dae povo...
tava navegando aqui de bobeira quando achei algo um tanto útil (e também um tanto inútil...

uma fórmula para se calcular a velocidade real de um veículo a partir de algumas informações como: relação de marchas, tamanho do diferencial, medida dos pneus.
a fórmula é a seguinte:
Como calcular a velocidade real (quase real na realidade) usando uma calculadora boqueta que vc ganha quando compra um barbeador:
Pneu: 185/60 R14
18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm ( * 2 é pq o diâmetro do conjunto roda/pneu é perfil + roda + perfil, portando perfil * 2 )
Roda aro 14 polegadas
14 * 2,54 = 35,56 cm
22,2 + 35,56 = 57,76 cm de diâmetro
Circunferência do pneu: 57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m
Fórmula :
(Circ.do.pneu * RPM * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade
(1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h
0,06 é um fator de conversão de m/min para km/h
a RPM vc utiliza a que vc quiser.... por exemplo: se quiser saber a velocidade do carro a 5500 RPM é só colocar este valor na fórmula... (para saber a velocidade máxima é só colocar a RPM em que se atinge a potência máxima do motor)
[]'s
Quando eu disse que a velocidade é quase real é pq vai ser na realidade um pouco menor do que a calculada, por causa da deformação do pneu. (Todo mundo já reparou que o único pneu que fica redondo no carro é o estepe...)
Pneu: 185/60 R14
18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm ( * 2 é pq o diâmetro do conjunto roda/pneu é perfil + roda + perfil, portando perfil * 2 )
Roda aro 14 polegadas
14 * 2,54 = 35,56 cm
22,2 + 35,56 = 57,76 cm de diâmetro
Circunferência do pneu: 57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m
Fórmula :
(Circ.do.pneu * RPM * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade
(1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h
0,06 é um fator de conversão de m/min para km/h
a RPM vc utiliza a que vc quiser.... por exemplo: se quiser saber a velocidade do carro a 5500 RPM é só colocar este valor na fórmula... (para saber a velocidade máxima é só colocar a RPM em que se atinge a potência máxima do motor)
[]'s
Quando eu disse que a velocidade é quase real é pq vai ser na realidade um pouco menor do que a calculada, por causa da deformação do pneu. (Todo mundo já reparou que o único pneu que fica redondo no carro é o estepe...)
1a. - 27,60 km/h
2a. - 49,19 km/h
3a. - 76,49 km/h
4a. - 112,60 km/h
5a. - 139,18 km/h
Ré - 30,63 km/h
as medidas de pneu, diferencial e a relação de marchas que eu usei são as que estão no site da Troller (http://www.troller.com.br/tecnica.asp), e é bem assim mesmo na real.... (usei 3200 RPM, que é a rotação que o motor atinge sua potência máxima (115cv))
e a título de curiosidade fiz os cálculos simulando o uso da redução:
1a. - 11,13 km/h
2a. - 19,83 km/h
3a. - 30,84 km/h
4a. - 45,40 km/h
5a. - 56,12 km/h
Ré - 12,35 km/h
(para se calcular com a reduzida tem que multiplicar o diferencial pela reduzida.... no caso do Troller: 4,09 (diferencial) * 2,48 (reduzida) = 10,1432 (número que vai ser usado na fórmula no lugar do diferencial))
qualquer dúvida é só perguntar...
(achei útil para aqueles que não tem velocímetro saberem a que velocidade estarão a X RPM em alguma marcha...)