x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/03/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    56
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Carreta traçada e caminhão 3 eixos 4x6 / Jimny, bandeirante ou s10?




    Pessoal,

    São várias dúvidas, não tenho experiência com veículos traçados.

    Tenho que levar cargas para Atins - MA, perto dos Lençóis Maranhenses, alguns de vcs devem conhecer a região. Posso levar por balsa pelo rio preguiças de Barreirinhas até Atins 3 a 4 horas no rio, ou pelo mar de São Luis até Atins, porém o frete de balsa está um pouco caro. Se eu levar pela água tenho que ter um munck para tirar a carga da balsa. Consegui um de 3 eixos 6x4, mas o pessoal da região falou que não passa nas trilhas, "só Toyota Bandeirante passa". Mesmo eu colocando um snorkel no caminhão o pessoal do local fala que não passa.

    Eu não entendo, as Toyotas são modificadas e viram jardineiras, levam 12 pessoas mais motorista e ajudante, como um caminhão 6x4 reduzido não passa? A carga que ele vai levar é leve, cerca de duas toneladas, muito leve para um caminhão de 3 eixos. Depois falei que levaria a carga de balsa e o caminhão ia vazio, mesmo assim falam que não passa.

    Conversei com o dono do caminhão, a ligação estava muito ruim, pelo que eu entendi o caminhão é traçado somente nos dois eixos traseiros. Então deduzi que os pneus da frente podem atolar na areia. É isso mesmo? Um caminhão de 3 eixos 6x4, sem carga, não passa aonde uma Bandeirante passa com 14 pessoas? Não estou falando de trilha estreita e sim de areia e igarapés.

    Um colega do MT informou que lá tem muitas carretas traçadas que rodam no pantanal na cheia, carregadas e sem problema, então pensei em contratar uma carreta dessa, acho que lá por São Luis ou Belém eu encontro. Aí eu levaria 8.200 kg de carga, o que é muito leve para uma carreta. Mesmo assim dizem que não passa, que só Toyota passa )

    Vou ter que levar por balsa, pagar frete caro pq o pessoal abusa pq a estrada é ruim, tenho que contratar uma pá carregadeira para tirar a carga ou uma retro escavadeira, além de um trator com carreta para puxar a carga do porto até o local. Uma carreta traçada e levando uma carga leve(8.500kg) não passa aonde a bandeirante passa?

    Outra questão, preciso comprar um veículo 4x4 para usar na região por um a dois anos, pensei na Toyota com carroceria, mas vou fazer algumas viagens de mais de 1500km e com uma bandeirante vai ser complicado. Pensei no jimny, o Jumny passa pelos mesmos obstáculos que uma bandeirante? Falo de areia fofa, dunas e áreas alagadas.

    Como o jimny é muito pequeno pensei em uma camionete, verifiquei preços e torque de algumas 4x4 com cambio manual:

    R$ 112.990,00

    Nissan
    torque 45,8
    190 cv


    R$ 115.870,00
    VW
    torque 40,8
    180 cv


    R$ 94.490,00
    Mitsubishi
    torque 38
    180 cv


    R$ 126.550,00
    Toyota
    torque 35
    171 cv


    R$ 109.890,00
    GM
    torque 44,9
    200 cv


    R$143.500,00
    Ford
    Torque 48
    200 cv
    Ranger XLT


    R$117.900,00
    Ford
    Torque 38,3
    150 cv
    Ranger XLS

    A Nissam tem muita força, mas dizem que é baixa. Na areia quando atolar rapidinho o protetor do carter toca na areia. Acho que o melhor custo/beneficio seja a S10. Ou alguém tem outra opinião? Ou a Bandeirante passa por obstaculos que a S10 não passa? Estou falando de areia fofa, dunas e áreas alagadas.

    Quanto aos pneus, em uma região como as dos Lençóis Maranheses é prudente colocar pneus para areia na camionete? Quais modelos mais indicados?

    Gente, obrigado pela atenção e desculpem tantas perguntas.

    att.,
    Cleber












    4X4 Brasil

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Cleber,
    Não tenho experiência em transporte, mas há pouco tempo estive em Jericoaquara, no Ceará, e colhi alguns depoimentos de quem roda em areia.
    As caminhonetes modernas, com excessão da Hilux, esquentam nesse tráfego. E mesmo a Hilux não seria recomendada para levar essa carga.
    O Toyota Bandeirante poderia levar uma carga maior (bem menor do que um caminhão).
    Quanto ao Jimny é uma ótma viatura, mas lugares mais afastados eu iria de Bandeirante.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/02/2013
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Idade
    37
    Posts
    177
    Agradecimentos: 2
    Cleber,
    Morei no MA por 3 anos, especificamente em Balsas (cidade!), sei muito bem como são as estradas na região.
    Ja tive a experiencia de andar em um caminhão 6x4 em mina. Ja trabalhei em vários lugares onde é comum ter caminhões traçado como terraplanagem, baldeio de eucalipto, etc, e te falo que no barro eles vão muito bem. Claro, devemos levar em consideração que são muitas toneladas para afundar.. rsrsrsrs. Com pneu adequado creio eu que eles não fariam muito feio não. Já vi caminhão com TMO de 51 toneladas na frente e caso atole, da para sair tranquilo, basta ter apoio!

    Atualmente uso a trabalho somente hilux, uma mais antiga e uma não tão muto antiga e elas saem muito bem em terreno de difícil acesso.
    Antes da exigência de ABS e Airbag os carros externos de empreiteiras de mineradoras eram praticamente todas bandeirantes e o pessoal não reclamava muito!

    Não sei se ajudei, mas esta ai minha contribuição!
    Marrua 08/08 - Cioato
    EX:MIT Triton - 14/15 - TOY Hilux - 07/07 - Hilux 95 - TR4 05

  • #4
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Idade
    57
    Posts
    1,117
    Agradecimentos: 0
    O maior problema do caminhão 6x4 é que ele vazio já pesa mais que uma bandeirante com 12 pessoas ,e na areia isso "pesa" muito ,o caminhão afunda na areia , ,a não ser que coloque pneus especiais para areia , ,aí um caminhão 4x4 já resolveria já que a carga é leve . Tira o rodado duplo (os 4 pneus) do eixo traseiro e coloca rodagem simples(2 pneus) para areia .
    Dê uma olhada nesse link , ,tem um Mercedes LAK 1418 4x4 1993 , placa PVM 1418 , é só colocar um pneu mais largo ,e acho que te atende .
    https://www.facebook.com/cotrams
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #5
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Se você tem 120 mil para pagar em um veículo, acho que a melhor opção é o AGRALE MARRUÁ. Ele inclusive tem uma versão que carrega 2 toneladas. Veja no site da Agrale.
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #6
    Usuário
    Entrada
    01/11/2013
    Local
    BRASILIA/DF
    Posts
    1,121
    Agradecimentos: 33
    Citação Postado originalmente por CleberV Ver Post
    A carga que ele vai levar é leve, cerca de duas toneladas,

    so esse detalhe já exclui qualquer caminhonete, pois nenhuma carrega 2 toneladas, somente a Ranger cabine simples flex no maximo carrega 1457 kg, mas não é 4x4, lá fora tem as cabine simples que carrega muito mais e é 4x4, vc tem que partir logo para uma Ford F4000 4x4 com motor Cummins ISL 2.8L 3 passageiros e vc coloca o implemento que quiser essa é a sua solução de trabalho.

    http://www.fordcaminhoes.com.br/serie-f/f-4000-4x4

    http://www.fordcaminhoes.com.br/serv...rue&blobkey=id
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    02/03/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    56
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Oi Glider,

    2 toneladas não é em uma camionete, eu quero levar em um caminhão de 3 eixos 6x4 ou 8,2 toneladas em uma carreta traçada, porém o pessoal da região fala que não consigo passar.

    Uma Bandeirante Jardineira levando 14 pessoas passa, mas o caminhão 6x4 e a carreta com cargas bem leves (2 t e 8,2 t) dizem que não, isso que eu não entendo, a bandeirante passa e o 6x4 não.

    Não é por ser trilha estreita que caminhões não passam, até que as estradas são largas, tem é muita areia e áreas alagadas.

