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Desligar ou deixar ligado em períodos curtos

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  • 12/06/2018, 06:23
    Glaicon
    Citação:

    Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    deixar ligado também representa um consumo baixíssimo (e possivelmente nenhum desgaste extra), por isso eu acredito que não vale à pena abreviar a vida do motor de arranque, bateria, etc, em favor de uma economia irrisória de combustivel.

    Escreveu exatamente o que eu penso.:concordo:
  • 12/06/2018, 08:42
    eu-mesmo
    obrigado pelos esclarecimentos!!!
  • 12/06/2018, 09:57
    enasor
    Bom dia ...

    Discussão interessantíssima ... permitam-me deixar aqui meu humilde entendimento a respeito do assunto ...

    Deixar o motor, uma vez ou outra, por exemplo, ao parar num posto para necessidades especiais numa longa viagem, deixando o motor em funcionamento durante uns 10 minutos, acredito também que não haja problemas, apesar de que eu sempre desligo se a parada for acima de 5 minutos ...

    Por outro lado, um motor diesel funcionando por 10 minutos em marcha lenta em situações cotidianas constantemente, a exemplo de quem sempre enfrenta grandes congestionamentos em grandes centros urbanos, no somatório desses vários tempos de parada acaba caindo numa situação de funcionamento do motor em marcha lenta por longo período de tempo ... neste caso, acredito que o usuário deva avaliar, em termos de custo x benefício se compensa, ou não, desligar o motor a cada parada dessas, considerando vários parâmetros (desgaste de componentes elétricos/eletrônicos a cada partida, desgaste de partes e peças móveis do motor com as várias partidas a quente, durabilidade das propriedades dos vários fluidos que continuam circulando pelo sistema com o motor em funcionamento (fluido de arrefecimento da transmissão, óleo lubrificante do motor, fluido de arrefecimento do motor), consumo de combustível, etc., etc.) ... realmente, neste caso, é um dilema, e há que se colocar na "balança" o peso de cada parâmetro ... e, ainda, há o problema ecológico quanto à emissão de NOx para a atmosfera, acúmulo de poluentes no escapamento que, misturando-se à água que naturalmente se condensa ali, acaba acarretando reações químicas com o surgimento de ácidos agressivos que irão contribuir para o enferrujamento precoce ... outro fator, também já abordado, é o encaminhamento de particulados para o sistema de admissão (Válvula da EGR, coletor de admissão) ... relativamente a essa emissão de particulados trago ao conhecimento dos nobres colegas interessante trabalho acadêmico de mestrado desenvolvido na Universidade Tecnológica do Paraná, versando sobre o “EFEITO DO USO DE RECIRCULAÇÃO DE GASES DE EXAUSTÃO (EGR) NA CONTAMINAÇÃO DO LUBRIFICANTE E NO DESGASTE DE ANEL E CAMISA DE MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA COM CICLO DIESEL”.

    http://repositorio.utfpr.edu.br/jspu...tonio_2016.pdf

    Neste caso, dessas paradas constantes e longas em congestionamentos eu, particularmente, por via das dúvidas, desligaria o motor e, mesmo assim, para maior garantia, trocaria o óleo de motor a cada 5.000 kms ou 3 meses, no máximo ...

    Apenas para colaborar com mais experiências sobre o assunto, vai aqui mais um tópico, onde outros colegas também opinam sobre o assunto a partir do “link” abaixo:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...html#post22881

    Abs.
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