x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/07/2017
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Mistura de óleos (classificação de API diferente)




    Olá a todos.

    Gostaria de saber se posso misturar os óleos LUBRAX 20W50 API SJ com o LUBRAX 20W50 API SL, ou seja, mesma classificação de viscosidade porém API diferentes (SJ e SL).



    O manual do carro sugere 20W50 API SJ.

    Obrigado!

  • #2
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Sertão Ver Post
    Olá a todos.

    Gostaria de saber se posso misturar os óleos LUBRAX 20W50 API SJ com o LUBRAX 20W50 API SL, ou seja, mesma classificação de viscosidade porém API diferentes (SJ e SL).


    O manual do carro sugere 20W50 API SJ.

    Obrigado!
    Desculpa a pergunta, mas qual a finalidade de misturar os lubrificantes?
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/07/2017
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Opa, na verdade simplesmente "aconteceu"... fui trocar o óleo e quando vi o cara tinha colocado 3 litros de SJ e 1 litro de SL... Por isso fiquei em dúvida.

    No manual do carro (Subaru Forester 1999) fala pra colocar API SJ ou superior, mas obviamente não cita a possibilidade de mistura... Como SJ e SL têm níveis e características de aditivação diferentes, fiquei em dúvida se pode ser problemático...

    Abs

    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Desculpa a pergunta, mas qual a finalidade de misturar os lubrificantes?

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    Eu acho que não teria problemas, pois a viscosidade continua a mesma. O que muda minimamente é a questão de algum aditivo ou detergentes que um tipo tem e talvez o outro não tenha, mas não que poderá causar algum problema no motor de seu veículo.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #5
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    A classificação API SL é superior a SJ, mas superior em que? Nas aditivações detergentes, anti-oxidantes, anti-borra e neutralizantes. Por serem do mesmo fabricante (LUBRAX) é possível que não haja problemas, quando de fabricantes diferentes pode haver incompatibilidade química de aditivos. Consulte o sitio da BR Distribuidora, na parte de produtos e serviços. Na dúvida verifique a cor do óleo periodicamente e efetue a troca em período menor que o especificado, observando agora para que o cara não faça salada de óleos. Acredito que ele não tinha os 4 litros do SJ e completou com o SL, mais novo.
    Abraços
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/07/2017
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Grato pela resposta Sydney, vou fazer isso que você falou (olhar no site da BR) e vigiar a aparência do óleo...

    Um dos motivos que me deixaram em dúvida foi justamente o fato da aditivação ser diferente e num site americano falava que dependendo da diferença, pode haver um efeito anulador dos aditivos... Mas como você disse, sendo ambos LUBRAX, deve amenizar o problema.. (espero).

    Aproveito aqui pra copiar também a resposta que o Fabrício Galvani, do site Olho no Óleo, me deu por email:


    Olá Lorenzo.


    Bom realizar misturas com frequência não é muito indicado, e tudo depende do que está sendo feito.
    Se for apenas um caso esporádico não há problemas, por exemplo vc tem 500ml do SJ (que não é mais vendido no mercado, foi proibido sua venda pela ANP a partir de 30/jun/2017) e precisa fazer uma reposição ou utilizar ele pra completar o que falta na troca, e neste caso aplicar o SL não tem problemas (até mesmo porque a especificação do veiculo é SJ e vc está aplicando um produto superior)
    Só vale lembrar que este 500ml tem um pacote de aditivos inferior ao SL e uma mistura constante sempre deixará o SL aquém de sua eficiência completa.



    Espero ter ajudado, abraços!!!



    Fabrício Galvani
    olhonooleo@hotmail.com

    Olho no Óleo
    www.olhonooleo.com






    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    A classificação API SL é superior a SJ, mas superior em que? Nas aditivações detergentes, anti-oxidantes, anti-borra e neutralizantes. Por serem do mesmo fabricante (LUBRAX) é possível que não haja problemas, quando de fabricantes diferentes pode haver incompatibilidade química de aditivos. Consulte o sitio da BR Distribuidora, na parte de produtos e serviços. Na dúvida verifique a cor do óleo periodicamente e efetue a troca em período menor que o especificado, observando agora para que o cara não faça salada de óleos. Acredito que ele não tinha os 4 litros do SJ e completou com o SL, mais novo.
    Abraços

  • #7
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Não esquenta não Sertão, desencana cara. Não vai ter problema algum, ainda mais fazendo uma vez só. Zero chance de dar algum problema. Abs
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Sertão Ver Post
    Opa, na verdade simplesmente "aconteceu"... fui trocar o óleo e quando vi o cara tinha colocado 3 litros de SJ e 1 litro de SL... Por isso fiquei em dúvida.

    No manual do carro (Subaru Forester 1999) fala pra colocar API SJ ou superior, mas obviamente não cita a possibilidade de mistura... Como SJ e SL têm níveis e características de aditivação diferentes, fiquei em dúvida se pode ser problemático...

    Abs

    Entendi, neste caso não deve haver problema porque a especificação do óleo é a mesma, o que muda é apenas o nível da classificação sendo um superior ao outro.

    Vai haver algumas questões imperceptíveis, por exemplo se o veiculo for diesel o óleo com especificação inferior tende a contaminar mais rapidamente com enxofre do que com a especificação superior para quem usa diesel s500 ou coisas do tipo, mas é imperceptível essa questão.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Classificação dos CJs
      Por Rafael Aureliano de Alenc no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 24/07/2008, 01:35
    2. Classificação Mirim, Junior Expert etc.
      Por Giovanne Vieira no fórum Suporte
      Respostas: 2
      Última resposta: 04/06/2008, 22:25
    3. Melhor classificação de tópicos
      Por Fabinho YAWARI no fórum Suporte
      Respostas: 8
      Última resposta: 18/03/2008, 11:25
    4. Classificação CJ's
      Por EduardoLang no fórum Jeep Willys
      Respostas: 17
      Última resposta: 06/02/2004, 21:23

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade