Às vezes a gente acha que nosso carro tá com iluminação ruim, ou que, quem sabe, poderíamos tirar um pouco mais de proveito dela. Outras vezes pegamos carros emprestados, com farol que ilumina a lua ou o olho do motorista que vem na pista contrária.

Procurei aqui no 4x4Brasil, e não encontrei um tópico mais específico. Então, fiz um pequeno esboço e um descritivo de como se pode regular o farol de nossos valentes, com ferramentas básicas, na garagem de nossas casas. Isto é, desde que se tenha um ambiente fechado, plano, e com recuo suficiente para manobra do veículo. Esta prática vale para faróis assimétricos, isto é, atende a maioria dos nosso veículos, incluindo muitos dos moderninhos. Não sei se serve para sealed-beam (vulgo "siribi"), xenon, etc.
Vamos lá.
1) Meça a altura desde o solo até centro dos faróis do seu jipe (H). Anote. Na lente do farol, há um desenho em V bem aberto, sendo que uma das pernas da letra, fica na horizontal. O vértice do V é o centro do farol (C1 e C2).
2) Meça a distância entre o centro dos faróis (C1 e C2). Anote.
3) Encoste o veículo na parede, e faça uma marcação nela, do que seria a projeção do centro do farol na parede, isto é, se os faróis soltassem uma flechada, onde ficaria o furo na parede. Faça uma marca para cada um dos faróis (C1 e C2).
4) Afaste o veículo da parede, de maneira que a lente do farol fique numa distância certa e conferida de 5m. Quanto maior a distância, melhor. Distância de 10m é ideal.
5) Olhando a marcação feita na parede, a distância entre C1 e C2, deve ser igual à distância entre os centros dos faróis, que já foi apurada no passo 2. E a distância entre C1 e o piso e C2 e o piso, deve ser igual a H, que já foi apurada no passo 1.
5) Acenda os faróis baixos. Tampe um deles com uma lona, ou desligue o soquete de um deles. Olhe a projeção da luz na parede em frente. Verá a marcação de um V bem aberto na parede, idêntico ao desenho que há na lente do farol. Se você afastou o farol da parede 5m, o vértice do V projetado deverá ter descido 5 cm (h1). Se afastou 10m o vértice do V deverá ter descido 10 cm (h1). Ou seja, para cada metro de distânciamento do farol à parede, a distância entre o centro da projeção horizontal do V (flechada) e a projeção do V da luz do farol deve decair 1cm. Se estiver fora, aperte ou solte os parafuzinhos de regulagem do farol (esta parte é com você), até que a projeção esteja coincidindo com a marcação devida.
6) Tampe o outro farol, repita a operação.
Simples!
Além disso, verifique o alinhamento dos fachos, isto é a distância C1 C2, entre os centros dos faróis, deve ser idêncica à distâncioa entre os vértices dos V´s iluminados na parede.
Quanto menos interferência luminosa de outras fontes, melhor Ou seja, o ideal é uma garagem escura. Bom, não sei se me expressei devidamente, mas acreditem, é super simples.
[]´s