Amigos,

Comprei uma Ranger Limited 3.2 em 2014, hoje já está beirando os 80.000km. Gosto muito do carro, mas está chegando a hora de trocar. É meu carro de passeio e trabalho em RO, frequentemente atravesso alguns trechos com lama e preciso rodar com a viatura em meio a pastos e lavouras com vários obstáculos. A Ranger sempre me atendeu bem, me deixou pra ser rebocado por trator só 1x, mas a situação era crítica: fui parar num lugar onde até mesmo um trator atolaria huhuhuh...

Minhas ressalvas com relação a Ranger, manutenção cara, como a minha é "trabalhada", difícil a revisão ficar só dentro do programado, pastilhas sempre têm desgaste prematuro (as vezes durando menos de 20.000km devido a areia etc...). O que me fez pensar na Renegade? Bom, primeiro a Ranger passa alguns apuros desnecessários, muita brutalidade no motor e bom conjunto de suspensão e tração, porém o comprimento limita muito o carro, com 4x4 ligado a bixa precisa dar um passeio na lua pra fazer a volta, o que acaba às vezes me pondo em situação difícil. O entre-eixos muito longo também acaba deixando a Ranger desajeitada pro piso irregular, correndo risco até de pegar embaixo ao atravessar obstáculos tipo "lombada". Outro porém, apesar de ser confortável pra uma picape em uma situação de condução em estrada de terra (meu pai comprou uma nova Hilux que é uma carroça de dura, parece uma bandeirante se comparar com a Ranger), ainda é durinha. Tem aquela puta caçamba, mas eu tenho que levar malas no banco traseiro pra ficar livre do pó e água.

Tá chegando a hora de trocar, uma nova vai me tomar 170 mil, e aí eu pensei... Renegade Trailhawk, 130 mil, dá pra fazer umas viagens bacanas com o troco, deve ser um carro MUITO mais confortável no asfalto e estrada de chão, deve ser melhor no piso irregular (mais liberdade de torção, curvas mais fechadas pelo entre eixos curto.. etc..), tem porta malas pequeno, mas TEM hehe. Eu só tenho dúvida é com relação ao ataque na estrada de chão com lama, aquele pneu mais fino, não tem aquele torque da Ranger, aí é com vocês que tem mais experiência, vai igual picape? Melhor por ser mais curto etc..? Eu achei aquele conjunto de pneus meio fino, enfim... Eu não sou trilheiro, vocês me digam! :P

Eu sei que pra muitos, um Renegade TH deve parecer um brinquedinho, afinal aqui tem muita gente que encara trilha séria, que pede algo mais competente... Mas aí é ambiente onde nem a Ranger iria. Enfim, to raciocinando direito? 40 mil a menos por um carro que vai me atender melhor? Me ajudem aí!

- esse guincho elétrico alemão que fica escondido no para choques é animal, pena que não achei nada parecido no BR hehehe.. Se tivesse isso, já teria feito a escolha. Qualquer coisa é só amarrar o bixo numa lasca de cerca e pau na máquina huhuh

Abraços!