x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1

    Baixa quilometragem rodada - O que fazer para amenizar efeitos no motor




    Olá pessoal,

    Saio de casa com meu grand vitara de madrugada até o ponto de onibus. Este trajeto é de 3km, e no fim do dia, de volta pra casa, o mesmo acontece.
    Sendo assim, rodo cerca de 6km por dia.


    Estava lendo que essa situação é muito prejudicial ao motor, pois o mesmo não atinge a temperatura ideal e acaba por danificar algumas peças.


    Já soube que é aconselhável se rodar, no mínimo, 10km quando sair de casa, para que o motor atinja uma temperatura ideal.

    Pergunto:

    Será que existe um tempo mínimo para o motor ficar ligado e atingir a temperatura ideal, ou a mesma só é alcançada quando se roda pelo menos 10km ?

    O que tenho feito é , antes de sair de casa, deixar o carro ligado, enquanto vou abrir o portão. Deste modo, reparei que o carro fica ligado cerca de 13 minutos até o momento que deixo ele no estacionamento. Será que esse tempo é suficiente para o motor atingir a temperatura ideal ou terei que escolher um outro ponto de onibus mais distante para que o carro ande mais ?

    valeu.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #2
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Angelo.. tava sumido ! Tudo blz?

    A temperatura ideal, é a posição "padrao" do ponteiro de temperatura. Aquela que o ponteiro fica após o carro esquentar. O tempo para ele chegar lá, varia.. principalmente pela temperatura externa.

    Continuaria fazendo o que vc faz. Ligue o carro e deixe-o funcionando antes de sair (verifique o tempo para vc sair de casa com ele já na temperatura ideal). Quando voltar pra casa, a mesma coisa. Chega em casa e deixa ele ligado.. esquentando.

    OU então, deixa o carro em casa, parado e compra um bicicleta p esses 3km..

    abraços!

  • #3
    Usuário Avatar de GV3-2014
    Entrada
    04/05/2014
    Local
    campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    463
    Agradecimentos: 9
    Angelo,

    isto caracteriza um uso severo, troque o óleo do motor e o filtro de óleo na metade da km ou tempo, pois certamente seu óleo ficará contaminado e haverá a formação de borra/carbonização do motor.

    Ricardo

    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Olá pessoal,

    Saio de casa com meu grand vitara de madrugada até o ponto de onibus. Este trajeto é de 3km, e no fim do dia, de volta pra casa, o mesmo acontece.
    Sendo assim, rodo cerca de 6km por dia.


    Estava lendo que essa situação é muito prejudicial ao motor, pois o mesmo não atinge a temperatura ideal e acaba por danificar algumas peças.


    Já soube que é aconselhável se rodar, no mínimo, 10km quando sair de casa, para que o motor atinja uma temperatura ideal.

    Pergunto:

    Será que existe um tempo mínimo para o motor ficar ligado e atingir a temperatura ideal, ou a mesma só é alcançada quando se roda pelo menos 10km ?

    O que tenho feito é , antes de sair de casa, deixar o carro ligado, enquanto vou abrir o portão. Deste modo, reparei que o carro fica ligado cerca de 13 minutos até o momento que deixo ele no estacionamento. Será que esse tempo é suficiente para o motor atingir a temperatura ideal ou terei que escolher um outro ponto de onibus mais distante para que o carro ande mais ?

    valeu.
    GVIII V6 08/09, proteções inferiores Road Tech, ex-Grand Vitara - 4x4 A/T - 2013/2014

  • #4
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Tudo bem Rubens ? Pois é cara, tirei umas ferias e fiz umas viagens pelo estado do Rio mesmo.

    Já me disseram que aquele marcador ao qual você se referiu é relativo a temperatura da água do radiador e nesse caso não tem a ver com o problema citado. Ou seja, mesmo que aquela temperatura esteja com o ponteiro marcando no "meio" do marcador, o problema em questão é referente a temperatura do motor.

    Quanto a bicicleta eu até tenho, mas sair de casa as 04:30hs da manha de bike é meio complicado, até porque no final do dia eu tenho que pegar minha filha na escola e por esse motivo vou sempre de carro.

    abs



    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Angelo.. tava sumido ! Tudo blz?

    A temperatura ideal, é a posição "padrao" do ponteiro de temperatura. Aquela que o ponteiro fica após o carro esquentar. O tempo para ele chegar lá, varia.. principalmente pela temperatura externa.

    Continuaria fazendo o que vc faz. Ligue o carro e deixe-o funcionando antes de sair (verifique o tempo para vc sair de casa com ele já na temperatura ideal). Quando voltar pra casa, a mesma coisa. Chega em casa e deixa ele ligado.. esquentando.

    OU então, deixa o carro em casa, parado e compra um bicicleta p esses 3km..

    abraços!
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #5
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Olá Ricardo,


    pois é ....eu sei que isso caracteriza "uso severo".

    O que questiono é que o recomendado é andar no mínimo 10km. Eu queria saber se eu deixar o carro ligado por X minutos (quantos minutos ?) se isso pode corresponder aos 10km recomendado.

    Por exemplo: Será que deixar o carro ligado por 15 minutos (contando o tempo dele parado e andando) é a mesma coisa que andar 10km ?? Ou seja, é tempo suficiente para o motor chegar na temperatura ideal ?

    abs



    Citação Postado originalmente por GV3-2014 Ver Post
    Angelo,

    isto caracteriza um uso severo, troque o óleo do motor e o filtro de óleo na metade da km ou tempo, pois certamente seu óleo ficará contaminado e haverá a formação de borra/carbonização do motor.

    Ricardo
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #6
    Usuário Avatar de GV3-2014
    Entrada
    04/05/2014
    Local
    campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    463
    Agradecimentos: 9
    Angelo,

    Estive na concessionária esta semana e conversei sobre isto com o mecânico. Ele me disse o seguinte: "andar pouca quilometragem de cada vez (<tempo necessário para um aquecimento adequado do motor e circulação de todos os fluidos), todos os dias; ficar num transito como o de SP (anda/para); andar muito em estrada de terra e correr muito - são situações que configuram uso severo.

    Creio que para voce ter certeza de que o motor esquentou a ventoinha do radiador deve disparar, pelo menos a aguá atingiu a temperatura ideal. Se o seu motor for todo de aluminio ele esquenta mais rápido. Meu filho tem um gol 95 com bloco de ferro e o motor demora muito para esquentar comparando com o de aluminio.

    Sugiro que vc faça um teste para ver quanto tempo a ventoinha demora para disparar. Mas de qualquer modo penso que a troca em menor km é a melhor, e mais barata, proteção para o motor!!

    abs

    Ricardo

    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Olá Ricardo,


    pois é ....eu sei que isso caracteriza "uso severo".

    O que questiono é que o recomendado é andar no mínimo 10km. Eu queria saber se eu deixar o carro ligado por X minutos (quantos minutos ?) se isso pode corresponder aos 10km recomendado.

    Por exemplo: Será que deixar o carro ligado por 15 minutos (contando o tempo dele parado e andando) é a mesma coisa que andar 10km ?? Ou seja, é tempo suficiente para o motor chegar na temperatura ideal ?

    abs
    GVIII V6 08/09, proteções inferiores Road Tech, ex-Grand Vitara - 4x4 A/T - 2013/2014

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Olá pessoal,

    Saio de casa com meu grand vitara de madrugada até o ponto de onibus. Este trajeto é de 3km, e no fim do dia, de volta pra casa, o mesmo acontece.
    Sendo assim, rodo cerca de 6km por dia.


    Estava lendo que essa situação é muito prejudicial ao motor, pois o mesmo não atinge a temperatura ideal e acaba por danificar algumas peças.


    Já soube que é aconselhável se rodar, no mínimo, 10km quando sair de casa, para que o motor atinja uma temperatura ideal.

    Pergunto:

    Será que existe um tempo mínimo para o motor ficar ligado e atingir a temperatura ideal, ou a mesma só é alcançada quando se roda pelo menos 10km ?

    O que tenho feito é , antes de sair de casa, deixar o carro ligado, enquanto vou abrir o portão. Deste modo, reparei que o carro fica ligado cerca de 13 minutos até o momento que deixo ele no estacionamento. Será que esse tempo é suficiente para o motor atingir a temperatura ideal ou terei que escolher um outro ponto de onibus mais distante para que o carro ande mais ?

    valeu.
    De fato, rodar pequenos trechos sem atingir a temperatura ideal é prejudicial.
    Se você rodar mais durante os finais de semana já ajudará o carro.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    19/11/2014
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    66
    Posts
    5
    Agradecimento: 1
    Não sei quanto ao funcionamento do motor, mas ouvi dizer que o escapamento, mais nos modelos flex, menos nos motores à gasolina, quando não atinge uma temperatura, digamos ideal, acumula água no abafador de ruido (pela ação do catalizador), onde ali geralmente tem lã de vidro. Esta umidade vai levar a um início de corrosão que a longo prazo pode danificar o sistema de escapamento.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Pois é pessoal,
    como não tenho escolha, pois saio de casa as 4:30hs da manha, estou deixando o carro ligado por cerca de 10 minutos até sair de casa, depois quando saio com ele, a temperatura já está quase no meio, e vou até o centro da cidade (3km). No meio do caminho a temperatura já está no meio.
    Sendo assim, o carro fica ligado, no total, cerca de 15 minutos. Talvez isso não seja o ideal, mas é melhor que ligar o carro e sair logo com ele, desligando 5 minutos depois.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #10
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    carro parado ligado nao resolve, vc esquenta apenas o oleo do motor, varias partes do motor estarao frias ou mornas, todo conjunto de eixo, freios, cubos, e demais peças continuarao frias.

    o escape que é o primeiro ítem a se deteriorar nesses casos por acumulo de agua vai se deteriorar mais rapido pois acumula muito mais vapor dentro dele sem ter possibilidade de sair (que soh acontece quando vc acelera).

    para o sistema de injecao pouco importa, para o tbi, ficar parado esquentando oleo piora muito a sujeira, pois o vapor do oleo sobe com facilidade pela tbi e se acumula na parte da borboleta.

    o sistema de refrigeracao trabalhara com baixa eficiencia, ja que o radiador e toda parte ate chegar no motor de volta (incluindo reservatorio) vai estar frio, eqto o motor a mangueira e logo depois da bomba vai estar morno/quente. Ate a bomba empurrar tudo pode demorar muito, ja que motor parado nao esquenta tanto assim, ela pode trabalhar em meia rotacao ou nem trabalhar.

    Enfim, liga o carro e vai, 30 segundos antes e depois é o suficiente para estar ligado. Acelere suavemente durante o trajeto, mantenha pneus calibrados e seja feliz. Nada além disso.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Amigos,

    Se o criador do tópico me permite, gostaria de aproveitar o “gancho” desta belíssima troca de experiências que está se desenrolando para me esclarecer melhor sobre este interessante tema.

    Ano que vem pretendo adquirir meu primeiro SUV, diesel de 7 lugares. Vou utilizar o veículo apenas em viagens (quem sabe, uma a cada 2 ou 3 meses, em trajetos de 3.000 kms mais ou menos (ida e volta). Na cidade, eu e minha esposa vamos continuar utilizando nossos sedãs, até mesmo por facilidade de locomoção, estacionamento, conforto, agilidade, etc. Dessa forma, estamos prevendo que o SUV vai ficar muito tempo parado na nossa garagem.

    Isto posto, para minimizar os efeitos deste uso severíssimo, também peço conselhos de como deverei cuidar da viatura.

    Obrigado.

    Abs.

    E.T.: Olha, se desse para alguém passar um “be-a-bazinho” de procedimentos básicos no dia-a-dia, seria bem legal.
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Amigos,

    Se o criador do tópico me permite, gostaria de aproveitar o “gancho” desta belíssima troca de experiências que está se desenrolando para me esclarecer melhor sobre este interessante tema.

    Ano que vem pretendo adquirir meu primeiro SUV, diesel de 7 lugares. Vou utilizar o veículo apenas em viagens (quem sabe, uma a cada 2 ou 3 meses, em trajetos de 3.000 kms mais ou menos (ida e volta). Na cidade, eu e minha esposa vamos continuar utilizando nossos sedãs, até mesmo por facilidade de locomoção, estacionamento, conforto, agilidade, etc. Dessa forma, estamos prevendo que o SUV vai ficar muito tempo parado na nossa garagem.

    Isto posto, para minimizar os efeitos deste uso severíssimo, também peço conselhos de como deverei cuidar da viatura.

    Obrigado.

    Abs.

    E.T.: Olha, se desse para alguém passar um “be-a-bazinho” de procedimentos básicos no dia-a-dia, seria bem legal.
    Guarde os sedãs durante o final de semana e vá passear de SUV.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 11
      Última resposta: 27/03/2016, 16:20
    2. Respostas: 19
      Última resposta: 19/02/2014, 19:01
    3. Respostas: 18
      Última resposta: 25/05/2013, 13:45
    4. Quilometragem para fazer motor da Ranger 2.5
      Por aoliveira no fórum Ford
      Respostas: 66
      Última resposta: 30/11/2012, 16:46
    5. Quilometragem rodada real da viatura
      Por Gusgomes no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/03/2012, 18:13

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade