[b]Caros,
Passei o Carnaval na Bahia e não deu para contar a infinidade de picapes que encontrei ao longo da BR-101. Me chamou a atenção as robustas F-1000, D-20, com destaque para as antigas Sulan, Engerauto, verdadeiros flats sobre rodas movidos a diesel.
Foi nesta hora que pensei em abrir este fórum. Afinal, teria logrado êxito nesta viagem se tivesse usado minha picape f-100, com motor OHC? Deixei meu xodó na garagem e usei o golzinho da minha mulher, numa viagem de 3 mil quilômetros ida e volta.
Mas confesso que fiquei com vontade de encarar a BR-101 a bordo da minha velha f-100. Afinal, o motor OHC aguenta bem o tranco? Ou será que devo pensar numa mecânica mais moderna para viajar com mais tranquilidade?
O maximo que já andei num OHC numa viagem só foi +ou - 1000 Km e não tive problema algum, eu particularmente gosto deste tipo de motor, e no seu caso se o motor estivesse em ordem iria sem medo, uma coisa que sinto deste tipo de motor é que diferente dos BF é que os BF vão acabamdo aos poucos (depois que começa a fumar ainda anda 30.000Km )os OHC quando começam a fumar acabam rapidinho.
[],s
um amigo meu tem uma rural com motor ohc, que anda muito bem, e ainda nao encomoda ele, ele tem muita confiança nela, tanto que as vezes faz enormes viagens, e diz ele que ela nao encomoda
tenho vontade de por um motor desses no jeep, mas unindo a dificuldade pra encontra peças, a vontade de te um motor de opala 6 cilindros...
ja sabe né
abraços!!!
Celso Raeder, A minha primeira picape foi uma F 100 85, à alcool, equipada com esse motor OHC e nunca me deixou na mão. Fazia viagens curtas,médias e longas com carga ou sem carga. Esse mesmo motor equipou alguns mavericks na época e os últimos jeeps Ford/Willys fabricados pela Ford. Em 98 possui também uma Ranger,à gasolina, motorizada com o OHC modernizado, inclusive, com injeção. Como foi dito pelo Rafael, se o seu motor estiver em ordem , sua F 100 lhe levará onde um 4x2 poderá chegar.[]'s
Já fiz várias viagens para o Litoral Norte (caraguá), muitas por asfalto socando a bota 81km/h brincadeira...
Eu curto muito esse motor. Na serra voltando de caraguá tenho que tirar o pé pra fazer as curvas e ele retoma numa boa sem que eu tenha que baixar uma marcha, pena que o cambio é 4m. Na trilha ele vai sussa sem maiores problemas, resumindo se a manutenção estiver em dia pode ir com ele pra qualquer lugar
É um bom motor, pode ir sem medo...apesar da idade, a concepção dele continua moderna: comando em cima do cabeçote com correia dentada, que tem funcionamento suave e silencioso (nada de correntes ou engrenagens), balanceiros acionados diretamente pelo comando (nada de fláutas ou varetas), tuchos com ajustadores hidráulicos (nada de regulagens periódicas) se reparar bem, esse motor tem menos peças móveis (menos peças pra quebrar)
Um dos pontos negativos é o sistema de gaxeta de vedação no virabrequim (lado do volante), essa gaxeta costuma dar vazamento prematuramente, mas dá pra resolver fácil torneando o bloco e substituindo a gaxeta por um retentor, fiz isso na minha F-75 há mais de 10 anos e nunca mais tive problema de vazamento alí.
Não costuma ter problema de aquecimento, é só não deixar faltar água e óleo, e mantê-la sempre no ponto certo de ignição. O consumo também não é nada exagerado.
Já fui e voltei à Campo Grande com carga, já subi muita serra com carga e puxando carreta, e nunca me deixou na mão...
abs
Eu tambem gosto muito deste motor,muito mais que certos motores consagrados,se a manutenção de qualquer motor estiver em dia, não devemos ter problemas desagradaveis, o OHC tem algumas caracteristicas modernas como já foi dito acima e é um excelente motor, tenho na viatura e não tenho porque reclamar.O problema da gaxeta existe mesmo e é facil de resolver sem traumas.
Tem coisas boas que só acontecem neste portal. Além de receber excelentes informações, percebo que estou cercado de pessoas do bem. Valeu pessoal! Celso