Olá, estou procurando um veículo 4x4, pois apesar de que o uso será praticamente urbano, mensalmente viajarei ao interior do Maranhão, região de Marajá do Sena (quem se interessar, procurar no youtube vídeos). Como também quero segurança em viagens, estou interessado nos que dispoem de ESC e TC. Porém, ao ler sobre a atuação desses sistemas no off-road, me apareceram várias dúvidas. Primeiro vou falar sobre o que entendi sobre os sistemas e me corrijam se eu estiver errado.

TC: como o próprio nome diz, atua basicamente controlando a rotação dos pneus. Por exemplo, em caso de um pneu rodando livre na lama, ele trava o mesmo o que faz a tração ser distribuída a roda do outro lado, o que seria muito útil para sair do atoleiro.

ESC: na verdade funciona como uma central de informações, monitora a ABS, EBD, TC e outro monte de siglas para o carro manter a trajetória.

Agora se eles funcionam assim, me expliquem os seguintes fatos:

1) O controle de tração pelas definições que encontrei substitui o bloqueio de diferencial, então por que ranger e Amarok tem TC e bloqueio e a S10 LTZ só tem o TC?

2) Numa situação off-road, o ESC seria prejudicial, pois o mesmo poderia cortar a potência do motor, então seria melhor desligá-lo, mas não haveria motivo para desligar o TC. Isso ocorre, por exemplo, nas Pajero Full, mas na S10 LTZ e Trailblazer ou se desliga só TC, ou os dois juntos. O que seria o correto a se fazer com esses sistemas em off-road?

E fugindo um pouco da dúvida, os diferenciais LSD e central tem utilidade real no off-road?