x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 18 de 18
  • #13
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,457
    Agradecimentos: 114



    Acho que não deve fazer muita diferença para o motor se vc anda pouco ou muito (3 ou 300 km por dia),quanto ao tempo de aquecimento na partida antes de sair com o veículo.
    O óleo lubrificante tem grau de viscosidade que varia e que justamente serve para compensar se o motor trabalha mais frio ou quente.
    A viscosidade dos lubrificantes não é constante, ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade mede a variação da viscosidade com a temperatura.Existe variação de viscosidade no óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura.
    Sei que em caminhões ou veículos de carga utilitários usados para o trabalho pesado (não os que só levam o motorista ao trabalho) é importantíssimo dar um (bom) pré aquecimento no motor para que o mesmo entre em regime de trabalho, pois aí sim pode-se dizer que o motor trabalha em regime crítico e severo.

  • #14
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Guarde os sedãs durante o final de semana e vá passear de SUV.
    Muito grato pela dica, meu caro ... Sim, ficarei muito atento a ela ... mas, o veículo ficará os demais dias da semana parado na garagem ...

    - Nestes dias de inatividade, existe algum sistema que merece cuidados especiais periodicamente?
    - Simplesmente ligar e deixar o veículo funcionando resolve? Durante quanto tempo? A cada quantos dias?
    - Tem algum local no motor, sistema elétrico, suspensão, mangueiras, ..., etc., que necessita de alguma inspeção mais periódica, pelo menos visual, que eu mesmo possa fazer?
    - Tem algum bico, ou mais, que necessitam de algum engraxamento mais periódico, nestes casos?
    - Calibragem dos pneus. Qual a ideal, nestes casos?
    - Manter o tanque cheio? Ou isso é irrelevante?
    - A turbina pode se ressentir dessa inatividade? Já sei que é um dos sistemas caro e que merece cuidados ...
    - Uso do 4x4. Já sei que os veículos não tracionados permanentemente requererem um acionamento do sistema periodicamente, num certo trecho ...
    - Etc. ... etc.

    Talvez as questões sejam extremamente simples ... peço aos mais experientes que não reparem e relevem a minha ignorância ... são dúvidas de um leigo (bem leigo, mesmo) em viaturas diesel ... mas que vai querer tratar a viatura com o máximo de cuidado possível ... e já quero ir aprendendo um pouco ... por isso já estou participando dos fórum já faz algum tempo ...

    Sei que são dúvidas que eu poderia até esclarecer junto a qualquer mecânico, ou mesmo junto ao pessoal da concessionária que irá dar assistência, ou até lendo o manual com muito cuidado (o que irei fazer, logicamente) ... mas dou muito apreço à opinião dos usuários experientes, estes, sim, é que sentem, ou já sentiram, a coisa na carne (ou melhor, no bolso, que é a parte mais sensível do nosso corpo, não é mesmo? Rsrsrsrs) ... penso que as pessoas inteligentes sofrem menos neste mundo, porque são humildes para ficarem atentos e aprenderem com a experiência dos outros.

    Forte abraço a todos.
    4X4 Brasil

  • #15
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    - Nestes dias de inatividade, existe algum sistema que merece cuidados especiais periodicamente?
    Deixar longe dos olhos de ladrões !

