Pessoal,
Realizei meu sonho de comprar um jipe. O DOURADO foi adquirido no dia 26/12/2005 8)
Logo após a realização do sonho, vem o pesadelo. Fui à CPE de Brasília para a vistoria e... tudo bem! Não houve indício de alguma parte do jipão tenha sido objeto de roubo.
No entanto, fizeram uma série de observações que são aplicáveis a veículos mais novos:
Faltam:
1) Gravações da "VIS" nos vidros;
2) Etiquetas da "VIS"; e
3) Etiquetas ou gravação do ano de fabricação.
Observem que o meu Engesa é um PROTÓTIPO, construído em 2001 e, portanto, sujeito a uma legislação diversa da aplicável aos Engesas originais.

A "VIS", pelo que me explicaram, seria composta pelos dígitos do número dos chassis a partir do décimo dígito.
As etiquetas da "VIS" deveriam estar afixadas em alguns locais do veículo, entre eles, coluna da porta, conforme legislação vigente. Elas deveriam ter sido afixadas, segundo me foi informado, pelo fabricante. Ponderei que não há fabricante para protótipos, mas não fui ouvido...
Não tendo a quem recorrer, liguei para o Rosnell, da ENVESA, que me informou que a legislação, realmente, isenta os protótipos dessas exigências. Todos os Envesas estão sendo produzidos dessa forma e não há problemas com o DETRAN de Londrina.
Fui ao DETRAN-DF buscar informações e marcar uma vistoria. Mostrei o "SLIP de Vistoria" emitido pela CPE e apresentei o argumento do Rosnell. Marcaram a vistoria, mas ficaram de verificar a legislação vigente para confirmar se os protótipos são, realmente, isentos das exigências acima.
Gostaria de saber:
1) Se alguém conhece (e poderia citar) a legislação sobre protótipos para saber se são, realmente, necessárias as tais etiquetas "VIS", gravações nos vidros e ano de fabricação;
2) Meu Engesa tem faróis de milha voltados para trás, para serem utilizados em trilhas como faróis de ré. Não seria necessário utilizar capas neles para andar nas ruas? Ou é necessário retirá-los?
Obrigado a quem puder me ajudar.