    Pensei em levar a carga pela balsa e o munck de 3 eixos 6x4 vai vazio pela estrada para tirar a carga no porto, mesmo vazio o pessoal da região fala que o 6x4 não passa.

    Mesmo sendo mais pesado que uma Bandeirante um caminhão 6x4 é mais alto, acho que traciona melhor pq tem 8 rodas nos eixos traseiros e motor mais potente. O Wilian falou para tirar os 8 pneus dos eixos de trás e colocar 4 para areia no caminhão munck 6x4, vou ver o preço para ver se vale a pena, mas acho que não, pois não vou mais usar esses pneus.

    Eu vou arriscar, vou esperar a época da seca daqui uns 3 meses, vou colocar a carga de 2t no 6x4, um snorkel para passar na água e arrumo uma toyota para puxar se o 6x4 se atolar são cerca de 30km e as toyotas fazem em 1:30 a 2:00 hs. Devo gastar no 6x4 um ´pouco mais e devo fazer esse trajeto umas 15 vezes. A carga é leve mas é grande, então vou ter que ir e voltar várias vezes, ou então faço um comboio.

    A camionete é para serviços diários no campo(areia e áreas alagadas), cidade e em rodovias. Queria um Jimny, mas achei muito pequeno.

    Então a questão da camionete é a seguinte: Uma nova S10 diesel 4x4(com snorkel) consegue passar aonde uma bandeirante(com snorkel) normal e sem maiores adaptações passa?

    O rfdex falou do Marrua no lugar da S10, eu já tinha visto um Marrua rodando, aquele veículo é o bicho. Mas muito lento no asfalto, acho que a velocidade máxima é de 100km/h. Vou fazer viagens longas e uma camionete "normal" acho que vai ser mais confortável. O pessoal está falando da Hilux, que na região fora de estrada que eu vou andar ela não esquenta como as outras.

    Vai ter que ser zero a firma só compra carro zero Então eu acabei de ver um vídeo falando que a S10 tem o maior torque(51) da categoria. Se não me engano a Hilux tem 36,7 de torque. Ainda não me convenci que a Hilux vai ser melhor.

    Obrigado
    Cleber
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário
    Entrada
    01/11/2013
    Local
    BRASILIA/DF
    Posts
    1,121
    Agradecimentos: 33
    Citação Postado originalmente por CleberV Ver Post
    Oi Glider,

    A camionete é para serviços diários no campo(areia e áreas alagadas), cidade e em rodovias. Queria um Jimny, mas achei muito pequeno.
    Cleber
    amigo compre um Frod Ranger XLS 4x4 2.2 ou 3.2 suporta até 800mm sem snorkel alem de ser a que mais carrega peso e arrasta peso. Fonte site doa Ford que se for para esse trabalho ai que voce falou.

  • #9
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Idade
    57
    Posts
    1,117
    Agradecimentos: 0
    Só falo uma coisa,, se um caminhão 6x4 atolar na areia, ,bandeirante nenhuma vai tirar ,atolar na areia é pior que no barro.
    Mas qualquer que seja sua escolha, e quando começar a realizar esse trabalho/aventura ,não deixe de postar muitas fotos , , não some não hem !!!
    4X4 Brasil
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #10
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Amigo, não existe almoço grátis. A simplicidade e rusticidade do Marrua ou da Bandeirante nenhum outro veículo oferecerá, mas realmente são mais lentos.
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #11
    caminhao 6x4 com guindaste a ainda vazio se atolar nao sai nunca mais, se for arriscar é melhor arriscar carregado, caminhao carregado traciona melhor.. mas se tem opçao d elevar de balsa e alugar tratores no local nao pense 2 vezes..
    4X4 Brasil
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #12
    Usuário
    Entrada
    02/03/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    56
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Eu sempre tive veículos da Ford, vou verificar as ficha técnica da Ranger.
    Cleber

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Eixos do caminhão Chevrolet C-60
      Por Bichero no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 27
      Última resposta: 09/10/2010, 19:01
    2. Motor OM 364 Caminhão em Bandeirante
      Por Marruda no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 0
      Última resposta: 06/07/2009, 15:29
    3. eixos de jimny em vitara
      Por mister_fly no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 16/03/2008, 17:13

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade