa na compra terá de pagar a placa também para transferir para seu nome.

    É um carro usado, todo carro com mais de 5 anos pode começar a dar alguma coisinha de manutenção ou não, é meio que sorte, isso pegando de um dono bom, pegando de alguém que não cuida e que geralmente é o principal motivo de um carro estar com "preço bom", com certeza vai lhe dar manutenção ( escapamento enferrujado que dura 5 anos, mal contado em botões de vidro elétrico, quebra de maçanetas, pastilhas de freio, disco, alinhamento se pegar um buraco muito grande nos asfalto, roda amassada etc... ) igual a controle de tv, bateria de laptop, tela de celular, etc ... só que mais caro, nada é eterno e um dia estraga e quanto mais acessórios mais coisas para estragar, por isso falam que fusca é um carro confiável, não dá problema de ar condicionado, vidro elétrico, abs, injeção, aquecedor, etc... mas também não tem rs...

    Compensa comprar um para fazer algo realmente extremo apenas, para encher de água e lama por dentro, sair passear na pinheiros alagada para testar seu snorkel etc... porque 4x4 com preparação extrema não tem para alugar assim ou compra um ou chupa o dedo rs...
    Ou se vai fazer toda semana, 2 vezes por semana, alugar carro direto pode sair o preço de ter um, fora que offroad extremo vai riscar, vai amassar, vai quebrar e a locadora provavelmente não vai cobrir se ver que foi trilha, isso está na apólice das seguradoras ao menos para pessoa física.

    -26_ta_afundando.jpg -img-20160620-wa0069-300x169.jpg


    Agora meu caso por exemplo tenho 2 filhos pequenos, que adoecem, as vezes cai e a escola liga etc... Nem sempre você vai querer esperar um uber ou taxi, mesmo que demore 5 minutinhos.
    As vezes também dá na telha de fazer alguma coisa em qualquer horário e ter um carro a mão é um conforto caro mas que dá um certo grau de liberdade imediata muitas vezes útil, mala cheia de compras e tranqueirada das crianças dentro do carro que o uber não vai deixar ou ter de ouvir reclamação ...
    E outra, moro no interior onde os carros ainda andam nas ruas, em São Paulo eles só fazem fila.

    Existe uma questão cultural e de infra também que o uber mudou, quem tirou carta antes do uber é uma geração que gosta de carro, gosta de sofrer rs... todo o trabalho que um carro dá como dizem "é como ter um filho" e criar uma relação de afeto com esta máquina, há um certo prazer nas dificuldades, muitas vezes é um hobby, é seu meio de distração das suas tarefas do dia a dia, só que tem de custear isso.

    Com uber e as facilidades de locação como faz, carro virou apenas um copo descartável. Para ser sincero acho até melhor assim, esta paixão por carros da geração antiga as vezes beira a loucura, o cara mora num barraco mas tem um Jetta na garagem, só dá a volta no quarteirão porque não tem grana para a gasolina, ok se o satizfaz beleza, quem sou eu para julgar, mas com a grana do jeta dava para ele fazer um tour na Europa e andar de uber ao invés de um tour pelo quarteirão rs...

    Enfim, se não for para offroad mais extremo e sem medo de destruir o bicho e vender em desmanche por pêso depois de um ano rs... ( á o risco, pode tombar em uma trilha ) continua alugando as L200 se divertindo.
    4X4 Brasil
    Tracker/Grand Vitara 2.0 08 - lift 1"

  • #8
    Usuário Avatar de brunopadilha
    Entrada
    18/01/2020
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    34
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela resposta amigo, faz total sentido e me trouxe bastante clareza.

    Realmente agora vejo que não tem motivo para eu comprar um carro. De fato nunca fiz trilha muito pesada e, se um dia quiser fazer, sei que diversos destinos turísticos dentro e fora do Brasil possuem a opção de alugar um jipe pronto para isso.

    É aquela coisa, uma vontade puramente emocional... mas está decidido, os comentários de vocês me convenceram que é melhor continuar alugando conforme necessidade.

    Além de conseguir alugar carro na faixa usando pontos do Itau, eu também tenho condições diferenciadas para alugar carro com a Unidas. Para você ter uma ideia, eu pago R$65 na diária de uma Pickup AT... então para pegar na sexta e devolver na segunda fica menos de R$200. Mesmo que alugasse o mês inteiro ia ficar R$2.000!

    Sanou minha dúvida, agora estou decidido e tranquilo. Obrigado amigos! Espero que outros em situação semelhante possam se beneficiar desse tópico.
    Não tenho carro, alugo para viajar e fazer trilhas leves! Já aluguei: L200 - Frontier - Grand Vitara - Sportage - Duster - Ecosport - Compass

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 2
      Última resposta: 16/10/2013, 02:16
    2. Quais os cuidados ao comprar uma L200/2005?
      Por jmiranda.pe no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 24/06/2009, 20:13
    3. Quais revisões a serem feitas depois de trilhas???
      Por Dudu-JCER no fórum Troller
      Respostas: 8
      Última resposta: 24/06/2009, 12:48
    4. Pneus para F 75: quais e onde comprar ?
      Por Ricardo Bambhoo no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/10/2005, 20:10

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade