x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1

    Duelo entre 4x2 com bloqueio e 4x4 sem bloqueio




    Faz tempo que venho remoendo a seguinte ideia: um 4x2 com bloqueio de diferencial e um 4x4 sem bloqueio de diferencial se equivalem no desempenho off road?
    Dai resolvi fazer esta enquete
    Se possivel, seria bom se comentasem sobre vantagens/desvantagens, custoXbeneficio e etc dos dois sistemasna pratica para se chegar num resultado bom
    Sei que o assunto eh meio estranho mas conto com a cooperaçao de todos

    Abraços e Valeu

  • #2
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Acho que o resultado dependeria do tipo de terreno, velocidade do teste...

    Em tese, todos os dois casos só irão tracionar duas rodas por vez... O 4x4 pode ficar preso em x, sem tração, mas o 4x2 pode ficar numa gangora, em L com as rodas traseiras voando...

    Para o meu uso, sou mais um 4x4 sem tração, já ví muitas caminhonetes com tração positiva, diferencial tipo LSD, etc... em apuros na areia, precisando de uma forcinha para desatolar... na areia os 4x4 vão melhor, mesmo sem bloqueio. A gente pode parar na areia fofa... um 4x2 blocado teria mais dificuldades para sair sem afundar por concertrar a tração só em um lado do peso da viatura....

    Votei 4x4.

    []s

  • #3
    Estes bloqueios de discos das picapes não ajudam muito normalmente. Só em pisos que escorrega como uma lama leve ou grama.
    Mas como falou, depende muito, mas certamente o custo de um 4x2 com bloqueio é menor, mas também acho menos seguro para andar em muitas situações.
    Na realidade poderia ainda colocar uma outra variavel: o guincho.
    Eventualmente pode ir mais longe de 4x2 com guincho que de 4x2 bloqueado ou que 4x4, mas como tudo depende do caso.
    Pode parecer estranho para o pessoal dos 4x4, mas vendo bem guinchos para veiculos 4x2, já que sai mais barato colocar um guincho que trocar o veiculo por um 4x4 que pode não resolver também.

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Insane,

    Sem dúvida 4x4 sem bloqueio. Vai brincar numa erosão sem 4x4 e veja o resultado. Na lama é a mesma coisa, naqueles poços em que você imbica e tem que sair com o jipe empinado, as duas rodas traseiras ficariam patinando, cavando, e sem ajuda das dianteiras. É claro que em algumas situações depende do obstáculo, mas na maioria deles, o bloqueio será menos util que a tração, como disseram.

    E IMHO, sair para fazer trilhas na base do guincho, vai de zequinha que é mais divertido. Acho o guincho indispensável, mas deve ser encarado como um recurso a ser usado caso não seja possível passar sem ele, senão perde a graça.

    [s]
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #5
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Interessante essa questão.Tração 4x4 só é realmente 4x4 quando todas as 4 rodas tem aderencia igual.já o Bl faz com que todas as rodas do eixo tenham tração.Em muitas situações o Bl vai levar vantagem e em outras a 4x4 vai ser melhor.
    Agora guincho é "atestado de incapacidade'

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #6
    Só não entendo pq a comparação de um 4x2-bloqueado e 4x4 sem bloqueio, mas......

    É claro que em algumas situações depende do obstáculo, mas na maioria deles, o bloqueio será menos util que a tração, como disseram.
    Se for um 4x4 bloqueado a alternativa não é verdadeira.
    E IMHO, sair para fazer trilhas na base do guincho, vai de zequinha que é mais divertido.
    IMNHO o zequinha é sempre indispensável.

    Acho o guincho indispensável, mas deve ser encarado como um recurso a ser usado caso não seja possível passar sem ele, senão perde a graça.
    Concordo, mas um bloqueio em um 4x4 diminui considerávelmente a necessidade de uso de guincho. Tenho os 2, mas o guincho só uso em caso extremo.

    []'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #7
    Citação Postado originalmente por leovalle


    Concordo, mas um bloqueio em um 4x4 diminui considerávelmente a necessidade de uso de guincho. Tenho os 2, mas o guincho só uso em caso extremo.

    []'s

    Caso extremo?? Tipo, quando o cardan escapa ou qualquer outra de suas 4.692 gambi quebra???............

  • #8
    Citação Postado originalmente por leo não vale nada
    Concordo, mas um bloqueio em um 4x4 diminui considerávelmente a necessidade de uso de guincho. Tenho os 2, mas o guincho só uso em caso extremo.

    fala a verdade, tu é bração demais para dizer q usa guincho em caso extremo.

    melhor dizendo, só em caso raro sua carniça ta funcionando e mesmo assim só funciona quando o pessoal quer fazer um churrasco
    Deve ser engraçado ver vc na trilha, teu carro passando e o pessoal com os espetos atrás
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #9
    Citação Postado originalmente por billj
    Caso extremo?? Tipo, quando o cardan escapa ou qualquer outra de suas 4.692 gambi quebra???............
    é, mas pelo menos o meu não trabalha pra prefeitura de fumacê e tem motor.

    qual foi mesmo sua colocação na prova de RP?

    melhor dizendo, só em caso raro sua carniça ta funcionando
    Realmente, quando se usa em off-road pesado acontece isso. Já no seu caso que só faz passeio, já que os 2 carros são de boiola, num quebra nunca mesmo

    []'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por leovalle
    É claro que em algumas situações depende do obstáculo, mas na maioria deles, o bloqueio será menos util que a tração, como disseram.
    Se for um 4x4 bloqueado a alternativa não é verdadeira.
    SoLeo,

    Claro... mas a comparação é sobre 4x4 sem bloqueio e 4x2 com bloqueio, certo?!

    Citação Postado originalmente por leovalle
    E IMHO, sair para fazer trilhas na base do guincho, vai de zequinha que é mais divertido.
    IMNHO o zequinha é sempre indispensável.
    Zequinha é ferramenta de trabalho, sem dúvida!!! Eu estava me referindo se o cara ir de 4x2 com guincho, é preferível que vá como zequinha. Além de mais divertido é mais útil.

    [s] traçados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #11
    Não falei em fazer uma trilha inteira no guincho.
    Imagina ter um 4x4 com bloqueio, um 4x4 sem bloqueio, um 4x2 com bloqueio ou mesmo um 4x2 sem bloqueio; basta um unico lugar que não consiga passar e que tenha que usar o guincho que o mesmo já se justifica.
    Um exemplo é quem já tem uma picape 4x2 e vez ou outra tem problema de atolar mesmo que num unico ponto quando vai para seu sitio. Ai faz muito mais sentido um guincho que trocar de carro.
    Já fiz uma venda exatamente assim, para uma F1000 4x2 transformada com cabine dupla, etc.
    Até foi combinado um exemplo na venda já que era aqui pertinho em cotia.
    Fui com o cliente, ele na F1000 4x2 já com um HDW 9000 G instalado e eu com a Cherokee.
    Numa subidinha realmente ficava complicado para a F1000 em 4x2, neste dia até subiu sem o guincho, mas simulamos no guincho, pois quando chover ele vai até precisar. E eu subi sem nenhuma dificuldade em 4x4 e com os pneus MUD, mesmo chovendo bem um bom 4x4 deve subir sem precisar do guincho, mas para ele foi a solução mais barata.

  • #12
    Só pra botá pilha na galera !




    Estava escrito acima da foto !
    "Esta trilha fica na serra da cantareira, em São Paulo, point mais famoso dos trilheiros paulistas"
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Duelo entre 4x2 com bloqueio e 4x4 sem bloqueio-trilha2_195.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade