Nunca ouvi sobre isso, mas quem sabe.
Que eu sei pra deixar os eletrônicos atuais mais confiáveis VC pode desativar as valvulas egr ao custo de poluirem um pouco mais.
Vc tem que se conformar que motores diesel atuais são bem menos confiáveis que os atuais a gasolina.
Se colocassem turbo teria desempenho e economia igual aos diesel.
Mas sera que tem como tirar toda eletronica e colocar mecanico?
depende do motor, já existem uns mwm sprint que eram eletrônicos e foram mecanizados, porém os mwm sprint, sempre foram mecânicos, e eles puseram a eletrônica neles, existem uns videos na internet sobre isso, procure por mwm 4.08,
Dimasi o motor que to falando e o 2.3 que Fiat vende atualmente no caso nao e so tirar toda eletronica e colocar bomba injetora mecanica e os bicos mecanicos?
Em adaptação tudo é possível. O problema é saber se o custo vale à pena.
Tecnicamente, qualquer motor diesel pode ser alimentado por uma bomba mecânica, instalando-a num suporte ao lado do motor, como se fosse um compressor de Ar Cond e acionada por uma correia dentada.
Os bicos é que podem necessitar de uma adaptação mais trabalhosa, com alargamento de roscas no lugar dos originais ou torneamento de buchas adaptadoras (que correm o risco de alterar o posicionamento do bico e, consequentemente a taxa de compressão e o direcionamento dos jatos, mas o motor irá funcionar).
Pode ser mais viável vender esse bloco e comprar um motor mecânico.