    - Simplesmente ligar e deixar o veículo funcionando resolve? Durante quanto tempo? A cada quantos dias?
    Não!, Ligar e nao rodar pode inclusive piorar, tem um topico recente onde explico isso, procure ai, basicamente vc nao aquece o motor nem sistema de refrigeracao nem fluidos, nem nada. Só gasta combustivel e polui.
    - Tem algum local no motor, sistema elétrico, suspensão, mangueiras, ..., etc., que necessita de alguma inspeção mais periódica, pelo menos visual, que eu mesmo possa fazer?
    Se o carro nao é nenhuma velharia podre, não precisa de nada.
    - Tem algum bico, ou mais, que necessitam de algum engraxamento mais periódico, nestes casos?
    nào
    - Calibragem dos pneus. Qual a ideal, nestes casos?
    Sim, mantenha o pneu calibrado o máximo indicado no manual, isso ajuda a mante-los redondos (com o tempo e o peso a tendencia da borracha é quadradar o pneu). Nao rodar tb faz o pneu murchar.
    - Manter o tanque cheio? Ou isso é irrelevante?
    Há quem fale para manter cheio e outros para manter vazio. O diesel de fato aglomera agua com facilidade, mas isso em grandes quantidades ou quando ha entrada de agua no sistema, o tanque do carro é um local bastante seguro, se vc nao vai usar combustivel adulterado, nao precisa desse problema, ademais, combustivel é perecivel, em media 30 dias já se deteriora, se vc vai usar pouco o carro, convem ter o minimo possivel de combustivel ruim no tanque qdo for rodar, portanto, assim que for viajar, bastara encher o tanque para diluir a porcaria o maximo possivel, se vc manter o tanque cheio, vai ter que gastar um tanque inteiro de porcaria, ou seja, vai dar muitas chances de dar problema e culpar o carro depois.
    - A turbina pode se ressentir dessa inatividade? Já sei que é um dos sistemas caro e que merece cuidados ...
    Nao poe a mao na turbina.
    - Uso do 4x4. Já sei que os veículos não tracionados permanentemente requererem um acionamento do sistema periodicamente, num certo trecho
    Ai depende do carro, alguns nao precisam de nada, outros precisam de pelo menos de vez em qdo ligar o 4x4 por alguns metros para lubrificacao do sistema, bastante rodar em linha reta perfeita por alguns metros (uns 50 a 100 metros é o suficiente).

  • #16
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Obrigado.

    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    - Nestes dias de inatividade, existe algum sistema que merece cuidados especiais periodicamente?
    Deixar longe dos olhos de ladrões ! ...
    Com certeza, meu caro ... talvez, a mais fundamental das dicas ... e pensar que tem gente que não valoriza este cuidado como se deve, porque pensa que o veículo está segurado ... e aí a perda pode ser muito mais relevante, deixando marcas indeléveis, não só para o usuário, como, principalmente, para os familiares e amigos ...

    Abs.

  • #17
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    Todos os motores modernos possuem uma peça chamada [rebimboca da parafuseta #sqn] VÁLVULA TERMOSTÁTICA.
    Essa válvula é a responsável por deixar certa quantidade de liquido refrigerante no bloco e cabeçote do motor, a fim de manter naquela parte do sistema a temperatura correta de funcionamento. A grosso modo pode-se dizer que a valvula trabalha entre 85 e 95 graus cálsius[variando um pouco de modelo à modelo de auto]. Abaixo de 85 graus nenhuma água sai do motor, a partir daí começa a troca de liquido e em 95 graus ela estará completamente aberta para troca de liquido refrigerante. Ela é importante para o funcionamento do motor pois garante que lá dentro as coisas fiquem na devida temperatura. Não importa se o motor está ligado a 10 minutos ou a 10 horas, a temperatura do motor será a mesma a partir do ponto em que a ventoinha liga. É preciso entender que essa válvula cuida da troca de calor do bloco e do cabeçote do motor a fim de que eles não superaqueçam e causem algum tipo de falha. O ponto em que a ventoinha é acionada [tanto faz se é o primeiro ou segundo estágio - caso exista] é o ponto em que a central eletrônica [antigamente o cebolão] entende que aquele liquido que está no sistema está improprio para refrigerar o motor, que aquele liquido precisa ser resfriado para conseguir cumprir sua tarefa, ou seja, o motor não atingiu sua temperatura de funcionamento quando a ventoinha ligou, ele o fez alguns minutos antes quando a termostático começou a liberar vazão de liquido frio para dentro do motor/cabeçote.
    Ciente disso, a menos que você more na Sibéria teu motor vai estar na temperatura de funcionamento muito antes de 10km rodados [desde que não seja em rodovia - o grande fluxo de ar dificulta um pouco o aquecimento], Angelo.
    A menos que você precise da eficiência do ar condicionado assim que sai de casa, eu não esperaria nada além de 30 segundos para sair. Ainda mais com o combustível no preço atual. Quanto ao desgaste do motor, até parado ele vai se deteriorar, garanta a troca de óleo frequente e que ele seja de boa qualidade. Troque o óleo a cada seis meses, mesmo que não vencer a quilometragem, a menos que utilize óleo sintético [sintético é diferente de semi-sintético], aí pode trocar com 1 ano. Pequenas viagens no fim de semana garantirão que os anéis dos pistões façam seu papel, algumas horinhas de estrada durante o dia resolvem o assunto .


    Enasor, poucas coisas você precisa fazer. A primeira eu diria é manter o tanque com pouco combustível [ainda mais se na sua região venderem aquela mistura de biodiesel e diesel], manter os pneus calibrados e ir ao shopping com o SUV no fim de semana. Agora, se por ventura ele for ficar uns 6 meses parado, sem ninguem pra dar atenção, aí será preciso alguns cuidados que estarão descritos no manual do veículo.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #18
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Todos os motores modernos possuem uma peça chamada [rebimboca da parafuseta #sqn] VÁLVULA TERMOSTÁTICA.
    Essa válvula é a responsável por deixar certa quantidade de liquido refrigerante no bloco e cabeçote do motor, a fim de manter naquela parte do sistema a temperatura correta de funcionamento. A grosso modo pode-se dizer que a valvula trabalha entre 85 e 95 graus cálsius[variando um pouco de modelo à modelo de auto]. Abaixo de 85 graus nenhuma água sai do motor, a partir daí começa a troca de liquido e em 95 graus ela estará completamente aberta para troca de liquido refrigerante. Ela é importante para o funcionamento do motor pois garante que lá dentro as coisas fiquem na devida temperatura. Não importa se o motor está ligado a 10 minutos ou a 10 horas, a temperatura do motor será a mesma a partir do ponto em que a ventoinha liga. É preciso entender que essa válvula cuida da troca de calor do bloco e do cabeçote do motor a fim de que eles não superaqueçam e causem algum tipo de falha. O ponto em que a ventoinha é acionada [tanto faz se é o primeiro ou segundo estágio - caso exista] é o ponto em que a central eletrônica [antigamente o cebolão] entende que aquele liquido que está no sistema está improprio para refrigerar o motor, que aquele liquido precisa ser resfriado para conseguir cumprir sua tarefa, ou seja, o motor não atingiu sua temperatura de funcionamento quando a ventoinha ligou, ele o fez alguns minutos antes quando a termostático começou a liberar vazão de liquido frio para dentro do motor/cabeçote.
    Ciente disso, a menos que você more na Sibéria teu motor vai estar na temperatura de funcionamento muito antes de 10km rodados [desde que não seja em rodovia - o grande fluxo de ar dificulta um pouco o aquecimento], Angelo.
    A menos que você precise da eficiência do ar condicionado assim que sai de casa, eu não esperaria nada além de 30 segundos para sair. Ainda mais com o combustível no preço atual. Quanto ao desgaste do motor, até parado ele vai se deteriorar, garanta a troca de óleo frequente e que ele seja de boa qualidade. Troque o óleo a cada seis meses, mesmo que não vencer a quilometragem, a menos que utilize óleo sintético [sintético é diferente de semi-sintético], aí pode trocar com 1 ano. Pequenas viagens no fim de semana garantirão que os anéis dos pistões façam seu papel, algumas horinhas de estrada durante o dia resolvem o assunto .


    Enasor, poucas coisas você precisa fazer. A primeira eu diria é manter o tanque com pouco combustível [ainda mais se na sua região venderem aquela mistura de biodiesel e diesel], manter os pneus calibrados e ir ao shopping com o SUV no fim de semana. Agora, se por ventura ele for ficar uns 6 meses parado, sem ninguem pra dar atenção, aí será preciso alguns cuidados que estarão descritos no manual do veículo.



    Excelente aula !!!

    Obrigado !.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 11
      Última resposta: 27/03/2016, 16:20
    2. Respostas: 19
      Última resposta: 19/02/2014, 19:01
    3. Respostas: 18
      Última resposta: 25/05/2013, 13:45
    4. Quilometragem para fazer motor da Ranger 2.5
      Por aoliveira no fórum Ford
      Respostas: 66
      Última resposta: 30/11/2012, 16:46
    5. Quilometragem rodada real da viatura
      Por Gusgomes no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/03/2012, 18:13

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade