x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 2 de 2
  • #1

    Conversão de motor GM 4.1 álcool PARA gasolina




    Amigos, estou negociando um Willys CJ-5 com motor GM 4.1 MPFI álcool e gostaria de saber se é possível convertê-lo para gasolina. Se for possível, o que é necessário fazer?
    Obrigado a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    43
    Posts
    306
    Agradecimentos: 7
    A primeira questão é saber exatamente qual é a taxa de compressão do motor. Desconheço qualquer 4.1 que tenha saído com injeção a álcool de fábrica, então ajudaria saber qual foi o carro doador desse motor. Ocorrem-me algumas possibilidades:
    - motor originalmente a álcool carburado (Ex: Diplomata 92 com pistões de cabeça plana e taxa original de 11,6:1) que recebeu peças do MPFI
    - motor já MPFI que foi convertido para álcool (0 motor do Omega vinha com taxa de 8,5:1; para funcionar com álcool, tanto podem ter sido mantidos os pistões originais com cavas na cabeça que reduzem a taxa de compressão por aumentarem o volume final da câmara de combustão, com perda de eficiência - como podem ter sido aplicados os pistões dos modelos a álcool numa conversão mais "completa" e eficiente).
    Muitas vezes é difícil saber exatamente qual a taxa do motor só pelo histórico de origem das peças. PEssoalmente, eu solicitaria que um mecânico fizesse uma medição de compressão dinâmica do motor (bem fácil) e desse um parecer sobre a taxa real. Como a gasolina atual tem octanagem de 92RON, podem ser usadas com segurança taxas mais altas do que até os anos 90 (87RON).

    Então, minha sugestão seria:
    Taxa de compressão abaixo de 9:1, podes regular/programar pra gasolina até mesmo carburado
    Taxa entre 9 e 10:1, ideal é usar apenas gasolina de boa qualidade e garantir que o acerto da injeção, funcionamento dos bicos, ponto de ignição, etc estejam ok. Se o motor trabalhar com falta de combustível ou estiver com ponto muito adiantado, ou se usar um comando muito "manso" (picapes C20/A20), ou se tiver um escape mais restritivo, vai dar pré-ignição.
    Taxa acima de 10:1 precisa de gasolina Podium (>95RON) ou tem de manter a álcool mesmo. Pessoalmente, a menos que mores numa região onde álcool seja caro/raro, ou que precises de muita autonomia, eu deixaria como está, garantiria um bom acerto da injeção e até no futuro aumentaria a taxa para 12,5 a 13:1 pra ter a máxima eficiência.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Conversão de motor injetado, de gasolina para álcool
      Por Luis Assis no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 34
      Última resposta: 10/07/2015, 21:52
    2. Conversao de gasolina para alcool
      Por leunamme no fórum Land Rover
      Respostas: 3
      Última resposta: 21/04/2010, 19:31
    3. Conversão de gasolina para álcool/gasolina
      Por José Roberto no fórum Jeep Willys
      Respostas: 27
      Última resposta: 10/08/2005, 17:15
    4. Conversao Motor 3.000 Ford para alcool??
      Por pinta no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 22/07/2005, 16:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade