x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19

Tópico: Manômetro óleo

  • #1
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0

    Manômetro óleo




    Qual a utilidade pratica deste equipamento ( alem de medir a pressão do oleo .... ) ????

    ou seja Como seu uso pode me axiliar ou como tirara proveito deste equipamento ????

    Como instalar num CJ5 , motor opala 4cc ( GM151) ?????

    Obrigado

    []´s

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Como assim, normalmente quando se liga o motor a pressão do óleo é maior, depois durante o uso (com o motor em temperatura normal) esta pressão desce para o nível normal, ora, com o tempo vc se acostuma a examinar se a pressão estiver diferente do esperado é sinal que alguma coisa está errada e a menos que queira pagar para ver deve-se desligar o motor.

    Pressão em excesso indica algum entupimento, pressão abaixo do normal indica folga ou inicio de vazamento, pressão em zero motor esgotou o óleo e provavelmente começou a fundir.

    Na maioria dos casos a coisa não acontece de uma vez, dá tempo de vc acompanhar e parar antes que algum prejuizo maior ocorra.

  • #3
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela resposta , Jose !

    Como utilizo o Jeep pra trabalho de carga em estrada de terra não confio muito na luz de oleo ...alias nem sei se ela esta funcionando corretamente...então a necessidade do manometro de oleo pra evitar um desastre no motor .Acontece que NUNCA usei este equipamento e gostaria de aprender a "interpretar" a leitura e INSTALA-LO tbem.

    []´s

  • #4
    Valmor,
    Coloquei um Cronomac, (fundo de escala de 7Kg/cm²) é fácil de fazer.Vem com um adaptador(T) é só tirar a "cebolinha" , colocar o adaptador no lugar e colocar a "cebolinha" nele. Você fica com a luz espia funcionando e tem a opção do manômetro. Quanto aos valores o Afonso Carlos me passou o seguinte: "A pressão de oleo deve ficar em marcha lenta no minimo em 0.8 bar de pressão ou 20Psi e a mais uo menos 3000 RPM a mesma deve estar em torno de 3 Bar no minimo ou 43,5 Psi."
    Marcos

  • #5
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcos
    Valmor,
    Coloquei um Cronomac, (fundo de escala de 7Kg/cm²) é fácil de fazer.Vem com um adaptador(T) é só tirar a "cebolinha" , colocar o adaptador no lugar e colocar a "cebolinha" nele. Você fica com a luz espia funcionando e tem a opção do manômetro. Quanto aos valores o Afonso Carlos me passou o seguinte: "A pressão de oleo deve ficar em marcha lenta no minimo em 0.8 bar de pressão ou 20Psi e a mais uo menos 3000 RPM a mesma deve estar em torno de 3 Bar no minimo ou 43,5 Psi."
    Marcos
    Meu CJ5 tem motor opala 4cc , gasolina. O GM151.

    Na compra do manometro devo especificar então em QUAL VEICULO ( MOTOR ) SERA INSTALADO uma vez que necessita de um adaptador T para cada tipo de motor ????

    Outra duvida :
    Soube que existem Manometros de oleo mecanico ( que deve ser o que o Marcos mencionou ) e eletricos. Qual a diferença entre eles ?

    Obrigado

    []´s

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por valmor
    1- Na compra do manometro devo especificar então em QUAL VEICULO ( MOTOR ) SERA INSTALADO uma vez que necessita de um adaptador T para cada tipo de motor ????

    2- Soube que existem Manometros de oleo mecanico ( que deve ser o que o Marcos mencionou ) e eletricos. Qual a diferença entre eles ?
    Valmor, bom dia

    1- Vc pecisa dizer qual é o motor, ou pelo menos levar a cebola de óleo na loja para poder determinar qual a rosca que está no bloco do seu motor, assim pode-se adquirir o T correto.

    2- A diferença é a forma de leitura.

    No mecanico, o T deriva uma saída de óleo que passa por uma tubulação até o relógio no painel. Eu particularmente não gosto muito pois uma tubulação rompida é banho de óleo quente na certa.

    No eletrico/eletrônico, o T deriva uma saída de óleo para uma outra cebola, mas medidora que então leva o sinal para o instrumento no painel, como se fosse o medidor de temperatura ou quantidade de combustível. Eu particularmente prefiro esse.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Ok , Leopoldo , obrigado.

    Vou instalar num motor Opala 4cc.
    Quanto aos 2 sistemas , mecanico e eletrico , existe alguma vantagem de um sobre outro ? ( alem do possivel problema do rompimento de mang.)
    Os 2 apresentam a mesma precisão ???

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Vantagem? sempre um terá sobre o outro dependendo da instalação, espaço disponível, etc...

    No quesito precisão, depende sempre da "qualidade" do instrumento. Mas para colocar no jeep, não precisa ser feito para ler uma escala de milésimos de psi ou bar.

    Basta que vc adquira um de marca conhecida e que não seja xingling vendido por quilo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Vantagem? sempre um terá sobre o outro dependendo da instalação, espaço disponível, etc...

    No quesito precisão, depende sempre da "qualidade" do instrumento. Mas para colocar no jeep, não precisa ser feito para ler uma escala de milésimos de psi ou bar.

    Basta que vc adquira um de marca conhecida e que não seja xingling vendido por quilo.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    17/09/2003
    Local
    Santo Antonio da Platina/PR
    Posts
    425
    Agradecimentos: 0

    vou aproveitar o topico

    alguem ja utilizou um Hallmeter (medidor de mistura) com um multimetro? como faço? qual a escala? tenho um multimetro digital e gostaria de colocar pra ver como esta a mistura do meu motor.
    abraços

  • #11
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Qual ( ou quais ) seriam as marcas mais confiaveis do mercado ????

    []´s

  • #12
    Citação Postado originalmente por valmor
    Qual ( ou quais ) seriam as marcas mais confiaveis do mercado ????

    []´s
    Como disse o Leopoldo, não sendo Xing Ling...eu coloquei o Cronomac (paguei R$70 no velobakar ) mecânico, pq o meu jipe estava com 6 Volts (estou trocando tudo). Usei pouco acho que uns 10 km, e desmontei a viatura (ainda tá desmontada...) O pouco que usei não dá prá falar nada, mas funcionou legal. O cronomac é muito citado aqui no fórum, acho que vai achar muita referência.

    Marcos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade