x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Motor Ford OHC 2.3 - Diferenças




    PessoALL ,

    Alguém saberia dizer o que difere o motor Ford OHC 2.3 do Maverick dos demais modelos (Jeep, Rural, F-75 e F-100) que sairam com esse motor? Pergunto porque o Maverick tem 99 cv a 5400 RPM e torque de 16,9 mkgf a 3200 RPM, enquanto que os demais modelos tem 91 cv a 5000 RPM e torque de 17 mkgf a 3000 RPM. É claro que essas diferenças fazem sentido, mas onde estaria essa diferença? Seria no comando de válvulas?

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #2
    Roberto,

    O motor é o mesmo...o que muda em um calculo de torque e/ou potência neste seu caso é o coefiêciente de aero-dinânica, de atrito, peso(massa), e outros...no dinamômetro o torque é o mesmo para os dois motores...uma vez que esles tem o mesmo curso de trabalho, o mesmo diâmetro, a mesma taxa, etc...

    E outra coisa....99CV(potência), na prática, tem muita pouca diferença para 91CV, dirigindo digo que não se percebe esta difierença. Assim como de 16,9 mkgf(torque) para 17mkgf...

    Espero ter ajudado...

    Falou...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    11/03/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    Não é so isso o motor do Maverick utiliza um carburador de corpo-duplo e é ai a maior diferença de potencia e torque encontrados nestes dois motores.
    O coef. de aerodinâmica neste caso não influi pois na época o que os manuais divulgavam era a potencia bruta ( a legislação permitia isso) ou seja a potencia medida no volante do motor e não nas rodas, como é feito hoje.

  • #4
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas respostas

    Eu consegui o manual de serviço para os utilitários e para o Maverick, e lá informam:

    Utilitários
    Potência: 91 cv a 5000 RPM;
    Torque: 17 m.kgf a 3000 RPM.

    Maverick
    Potência: 99 cv a 5400 RPM;
    Torque: 16 m.kgf a 3200 RPM.


    Olhei atentamente todos os parâmetros, e a única diferença detectada foi:

    Utilitários:
    Diâmetro do êmbolo Std: Vermelho 95,961 - 95,976
    Diâmetro do êmbolo Std: Azul 95,992 - 96,007

    Maverick:
    Diâmetro do êmbolo Std: 95,953 - 95,963


    Eu suspeitava do comando, mas o ressalto é o mesmo.
    Pode ser que o grau do comando em relação à polia tenha alguma diferença mínima.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Você viu se o manual se refere aos modelos a alcool ou gasolina ?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0
    Ambos a gasolina

  • #7
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Atualmente a potência não é medida na roda, continua sendo no volante do motor.

    A diferença é o método de medição, que no Brasil é pela a norma ABNT, similar à noma DIN e à SAE de 1982 em diante, medindo potência e torque LÍQUIDOS ou seja, com todos os agregados do motor montados (filtro de ar, alternador, bomba de água, bomba de óleo, etc.) e respeitando os parâmetros de avanço de ignição e distribuição originais.

    A potência de 91/99 hp era medida pela norma SAE antiga, que media potência e torque BRUTOS, sem os agregados e com ajustes do ponto de ignição a cada 200rpm.

    A diferença entre os motores de 91 e 99hp são essencialmente:

    Carburador Solex SEIE duplo no Maverick x carburador Solex 40 EIS simples nos utilitários.
    Avanço do distribuidor diferente ( diferenças na carga da mola e no pulmão do avanço a vácuo)
    Se não me engano há uma diferença no ponto inicial de ignição, mas não encontrei minhas tabelas antigas de regulagem de motores para conferir.

  • #8
    Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    63
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 8
    Tive uma F-100,1977, equipada com esse motor e no manual indicava 99 cve não 91 cv.
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #9
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    O Maverick e a F100 usavam o mesmo motor, com carburador duplo e 99 cv brutos.

    Os CJ, a F75 e a Rural usavam o motor de carburador simples, 91 cv brutos

    Corrigindo o que informei acima, verifiquei as curvas de avanço e não há diferenças no avanço do distribuidor, que é idêntico nos dois motores.
    O ponto inicial também é idêntico, 6 a 8° a 750 rpm.

    Como o comando de válvulas é idêntico, assim como virabrequim, êmbolos, etc, a única diferença é o carburador.

  • #10
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Além disso, o que foi dito lá em cima, a respeito de aerodinâmica , etc, obviamente não tem nada a ver. Estamos comparando motores e não carrocerias.

    Se os valores são diferentes é porque os resultados em dinamômetro são diferentes, portanto há diferenças nos motores.

    Senão um mesmo motor teria potência diferente quando tirado de um carro e colocado em outro...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    32
    Posts
    7
    Agradecimento: 1
    Olá pessoal. Primeiramente mil desculpas por reviver este tópico de muito tempo atrás. Adquiri uma F-100 1978 a pouco tempo e venho recorrendo ao fórum para tirar minhas dúvidas. Até agora não necessitei criar novos tópicos, sempre achei algum que já havia resolvido o problema. Dessa vez, porém, ainda não consegui e talvez o usuário robertofs consiga me ajudar. Estou atrás do manual de serviço dq F100 1978 (2.3 OHC) e não consigo encontrar de forma alguma. O manual do proprietário eu tenho, mas não ajuda em muita coisa. Vi que o Roberto disse que tinha conseguido o manual de serviço dos utilitários. Será que você poderia me dizer onde conseguiu estes, e se tiver em forma digital me passá-los?

    Obrigado!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    09/08/2016
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    39
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcelo nunes Ver Post
    O Maverick e a F100 usavam o mesmo motor, com carburador duplo e 99 cv brutos.

    Os CJ, a F75 e a Rural usavam o motor de carburador simples, 91 cv brutos

    Corrigindo o que informei acima, verifiquei as curvas de avanço e não há diferenças no avanço do distribuidor, que é idêntico nos dois motores.
    O ponto inicial também é idêntico, 6 a 8° a 750 rpm.

    Como o comando de válvulas é idêntico, assim como virabrequim, êmbolos, etc, a única diferença é o carburador.
    Oi Marcelo Nunes, vc ainda tem o manual de serviço ou manual do mecânico de onde tirou estas informações? Te pergunto porque estou começando o restauro de uma F-100-4 e estas informações me ajudariam muito! Sou de Santo André também... se não for abusar da boa vontade e souberem de um mecânico bom na região do ABC preferencialmente para fazer este motor, agradeço!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade