x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    40
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Primeiro carro com capacidade offroad, uso urbano: sugestões?




    Bom dia a todos. Iniciante por aqui! E vim pedir ajuda para escolher meu próximo carro... Sempre tive hatchbacks convencionais de passeio, mas agora quero mudar isso, quero algo que me dê mais liberdade... Vamos lá, estes são meus requisitos:

    Orçamento: Até R$70k. Não tenho problemas em comprar carro usado. Até porque, pelo meu orçamento, provavelmente será o caso.

    Equipamentos necessários/desejáveis:
    - Câmbio automático/automatizado (meu joelho esquerdo, avariado, agradece)
    - Piloto automático/controle de velocidade (faço longas viagens no asfalto, é um bom item de conforto)

    Uso pretendido:
    - Offroad leve/médio eventual, no máximo. Não pretendo fazer trilhas, atravessar riachos etc. O importante, para mim, é não me sentir "intimidado" se durante uma viagem tiver que enfrentar uma estrada de terra potencialmente ruim e estiver chovendo, por exemplo.
    - Uso predominantemente urbano mas, reforçando o ponto acima, não quero me sentir "limitado".
    - Será meu único carro e gostaria de ficar muitos anos com ele. Durabilidade conta, bem como facilidade de manutenção.
    - Talvez eu não necessite de 4x4, embora prefira... Um 4x2 de repente me atenda.
    - Picapes com caçamba e outros grandalhões estão descartados.

    Assim sendo, pesquisei e compilei uma lista de modelos, tanto de possíveis compras quanto de possíveis descartes, e gostaria assim de poder contar com a opinião de vocês. Quem sabe não haja algum modelo de que me esqueci, certo? Ou algum aspecto que não pensei...

    Modelos avaliados e talvez descartados
    (podem me fazer mudar de opinião se quiserem!):
    - Pajero TR4 (não tem piloto automático)
    - Duster, Ecosport (dúvidas quanto à durabilidade)
    - Jimny (manual e sem piloto automático... não fosse isso, iria nele)

    Alguns modelos considerados:
    - ASX, Sportage, Tucson/Ix35
    - SX4 (importado e saiu de linha, ie, dúvidas quanto a conseguir peças no futuro, mas seria um sonho)
    - Grand Vitara ("grand" demais? tração integral fulltime significa pneus com vida curta?)
    - Outro de que me esqueci?

    Help! Agradeço pelos palpites!

  • #2
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Idade
    57
    Posts
    1,117
    Agradecimentos: 0
    Grand Vitara 4x4 automático .Gasta um pouco mais de pneus,sim ,mas não é tanta diferença não ,e compensa em segurança.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    04/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    40
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Grand Vitara não está descartado. Como não rodo muito (1000km/mês), gastar um pouco mais de pneu realmente não é tão oneroso, no fim das contas. O maior problema é que ele já começa a ficar grande, com seus 4,50m de comprimento. Mas não está descartado.

    Mas acho que estou tendendo mais para o SX4 ou o ASX.

    O SX4 dá pra pegar um 4x4 auto 2011 ou mesmo 2012 por menos de R$50k. Mas ele saiu de linha e foi substituído pelo S-Cross. Será que isso significa que eu teria, com o tempo, problemas para encontrar peças para o SX4 ou não é algo para eu me preocupar? O ASX é um pouco mais caro, mas é nacionalizado...

  • #4
    Usuário
    Entrada
    04/04/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Com o orçamento informado e tendo por base o uso que você quer do carro, não tenho dúvidas de que o Grand Vitara é a melhor opção. Aliás, pra mim e para os outros proprietários desse carro, não existe concorrente direto para ele aqui no Brasil. Não se compara com os outros carros que você tem em mente ou com outros "SUVs" à venda por aí: é muito confiável mecanicamente, muito robusto e bem construído (não há notícia de algum defeito crônico nesse carro) espaçoso, suspensão muito equilibrada (leia-se confortável) e com excelente capacidade offroad (4x4 integral, bloqueio do diferencial e reduzida)... Há ainda quem potencialize a capacidade offroad da viatura apenas fazendo um lift e fazendo a troca por pneus off. Mas mesmo original ele vai bem naqueles destinos obrigatórios de viagem pra quem tem um 4x4, como Estrada Real, Jalapão etc...
    Com isso você terá um carro com conforto de sedã na cidade e um tanquinho de guerra pra você viajar pra vários destinos onde haja terra, lama, areia. Sem fazer feio (exceto evidentemente aqueles caminhos onde "só passa troller").
    Com os outros pseudo SUVs disponíveis no mercado certamente você não terá todos esses atributos reunidos - daí o fato de ele não ter concorrente.
    Há pontos negativos? Sempre tem: consumo alto (entre 7 e 9km/l no automático), câmbio de 4 marchas (no automático) e o motor 2.0 que não é muito empolgante. Mas há a versão com motor 3.2 disponível por aí que compensa esses pontos do 2.0.
    Leia mais sobre o carro: http://www.carrosnaweb.com.br/opinia...GRAND%20VITARA
    Visite também o tópico "Novo Grand Vitara 09" aqui neste Forum e tire suas próprias conclusões.

    Boa compra!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    40
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelo comentário, CaêSZK! De fato, o Grand Vitara parece ser uma ótima compra, e (embora não esteja descartado) seria minha preferência número um caso eu não tivesse preferência por carros menores. Quem mora numa cidade como o Rio de Janeiro sabe do que estou falando. O que procuro, neste momento de prospecção, é encontrar argumentos sólidos a favor de outros modelos, hehehe.

    Abraço

  • #6
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por SeuMadruga Ver Post
    Bom dia a todos. Iniciante por aqui! E vim pedir ajuda para escolher meu próximo carro... Sempre tive hatchbacks convencionais de passeio, mas agora quero mudar isso, quero algo que me dê mais liberdade... Vamos lá, estes são meus requisitos:

    Orçamento: Até R$70k. Não tenho problemas em comprar carro usado. Até porque, pelo meu orçamento, provavelmente será o caso.

    Equipamentos necessários/desejáveis:
    - Câmbio automático/automatizado (meu joelho esquerdo, avariado, agradece)
    - Piloto automático/controle de velocidade (faço longas viagens no asfalto, é um bom item de conforto)

    Uso pretendido:
    - Offroad leve/médio eventual, no máximo. Não pretendo fazer trilhas, atravessar riachos etc. O importante, para mim, é não me sentir "intimidado" se durante uma viagem tiver que enfrentar uma estrada de terra potencialmente ruim e estiver chovendo, por exemplo.
    - Uso predominantemente urbano mas, reforçando o ponto acima, não quero me sentir "limitado".
    - Será meu único carro e gostaria de ficar muitos anos com ele. Durabilidade conta, bem como facilidade de manutenção.
    - Talvez eu não necessite de 4x4, embora prefira... Um 4x2 de repente me atenda.
    - Picapes com caçamba e outros grandalhões estão descartados.

    Assim sendo, pesquisei e compilei uma lista de modelos, tanto de possíveis compras quanto de possíveis descartes, e gostaria assim de poder contar com a opinião de vocês. Quem sabe não haja algum modelo de que me esqueci, certo? Ou algum aspecto que não pensei...

    Modelos avaliados e talvez descartados
    (podem me fazer mudar de opinião se quiserem!):
    - Pajero TR4 (não tem piloto automático)
    - Duster, Ecosport (dúvidas quanto à durabilidade)
    - Jimny (manual e sem piloto automático... não fosse isso, iria nele)

    Alguns modelos considerados:
    - ASX, Sportage, Tucson/Ix35
    - SX4 (importado e saiu de linha, ie, dúvidas quanto a conseguir peças no futuro, mas seria um sonho)
    - Grand Vitara ("grand" demais? tração integral fulltime significa pneus com vida curta?)
    - Outro de que me esqueci?

    Help! Agradeço pelos palpites!
    Grand Vitara, sem dúvida, mesmo levando-se em consideração que o automático é um pouco beberrão.Abs

  • #7
    Usuário Avatar de GV3-2014
    Entrada
    04/05/2014
    Local
    campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    463
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por SeuMadruga Ver Post
    Bom dia a todos. Iniciante por aqui! E vim pedir ajuda para escolher meu próximo carro... Sempre tive hatchbacks convencionais de passeio, mas agora quero mudar isso, quero algo que me dê mais liberdade... Vamos lá, estes são meus requisitos:

    Orçamento: Até R$70k. Não tenho problemas em comprar carro usado. Até porque, pelo meu orçamento, provavelmente será o caso.

    Equipamentos necessários/desejáveis:
    - Câmbio automático/automatizado (meu joelho esquerdo, avariado, agradece)
    - Piloto automático/controle de velocidade (faço longas viagens no asfalto, é um bom item de conforto)

    Uso pretendido:
    - Offroad leve/médio eventual, no máximo. Não pretendo fazer trilhas, atravessar riachos etc. O importante, para mim, é não me sentir "intimidado" se durante uma viagem tiver que enfrentar uma estrada de terra potencialmente ruim e estiver chovendo, por exemplo.
    - Uso predominantemente urbano mas, reforçando o ponto acima, não quero me sentir "limitado".
    - Será meu único carro e gostaria de ficar muitos anos com ele. Durabilidade conta, bem como facilidade de manutenção.
    - Talvez eu não necessite de 4x4, embora prefira... Um 4x2 de repente me atenda.
    - Picapes com caçamba e outros grandalhões estão descartados.

    Assim sendo, pesquisei e compilei uma lista de modelos, tanto de possíveis compras quanto de possíveis descartes, e gostaria assim de poder contar com a opinião de vocês. Quem sabe não haja algum modelo de que me esqueci, certo? Ou algum aspecto que não pensei...

    Modelos avaliados e talvez descartados
    (podem me fazer mudar de opinião se quiserem!):
    - Pajero TR4 (não tem piloto automático)
    - Duster, Ecosport (dúvidas quanto à durabilidade)
    - Jimny (manual e sem piloto automático... não fosse isso, iria nele)

    Alguns modelos considerados:
    - ASX, Sportage, Tucson/Ix35
    - SX4 (importado e saiu de linha, ie, dúvidas quanto a conseguir peças no futuro, mas seria um sonho)
    - Grand Vitara ("grand" demais? tração integral fulltime significa pneus com vida curta?)
    - Outro de que me esqueci?

    Help! Agradeço pelos palpites!
    Madruga,

    O sx4 tem o "mesmo" motor da GV, só que é bem menor, quase sem porta malas, e o espaço para os ocupantes traseiros é limitado.

    Os tamanhos deles são asx=4,29, Gv= 4,5 (30 cm são do estepe na porta) e sx4=4,15m. Pelas suas necessidades creio que a GV é a melhor opção.

    O 4x4 dá muita segurança no asfalto molhado, o gasto é de apenas 1km/l que a Gv 4x2 e os pneus duram quase a mesma coisa. Tem reduzida de verdade, o que quer dizer que vc terá um carro apto a andar no barro e na areia sem preocupações, foi exatamente por este motivo que comprei minha GV, assim como vc não queria me sentir limitado!!!

    abs

    Ricardo
    GVIII V6 08/09, proteções inferiores Road Tech, ex-Grand Vitara - 4x4 A/T - 2013/2014

  • #8
    Usuário
    Entrada
    04/04/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Em relação ao Duster, Tucson e Ecosport dificilmente terá alguém aqui pra lhe recomendar esses carros (exceto quem tem). Realmente é questionável a confiabilidade desses modelos em termos de mecânica, robustez e capacidade offroad. Embora eu já tenha visto alguns vídeos de um Duster no Youtube mandando bem no off, e a nova Ecosport tenha se saído bem nos testes de segurança, ainda assim é difícil recomendar esses carros viu. Na minha opinião quem compra é influenciado por aquela imagem de espírito aventureiro passada pela propaganda, porque eles certamente não foram projetados pra aguentar o tranco (diferentemente dos Suzukis rsrsrs). De todo modo, são de uso urbano, e dá pra usá-los naquela estradinha de terra batida, caso você opte por algum deles.

    Quanto a ASX, ix35 e Sportage embora sejam SUVs realmente muito bonitos e bem acabados, eles também não foram projetados pra aguentar o tranco. São carros altos com visual esportivo na minha opinião. A altura do solo e o 4x4 (se presente) pode ser útil pro tipo de uso que você busca (predominantemente urbano) e uma terrinha de leve. Mas novamente, eles não foram feitos pra andar de igual pra igual com 4x4 de verdade e nem foram feitos pra isso. Esteja ciente. A proposta é outra, e agrada a muitos (vendem muito né?), pode ser que agrade a você também. Sei que tem gente que pega uma ASX ou um Outlander e bota pra arrochar na lama, mas é exceção dentre os proprietários.

    SX4 não sei muito a respeito, mas não compraria por ter ficado muito pouco tempo no mercado, não sei se vendeu tanto e isso é ruim na hora de achar peças, revenda etc. Não é um carro alto é claro, portanto não te daria muita liberdade naquela viagem de férias ou numa aventura de fim de semana. Mas bom pro uso urbano com certeza.

    A TR4 é um autêntico jipe. Isso é importante porquê muita gente se arrepende ao comprar esse carro, iludidos com o rostinho bonito dela. Vai muito bem no off, mas decepciona muito quem compra visando uso predominantemente urbano. O projeto é antigo, não é um primor de conforto, o acabamento é espartano, é beberrão e o espaço interno é sofrível. Talvez te agrade por conta do tamanho pro dia a dia da cidade. O jipinho tem muitos fãs já que ele vai bem nas trilhas. Mas não pegue ele sem estar ciente dos pontos negativos.

    O Jimny é outro autêntico jipe (apenas ele e a TR4 dos que você citou). Ele tem uma legião de fãs (inclusive eu) porque ele tem um estilo único, é uma delícia de dirigir, o carro é literalmente divertido, é pau pra toda obra, um trator no fora de estrada. Se preparado então, nem se fale. Agora, assim como a TR4 muita gente toma na cabeça ao comprar apenas por achá-lo bonitinho. O espaço interno é ZERO (apenas duas pessoas no banco de trás), e ele não agrada na estrada por sofrer em subidas, ultrapassagens, ou seja, motor fraco. É carro pra quem não tem pressa de chegar e sim curtir o prazer que é dirigi-lo. Como você quer um carro pra uso majoritariamente na cidade, acho que você mais perderia do que ganharia com ele.

    Grand Vitara III, já disse, une o melhor dos dois mundos dos SUVs e dos Jipes. Quanto ao tamanho, não acho que seja tão grande, assim como informou o amigo acima. Carro grande e dificultoso pro uso diário pra mim é SW4, Pajero Full, Dakar, Picapes... O GVIII é tranquilo!

    Abs.

    Caetano

  • #9
    Usuário
    Entrada
    04/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    40
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    GV3-2014, CaêSZK, muito bom ver seus comentários. Nesta fase de coleta de informações em que me encontro, é bom ver as opiniões de vocês. Já estou praticamente descartando o SX4, e começando a ficar de olho num Grand Vitara com uns 4 anos de uso. Vejo que o preço dele usado cai rapidamente, o que é bom para quem quer comprar. E ainda tem uns pouco rodados sendo anunciados. Parece-me também que o GV tem seguro mais barato que o ASX, o que é mais um ponto a favor.

    Sobre o tamanho, é verdade, o GV é um tico mais curto que os sedãs médios do mercado. Então tá de boas!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    26/05/2015
    Local
    São José/SC
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0
    Eu vejo o GV como única opção nesse segmento.

    Os demais são bons carros mas não exatamente para o objetivo que você pretende.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. - Sugestões de 4X4 até 20 mil | PRIMEIRO 4X4!
      Por gustavokira no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 8
      Última resposta: 04/04/2015, 08:31
    2. Primeiro carro
      Por A.k no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/05/2011, 19:37
    3. Primeiro carro
      Por opioz no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 7
      Última resposta: 22/09/2006, 16:27
    4. Quero trocar meu carro, preciso de sugestões e dicas
      Por dpab no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 19
      Última resposta: 08/06/2004, 11:05

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade