x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    11/05/2017
    Local
    SP/SP
    Posts
    27
    Agradecimento: 1

    Desligar ou deixar ligado em períodos curtos




    Bom dia a todos,
    Pesquisei mas não encontrei, talvez por não ter utilizado as palavras corretas, por isso aqui vai:

    Todos os donos de carros a diesel os deixam ligados quando se trata de paradas de até 10minutos, às vezes mais para ficarem no ar-condicionado... pelo que pesquisei tal hábito não é bom para o motor, pois não foi feito para trabalhar “parado”, ao contrário de um motor de gerador que sofre alterações. Por outro lado temos o desgaste da bateria e do motor de arranque.

    Qual a opinião geral aqui do fórum?

  • #2
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Eu deixo ligado.
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #3
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Ligado, sem dúvida, seja parada em rodovia ou para esperar quando a esposa desce para ir à padaria.

  • #4
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    681
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por eu-mesmo Ver Post
    Bom dia a todos,
    Pesquisei mas não encontrei, talvez por não ter utilizado as palavras corretas, por isso aqui vai:

    Todos os donos de carros a diesel os deixam ligados quando se trata de paradas de até 10minutos, às vezes mais para ficarem no ar-condicionado... pelo que pesquisei tal hábito não é bom para o motor, pois não foi feito para trabalhar “parado”, ao contrário de um motor de gerador que sofre alterações. Por outro lado temos o desgaste da bateria e do motor de arranque.

    Qual a opinião geral aqui do fórum?
    Todos?
    Eu desligo sempre, deixando os cerca de 30 segundos pra "acalmar" a turbina!
    10 minutos em marcha lenta deve dar uns bons ml's de diesel hein, não?!

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #5
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Quase nada de consumo.
    Possuo uma lancha com motor de 115 CV's.
    No computador marca 0,8 litro/hora em marcha lenta.
    No motor diesel, maior em volume e potência, deve consumir uns três litros/hora.
    E ninguém deixa uma hora ligado.
    Tá de bom tamanho.

  • #6
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    681
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Quase nada de consumo.
    Possuo uma lancha com motor de 115 CV's.
    No computador marca 0,8 litro/hora em marcha lenta.
    No motor diesel, maior em volume e potência, deve consumir uns três litros/hora.
    E ninguém deixa uma hora ligado.
    Tá de bom tamanho.
    Quase nada de consumo, é relativo. Se tu for fazer as contas pra vida toda do motor, vai uma grana aí.
    Não é a toa que isso já é uma preocupação em grandes frotistas, ainda mais com o valor do precioso líquido atualmente.
    Lembro da época do subsídio forte ao diesel, tinha bicho que ia almoçar e deixava a porra toda ligada!

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Bom, o objetivo do tópico é saber se há danos no motor por mantê-lo ligado por mais de dez minutos.
    Noção sobre consumo é questão mais pessoal.
    Quanto à ocorrência de dano, não há resposta única e definitiva sobre isto. Apenas hipóteses sobre aumento de carbonização do sistema de admissão de ar.
    Mas certeza absoluta, não tenho.

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Eu sempre tive o costume de manter ligado quando a espera for menor que 10 minutos.
    No meu entender os impactos de uma nova partida superam aquilo que se acredita estar economizando ao desligar o motor, seja em relação ao desgaste mecânico ou ao consumo de combustível, principalmente nos motores diesel em que o consumo é irrisório em marcha lenta.

    Por outro lado, eu sempre ouvi dizer que deixar muito tempo na marcha-lenta (ou em cargas inferiores a 30% da potencia) causam o espelhamento das camisas do cilindro.
    Em rápida pesquisa, não encontrei nenhuma literatura nacional que explique satisfatoriamente como esse fenômeno ocorre e, para variar, as boas informações estão em sites sobre náutica e em língua gringa.

    Pelo que pude entender, em marcha lenda o motor diesel trabalha com menor temperatura e isso causa má queima do combustível, má vedação dos anéis devido às baixas pressões exercidas sobre o pistão e formação de carbono. Esses 3 fatores resultam num atrito anormal das paredes do pistão sobre a camisa, numa condição bem mais abrasiva que o normal, com os anéis deixando passar carvão e combustível não queimado, eliminando o filme de óleo e acelerando o desgaste da camisa.
    O acabamento da superfície da camisa é estriado em vários sentidos próximos ao transversal, o que facilita a aderência do óleo lubrificante. O espelhamento deixa a parede lisa, empobrecendo a lubrificação e favorecendo a contaminação do carter pelos restos da combustão quando o pistão desce e permitindo a subida de óleo para a câmara quando o pistão sobe, fazendo o motor queimar óleo.
    De uma forma ou de outra, acredito que curtos períodos como 5 ou 10 minutos a cada 100 ou 200 km não seja significativo para esse processo de desgaste. O artigo que encontrei fala sobre geradores em embarcações que trabalham o tempo todo abaixo de 30% da potência nominal.

    Sobre a questão da temperatura, eu tinha no Troller um termômetro de superfície que informava a temperatura do cabeçote, cuja variação é bem mais rápida do que a temperatura da água, que acaba absorvendo a média de varias partes do motor. Em marcha normal esse termômetro marcava em torno de 105°, quando subia serra 115 a 120° e em marcha lenta 93°. Quando parava o carro e deixava em marcha lenta, o tempo médio para a temperatura atingir os 93° era algo em torno de 5 minutos. Logo, os efeitos acima não devem começar a ocorrer antes desse tempo.

    -espelhamento.jpg

    fonte: http://www.fischerpanda.com.sg/uploa...er_glazing.pdf
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    681
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Eu sempre tive o costume de manter ligado quando a espera for menor que 10 minutos.
    No meu entender os impactos de uma nova partida superam aquilo que se acredita estar economizando ao desligar o motor, seja em relação ao desgaste mecânico ou ao consumo de combustível, principalmente nos motores diesel em que o consumo é irrisório em marcha lenta.

    Por outro lado, eu sempre ouvi dizer que deixar muito tempo na marcha-lenta (ou em cargas inferiores a 30% da potencia) causam o espelhamento das camisas do cilindro.
    Em rápida pesquisa, não encontrei nenhuma literatura nacional que explique satisfatoriamente como esse fenômeno ocorre e, para variar, as boas informações estão em sites sobre náutica e em língua gringa.

    Pelo que pude entender, em marcha lenda o motor diesel trabalha com menor temperatura e isso causa má queima do combustível, má vedação dos anéis devido às baixas pressões exercidas sobre o pistão e formação de carbono. Esses 3 fatores resultam num atrito anormal das paredes do pistão sobre a camisa, numa condição bem mais abrasiva que o normal, com os anéis deixando passar carvão e combustível não queimado, eliminando o filme de óleo e acelerando o desgaste da camisa.
    O acabamento da superfície da camisa é estriado em vários sentidos próximos ao transversal, o que facilita a aderência do óleo lubrificante. O espelhamento deixa a parede lisa, empobrecendo a lubrificação e favorecendo a contaminação do carter pelos restos da combustão quando o pistão desce e permitindo a subida de óleo para a câmara quando o pistão sobe, fazendo o motor queimar óleo.
    De uma forma ou de outra, acredito que curtos períodos como 5 ou 10 minutos a cada 100 ou 200 km não seja significativo para esse processo de desgaste. O artigo que encontrei fala sobre geradores em embarcações que trabalham o tempo todo abaixo de 30% da potência nominal.

    Sobre a questão da temperatura, eu tinha no Troller um termômetro de superfície que informava a temperatura do cabeçote, cuja variação é bem mais rápida do que a temperatura da água, que acaba absorvendo a média de varias partes do motor. Em marcha normal esse termômetro marcava em torno de 105°, quando subia serra 115 a 120° e em marcha lenta 93°. Quando parava o carro e deixava em marcha lenta, o tempo médio para a temperatura atingir os 93° era algo em torno de 5 minutos. Logo, os efeitos acima não devem começar a ocorrer antes desse tempo.

    -espelhamento.jpg

    fonte: http://www.fischerpanda.com.sg/uploa...er_glazing.pdf
    Boa Walter!!!
    Dei uma vasculhada rápida agora, e realmente é um problema em motores que ficam muito tempo em baixa carga!
    Em um motor diesel de automóvel parece não ser problema. Vi em dois fóruns, mecânicos perguntando quantas vezes os colegas haviam se deparado com situações de espelhamento do cilindro e a unanimidade das respostas foi no sentido de uma frequência bem baixa, tendo alguns mecânicos nunca se deparado com tal fato. Ao passo que um mecânico de geradores disse se tratar de algo comum (em geradores).
    Quanto à temperatura, eu tenho um sensor no escapamento, pós turbina. Te digo que a variação é muito rápida, pra atingir o steady-state na marcha lenta é coisa de menos de 2 minutos.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #10
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Ricardo, eu tinha, além do sensor de superfície do cabeçote, um pirômetro EGT logo após a turbina. A variação de temperatura naquele ponto realmente é muito rápida, considerando que ele mede os gases de escapamento.
    Na massa metálica do cabeçote é um pouco mais lenta e na água de refrigeração a variação de temperatura é infinitamente mais lenta.
    Quando eu entrava numa situação de esforço, a EGT subia de imediato, a temperatura do cabeçote demorava alguns segundos e o ponteiro da água somente se mexia depois de vários minutos. Os sensores EGT e de superfície permitem antecipar quaisquer situações capazes de levar um motor diesel ao superaquecimento. Com isso, eu consegui ir e voltar do Atacama com uma Pajero Sport 2.5 (famosa por aquecer à toa) sem ter problemas com superaquecimento.



    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Quanto à temperatura, eu tenho um sensor no escapamento, pós turbina. Te digo que a variação é muito rápida, pra atingir o steady-state na marcha lenta é coisa de menos de 2 minutos.

    Sds.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    11/05/2017
    Local
    SP/SP
    Posts
    27
    Agradecimento: 1
    Walter, quais são esses impactos na partida?

    off-topic: esse sensor no cabeçote é de fácil instalação? Algum tópico que fale mais? Fiquei curioso pois é bastante interessante para a minha Def110

  • #12
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Quando desligamos o motor o óleo lubrificante escorre todo para o carter e somente volta a circular alguns segundos depois da partida. A cada partida o motor trabalha por um breve período com deficiência de lubrificação, principalmente no comando de válvulas, caso este se localize no cabeçote. Além disso a bateria é bastante solicitada, sofrendo uma súbia descarga parcial que terá que ser reposta pelo alternador, impondo mais peso ao motor e, consequentemente maior consumo. Alguns motores injetam combustível extra no momento da partida.
    Tudo isso representa números baixíssimos em termos de desgaste e consumo, mas por outro lado deixar ligado também representa um consumo baixíssimo (e possivelmente nenhum desgaste extra), por isso eu acredito que não vale à pena abreviar a vida do motor de arranque, bateria, etc, em favor de uma economia irrisória de combustivel.
    No meu entender esse modismo de start-stop está mais ligado a apelos de marketing do que benefício efetivo.

    Sobre o termômetro de superfície, pesquise no forum "TERMOMETRO DIGITAL COM ALARME SONORO" que tem bastante informação, inclusive entre os landeiros.


    Citação Postado originalmente por eu-mesmo Ver Post
    Walter, quais são esses impactos na partida?

    off-topic: esse sensor no cabeçote é de fácil instalação? Algum tópico que fale mais? Fiquei curioso pois é bastante interessante para a minha Def110

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 28
      Última resposta: 02/04/2018, 12:00
    2. Cabos curtos!!!!!!!!! F-75 motor opala 6cc
      Por jeorge no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 4
      Última resposta: 23/08/2010, 15:23
    3. Respostas: 5
      Última resposta: 24/01/2009, 22:43
    4. Diferenciais mais curtos para sw4
      Por Urbano Meirelles no fórum Toyota
      Respostas: 16
      Última resposta: 18/09/2007, 20:34
    5. PX Ligado ao Som
      Por boimev no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 6
      Última resposta: 30/05/2006, 12:57

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade