x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/09/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Reboque trailer / uso off road em CA sem opção manual.




    -Olá pessoal. Preciso REALMENTE de ajuda! Lembrem-se: "Homens são de Marte!...", (pra quem não leu, sugiro: além de ser engraçado, pode contribuir na vida com a "patroa", hehehe...).

    -OK: comprando em dias uma "Nova Ranger" 4X4 diesel, vai puxar trailer leve, (1,200 kg), uns 50% do tempo, (em 90% de uso rodoviário total), e rodar na casa aí de uns 30,000 km / ano, daí surge a dúvida, CRUEL: uma XLS 2.2 CM ou uma XLT 3.2 CA? (as duas são 6 marchas, as da CA mais longas).

    - XLS_2.2= 160HP / 39.3kgfm versus XLT_3.2= 200HP / 47.9 kgf.m, ou seja: 25% de potência e 22% de torque adicionais, (mas com 05% a mais de peso em ordem de marcha).

    OK, prefiro comprar a 3.2 por várias razões que não vou abordar agora, mas daí começam os problemas:

    A- embora tenha sido generosamente "tolerado e admitido" aqui no 4X4 Brasil, até hoje nunca tive um 4X4, e nem um CA, ou seja, DUAS variáveis novas de uma vez só, isso já requer alguma atenção não? Já dirigi carros com CA, inclusive 4X4, em off road, mas por pouco tempo, com opção de troca manual e sem rebocar, enfim, muita "tioria" mas pouca prática, (embora não mande mal na terra / areia / lama num 4X2, até onde isso seja possível...);

    B- a 3.2 não tem opção de troca voluntária, (o CM seria minha preferência...); o CA dela não tem nenhuma opção de troca manual, (a não ser, é claro, "gerenciando" o acelerador, a topografia, a massa e a inércia do carro, mas isso, além de ser uma "solução" tosca e trabalhosa, amarra muito a condução, e nem sempre será viável). Não tem shift paddles, nem tiptronic, nem troca sequencial na manopla de câmbio, nada nada... Só deixar o sistema resolver e fazer tudo sozinho por vc, rs... Que mancada hein "Dona" FORD? Tirou a graça da 3.2...

    No caso, espero ter problemas, ex.: o carro nas "zonas de troca" vai ficar subindo e descendo marcha muitas vezes, (isso já é sabido ocorrer nos CA, e até dá pra minimizar, mas acho que vai ficar mais frequente rebocando, lembrando ainda que a caixa é de 6M).

    Já sei também que o consumo e o desgaste vão ser maiores na CA, mais ainda rebocando, (isso eu aceito), o problema é que não sei antecipar o comportamento do conjunto carro / CA / trailer no off road, [e nem o do mo(mau?)torista...]. A Nova Ranger até tem auxílio para estabilidade com trailer, mas isso vale para asfalto, na terra se anda mais lento, não deverá nem atuar...

    São várias situações que potencialmente me preocupam, tipo: areia, lama, subidas / descidas em terreno acidentado, trilhas em alguns momentos, etc, (este "etc" é o pior: problemas que eu acho que vão aparecer mas nem sei ainda quais são, pois conheço tão pouco sobre o tema que não consigo nem "adivinhar" o que possa vir pela frente).

    Sei que uma Ranger não é um trator chamado Troller, (embora ela tenha torque pra cumprir o tipo de missão que vou dar pra ela). O que gostaria é de antecipar e evitar / minimizar problemas, aborrecimentos, riscos e prejuízos com coisas previsíveis, e com as imprevisíveis para mim. Nisso conto com vcs, experiência + imaginação + inteligência: recordem, e quem sabe até "inventem" situações-encrenca para um carro full CA rebocando em off road que eu não consigo conceber, mas estou intuindo que existam. Não quero "me dar mal" pela falta de comando e controle do câmbio. O que vcs poderiam me antecipar de problemas, (?e soluções?), enfim, me ensinar sobre isso?

    Então pessoal? Alguém já teve ou dirigiu, em off road, rebocando ou não, uma 4X4 CA sem nenhuma opção de troca manual? Caso eu compre a 3.2 CA, como vai ser minha vida no off road com esta, (séria a meu ver...), limitação?

    Será um casamento, e preciso fazer uma escolha bem calculada, pois depois vou ficar "casado" uns 5 anos com a "muleka", kkk!

    Obrigado desde já pela força! Abraços a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    A Ford não é tão bem vista aqui no Brasil, mas nos EUA é uma marca conceituada.

    E por lá o pessoal puxa muito trailer.

    Não acho que a Ranger, mesmo com cambio automático apresentará problemas, mesmo por que é um motor muitoooo forte... ou seja, ele vai puxar com tranquilidade os 1.200 KG em qualquer marcha e até em subida de serra, pois é um motor que alia potência e torque.

    Acho que você não precisará se preocupar com isso.

    E no final das contas cabe ao condutor, mesmo com carro com cambio manual, rodar numa faixa de giro mais adequada ao towing, então por mais que você não tenha controle das marchas, vai precisa atentar a velocidade e a faixa de giro da caminhoneta para que ela não se perca nas trocas.


    Abraço
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #3
    Usuário Avatar de Franco Deiana
    Entrada
    31/05/2014
    Local
    Recife/PE
    Idade
    52
    Posts
    101
    Agradecimentos: 2
    Ai personal e verdade que nos EUA tem carro de Ford o com outra marca que puxa bem trailer grandi o motor tambem e forte... mas em um documentário que passou no canal de Históry, vi um programa de mecânica de carro como estes. Eles disseram que para usar esses carros fazer modificações no radiador remover o original e construir um com um radiador duplo e com amortecedores mais fortes que torna o veículo mais pesado em cargas de reboque para enfrentar melhor as subidas do que nas descidas ou em estradas mais difícil com lama e chuva... no começo eu pensei que esses carros saíssem da fábrica já com essa particularidade mas não ... os donos depois de comprarem, levam o carro até o mecânico para poder modificá-los. Lembrase quando alguém fala minha toyota sw4 se foi com aqusimento porque eles puxaram um carro pesado, é por isso que o radiador acabou assim ... enquanto que se tivesse um radiador duplo, não teria acontecido.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/09/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    OK titanium, obrigado pela dica. Como nunca tive carro diesel antes, não tenho preferência. Escolhi a Ranger pelo custo-benefício: garantia de 5 anos, conjunto motor-câmbio, (pot. / torque -6M), pacote tecnológico, (a meu ver, superior ao da Amarok, ao menos no que é + importante pra mim), pacote de interior/ conforto & exterior, beleza, é claro, (a S10, a Nissan e a Amarok: achei com visual cansado, cara de carro antigo, já a L200 e a Hilux, até bonitas, compraria pela beleza...). Selecionei entre as "BIG 6": Ford, GM, Toyota, Mitsubishi, Volkswagen e Nissan, (Dodge RAM / Durango são de outra categoria, não conta...).
    Força sei que não vai faltar, o que me preocupa é a falta de controle dessa força no eixo, o trailer é leve. Então vou fazer o que vc disse: pegar leve pra não ter problema. Vlw. Abraço.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/09/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Franco, super-aquecimento é coisa séria mesmo, Já tive uma Veraneio 6cc, eu rodava com ela no Centro-Oeste e Norte, eu andava devagar, tipo "tiozão", mas mesmo assim ela aquecia, tirei a termostática, e ainda não ficou bom, então mandei colocar um radiador novo, um monstro, não lembro bem qual foi, (talvez um de D-20...). Daí nunca mais deu problema. Já na Ranger, não espero ter este tipo de preocupação, além do que vou rodar com folga na mecânica, nunca "judio" das minhas máquinas. Mas fica o registro desta possível solução caso o problema surja. Obrigado parceiro. Abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Citação Postado originalmente por Uyrassu Ver Post
    OK titanium, obrigado pela dica. Como nunca tive carro diesel antes, não tenho preferência. Escolhi a Ranger pelo custo-benefício: garantia de 5 anos, conjunto motor-câmbio, (pot. / torque -6M), pacote tecnológico, (a meu ver, superior ao da Amarok, ao menos no que é + importante pra mim), pacote de interior/ conforto & exterior, beleza, é claro, (a S10, a Nissan e a Amarok: achei com visual cansado, cara de carro antigo, já a L200 e a Hilux, até bonitas, compraria pela beleza...). Selecionei entre as "BIG 6": Ford, GM, Toyota, Mitsubishi, Volkswagen e Nissan, (Dodge RAM / Durango são de outra categoria, não conta...).
    Força sei que não vai faltar, o que me preocupa é a falta de controle dessa força no eixo, o trailer é leve. Então vou fazer o que vc disse: pegar leve pra não ter problema. Vlw. Abraço.
    Na Austrália os Caravanistas utilizam majoritariamente Toyotas para puxar trailers.

    A única Toyota que saiu com o sistema de arrefecimento porcamente dimensionado (ou talvez tropicalizado) foi as SW4 de 96 a 2002, justamente essa que o colega Franco relatou ter tido problemas.

    Veículos Ford, ao menos no Distrito Federal, são muito mal vistos.. a reposição de peças da Ford é precária e precisa de paciência para caçar peça e/ou esperar elas virem de outro local. (isso, é claro, quando começarem as manutenções maiores... enquanto for somente trocas de óleo, tranquilo).


    Abraço e sorte por aí!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Uyrassu Ver Post

    B- a 3.2 não tem opção de troca voluntária, (o CM seria minha preferência...); o CA dela não tem nenhuma opção de troca manual, (a não ser, é claro, "gerenciando" o acelerador, a topografia, a massa e a inércia do carro, mas isso, além de ser uma "solução" tosca e trabalhosa, amarra muito a condução, e nem sempre será viável). Não tem shift paddles, nem tiptronic, nem troca sequencial na manopla de câmbio, nada nada... Só deixar o sistema resolver e fazer tudo sozinho por vc, rs... Que mancada hein "Dona" FORD? Tirou a graça da 3.2...

    Como você mesmo disse, o carro faz tudo sozinho, então deixe-o fazer.

    Cambio at é feito para trabalhar em 3 posições P, R e D. Só. (Isso excluindo os câmbios de esportivos que também são projetados para serem sequenciais).

    Se por um acaso você perceber que o cambio esta trocando muitas marchas em uma subida de serra por ex, coloque em "L" ou desligue o over-drive. (O mesmo vale para descida de serra)

    Se a capacidade de carga não for excedida, o cambio at apresenta menos desgaste que um manual!

    Abraços,
    Murilo Beltrame

  • #8
    Usuário
    Entrada
    17/09/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Obrigado titanium, abraço.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    17/09/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    M-Beltrame - Murilo, obrigado, valeu pelas dicas para o novato aqui, especialmente sobre a durabilidade maior do CA em relação ao CM, coisa que me preocupa em particular, inclusive na hora da revenda com mais de 100K - km rodados, abração.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    17/09/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Resolvido pessoal!

    Pessoal, a FORD "me enganou". Após ver o carro meio com pressa na ccs, liguei pra lá para perguntar se tinha opção de trocas manuais no CA, e me disseram que... "NÃO"! Sim, a vendedora que me atendeu disse que no CA só o carro mudava as marchas mas... Muito fuçando na internet descobri que não, tem lá no cantinho, na opção do modo D, o recurso de trocas manuais no CA da Ranger, que loucura não? Bom, então considero resolvido o problema, agradeço a atenção dos que postaram aqui. Abraços. Segue imagem do CA da Nova Ranger 2018, (XLS / XLT / Limited), disponível em:

    https://webseminovos.blob.core.windo...e2b607a7cf.jpg

    https://www.webseminovos.com.br/noti...-toda-renovada
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -o_8b93396b-be91-4d3b-b57c-0be2b607a7cf.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Sim, dá um "tapa" na alavanca para o lado e empurra pra frente e pra trás. Você pode mudar com o carro em movimento sem problema, ou seja, pode deixar no drive e se sentir necessidade, mudar para o sincronizado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Transformar reboque em mini trailer tem alterar documento?
      Por MRBAraujo no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 15
      Última resposta: 02/01/2022, 23:21
    2. Band para reboque de trailer de cavalos?
      Por Andrefb69 no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 26
      Última resposta: 01/06/2017, 13:25
    3. Respostas: 5
      Última resposta: 28/09/2011, 11:40
    4. Expedição picape + trailer off road.
      Por zoega no fórum Picapes
      Respostas: 3
      Última resposta: 25/02/2011, 08:56
    5. Quem dice que não da para fazer trilha off-road rebocando um trailer.
      Por Transamazônica no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 9
      Última resposta: 30/09/2010, 22:25

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade