Já discuti esse mesmo tema em outro fórum.
Um modelo que achei bem interessante para a arte da caminhonete é um que se conecta na porta do escâner (aquela porta que o mecânico usa para ver os erros da central eletrônica do carro) e por essa porta consegue ler quanto de pressão está sendo usada nos freios e a velocidade do veículo.
Para o lado do reboque a bomba atua de acordo com a amperagem enviada por esse módulo. É interessante que seja gradativa (se pisar de leve no pedal mandar pouca amperagem, se pisar forte muita) para ficar mais confortável e não dar trancos, pelo que li, trabalham de 0 a 40A. Tem um sistema que tem até ABS.
http://www.direclink.com/abs.html
Pelo que li nos sites estrangeiros é o melhor sistema que está tendo no mercado, principalmente se aliado a freios a disco em todas as rodas.
Como é a primeira vez que vai fazer um reboque com esses freios, acho que seria interessante adquirir o sistema pronto nos EUA e ver como funciona. Para depois aprimorar e fazer o seu sistema.
Boa sorte com a sua empreitada. Espero ver um desses funcionando no Brasil.