Bom dia a todos. Iniciante por aqui! E vim pedir ajuda para escolher meu próximo carro... Sempre tive hatchbacks convencionais de passeio, mas agora quero mudar isso, quero algo que me dê mais liberdade...

Orçamento: Até R$70k. Não tenho problemas em comprar carro usado. Até porque, pelo meu orçamento, provavelmente será o caso.
Equipamentos necessários/desejáveis:
- Câmbio automático/automatizado (meu joelho esquerdo, avariado, agradece)
- Piloto automático/controle de velocidade (faço longas viagens no asfalto, é um bom item de conforto)
Uso pretendido:
- Offroad leve/médio eventual, no máximo. Não pretendo fazer trilhas, atravessar riachos etc. O importante, para mim, é não me sentir "intimidado" se durante uma viagem tiver que enfrentar uma estrada de terra potencialmente ruim e estiver chovendo, por exemplo.
- Uso predominantemente urbano mas, reforçando o ponto acima, não quero me sentir "limitado".
- Será meu único carro e gostaria de ficar muitos anos com ele. Durabilidade conta, bem como facilidade de manutenção.
- Talvez eu não necessite de 4x4, embora prefira... Um 4x2 de repente me atenda.
- Picapes com caçamba e outros grandalhões estão descartados.
Assim sendo, pesquisei e compilei uma lista de modelos, tanto de possíveis compras quanto de possíveis descartes, e gostaria assim de poder contar com a opinião de vocês. Quem sabe não haja algum modelo de que me esqueci, certo? Ou algum aspecto que não pensei...

Modelos avaliados e talvez descartados (podem me fazer mudar de opinião se quiserem!):
- Pajero TR4 (não tem piloto automático)
- Duster, Ecosport (dúvidas quanto à durabilidade)
- Jimny (manual e sem piloto automático... não fosse isso, iria nele)
Alguns modelos considerados:
- ASX, Sportage, Tucson/Ix35
- SX4 (importado e saiu de linha, ie, dúvidas quanto a conseguir peças no futuro, mas seria um sonho)
- Grand Vitara ("grand" demais? tração integral fulltime significa pneus com vida curta?)
- Outro de que me esqueci?
Help! Agradeço pelos palpites!