Postado originalmente por
jorgeffn
Muito boas as discussões e os pontos levantados aqui, tudo bem sensato e com sentido... Porém é uma longa discussão, existem variáveis aí que se devem levar em conta, entre elas a da emissão de poluentes relativos a data de sua fabricação. Como o colega disse acima, esse problema nas estradas, já observei que muitas vezes são em trechos de rodovia perto de cidades ou vilarejos menores, onde as pessoas acabam usando os carros até acabar... isso tem a ver com condição econômica, condições das estradas de terra, da falta de transporte público nesses lugares... então não dá para ver simplesmente um carro "velho" num trecho de rodovia e achar que é só tirar ele que o problema dos acidentes se resolvem, como também já citado, falta até estatísticas do número de veículos "antigos" que se envolvem em acidente... Mas também esses carros devem estar com as mínimas condições de transitar, como pneus e luzes de farol, seta e freio, por exemplo. Agora quem fiscaliza as estradas e a aplicação dos impostos.. basta andar um pouco pelas nossas rodovias, aqui em MG privatizaram e cobram pedágio em estradas de pista simples onde não houve nenhuma melhoria a não ser a criação das praças de pedágio, espalham radares sem critério com o único propósito de arrecadar, você está na rodovia com limite de 110 km/h, de repente radar "pardal" escondido, as vezes por árvores de 60 km/h com sinalização encima... muitas vezes até mais fácil causar acidente por causa das "freiadas", claro que tem locais com trechos de rodovia em área urbana que merecem atenção e sinalização, mas nem sempre esse é o caso. Enfim, são muitas coisas para considerar... e a discussão aqui, poderia ser parte das que esse povo tem na hora de pensar em "rancar"ainda mais nosso tão esfolado couro.
E está cada dia mais difícil ter um 4x4 por aqui, não sou fã da ideia de ter 2 veículos, mas dificultam tanto, que ou parto para essa opção, ou largo o offroad.
abs!