x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de leonboschetti
    Entrada
    21/01/2009
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    36
    Posts
    120
    Agradecimentos: 0

    Mecânica Omega Australiano 3.8 - Projeto 4x4.




    Amigos, boa tarde.

    Gostaria da opinião de vocês e também saber se estou postando no lugar certo. Caso não, peço desculpas.

    Tenho um Omega Australiano 2000 V6 3.8 automático de 4 marchas que está na família desde zero, tesão de carro, forte, confortável, seguro, uma barcona.... Carro sempre muito bem cuidado e com um histórico de manutenção de dar inveja... Porem tem um problema é blindado com o nível 5, a blindagem mais pesada e antiga que existe. No carro já foi trocada toda a suspensão duas vezes, já fez revisão da blindagens algumas vezes e já está na hora de refazer tudo de novo onde irei gastar uma fortuna para deixar o carro zero de novo e ele só esta com 150 mil rodados. Foi dai que surgiu a ideia de usar o carro para outro projeto.

    Opção 1. Tenho um Opala 1979 e já pensei em transformar em um Opala Australiano V6 que acredito que ia ficar muito bom, pois a mecânica do omega esta zerada e fora todo o conforto que traz de cambio automático, dh, ar-cond e etc. Mas vou ter que cortar o carro inteiro...

    Opção 2. Montar um projeto 4x4 e ai que gostaria da opinião dos mestres do fórum.
    Pensei desde pegar um Cj, JPX ou F-75 e colocar todo o power-train e mais os acessórios ou até montar uma gaiola 4x4 com eixos de rural e etc.... Sei que a mecânica é muito resistente, é projetada para aguentar por volta de 400cv e roda somente com a metade dessa cavalagem, mas o que me deixa na duvida é toda a eletrônica envolvida. E sei que eletrônico e água não se dão bem.. rsrs

    Também tem a questão de acoplar uma tração nesse cambio, não tenho nem ideia se é possível.

    Por tudo isso que recorro a opinião dos senhores que são expertos em tudo isso.... Vale a pena?!

  • #2
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    colocaria tudo no opalao sem pensar 2x....
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #3
    Usuário Avatar de Punch
    Entrada
    30/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    41
    Posts
    247
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    colocaria tudo no opalao sem pensar 2x....
    Idem! Sem pensar meia vez.
    Grand Vitara 2.0 16v Mecânico

  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Já tá fumcionando o opala australiano ????

  • #5
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Monta tudo no Opala!

  • #6
    Usuário Avatar de leonboschetti
    Entrada
    21/01/2009
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    36
    Posts
    120
    Agradecimentos: 0
    Opaaa... pelo jeito o pessoal quer ver um Opala Australiano mesmo hahahaha

    Tenho muita essa vontade, acho que iria ficar muito bom esse bólido da chevrolet...hehehe

    Mas vamos lá, não quero fugir do assunto do forum que é falar sobre 4x4.

    Mesmo que eu não utilize meu o Omega para um projeto 4x4 e siga mais a linha do Opala Australiano, (mas a ideia de ter uma F75 ou um CJ5 com as medidas do CJ7 e essa mecânica ainda é bastante atraente...rsrs) vejo muita gente que não consegue sustentar um carro desse (Consumo de 3 - 3.5 na cidade, maioria blindado, manutenção cara e IPVA de importado) vendendo a preços bem convidativos para iniciar um projeto 4x4. Porque não é muito cogitada essa ideia?

    Sei que vão dizer que eu já respondi a minha pergunta lá em cima... MANUTENÇÃO. Mas a manutenção que eu me refiro é de todo o carro, menos do motor. Acho que 95% dos omegas no Brasil são blindados e com o passar tempo traz um gasto gigantesco de peças caras com suspensão, blindagens, carroceria, tapeçaria, tudo exatamente tudo tem que fazer e refazer em um carro blindado para você manter ele andando. Mas galera na mecânica (motor, cambio e diferencial) não lembro de eu ou alguém da minha família ter feito algo muito diferente das preventivas e algumas trocas por desgastes como bobina, retentor, correias e entre outros, mas nada que fuja de um motor 6 cilindros ou de qualquer outro de 150 mil rodados.

    Então queria saber se seria loucura minha usar essa mecânica em alguns exemplos de 4x4 que citei e também se teria a possibilidade do cambio aceitar uma tração e diferencial dianteiro (sou meio leigo nesse assunto)?

    Se tiverem mais dicas e ideias que não comentei aqui, manda!! Que são super bem vindas!!! hehehe

  • #7
    Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Posts
    950
    Agradecimentos: 0
    Esse motor é um Buick 3800 V6 de 90º que no Brasil vem com o GM 4L60E que é o mesmo câmbio da Blazer com Vortec 4.3 V6;

    O que pode fazer para diminuir a eletrônica é colocar um módulo programável para injeção(FuelTech, Pandoo, MegaSquirt) e um pro câmbio(EZ-TCU) ou tirar tudo do carro. Mas a saída do câmbio você precisará de uma flange para colocar uma caixa de transferência.

    Colocaria esse conjunto em um CJ3 ou CJ5 da seguinte forma:
    - 3.8L V6 aspirado (apesar de ter saído com SC nos EUA)
    - 4L60E
    - NP231 ou BW1354
    - Dana 44HP (Troller RF) dianteiro com 5.38:1 e ARB
    - Dana 44-3 (Ranger 3.0) traseiro com 5.38:1 e Detroit
    - 3Link dianteiro com Panhard com molas de Wrangler TJ e amortecedores monotubos
    - SOA com feixes de molas de Toyota bandeirantes ou Ranger ou Cherokee e amortecedores monotubos e Tbar
    - 35" ou 37"
    - Parte eletrônica original bem protegida ou trocada por Fuel Tech FT300 com EZ-TCU pro câmbio.

    Seguem tópicos para leitura.

    3800 Bible - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum
    The GM 4L60E Transmission - Novak Conversions
    The Buick "90 Degree" V6 Engine - Novak Conversions

    Ninguém disse que isso sairá barato.
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #8
    Usuário Avatar de leonboschetti
    Entrada
    21/01/2009
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    36
    Posts
    120
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    Esse motor é um Buick 3800 V6 de 90º que no Brasil vem com o GM 4L60E que é o mesmo câmbio da Blazer com Vortec 4.3 V6;

    O que pode fazer para diminuir a eletrônica é colocar um módulo programável para injeção(FuelTech, Pandoo, MegaSquirt) e um pro câmbio(EZ-TCU) ou tirar tudo do carro. Mas a saída do câmbio você precisará de uma flange para colocar uma caixa de transferência.

    Colocaria esse conjunto em um CJ3 ou CJ5 da seguinte forma:
    - 3.8L V6 aspirado (apesar de ter saído com SC nos EUA)
    - 4L60E
    - NP231 ou BW1354
    - Dana 44HP (Troller RF) dianteiro com 5.38:1 e ARB
    - Dana 44-3 (Ranger 3.0) traseiro com 5.38:1 e Detroit
    - 3Link dianteiro com Panhard com molas de Wrangler TJ e amortecedores monotubos
    - SOA com feixes de molas de Toyota bandeirantes ou Ranger ou Cherokee e amortecedores monotubos e Tbar
    - 35" ou 37"
    - Parte eletrônica original bem protegida ou trocada por Fuel Tech FT300 com EZ-TCU pro câmbio.

    Seguem tópicos para leitura.

    3800 Bible - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum
    The GM 4L60E Transmission - Novak Conversions
    The Buick "90 Degree" V6 Engine - Novak Conversions

    Ninguém disse que isso sairá barato.
    Opaaa....Pedro, obrigado pela ajuda, vou ver esse material que mandou!!

    Não tem como sair baratoo, ainda mais no Brasil!!! Qualquer projeto desse sai mais caro que um carro pronto. Mas na situação que estou, acho que qualquer direção que eu tomar eu vou gastar bastante (Opala X 4x4 X Geral no Omega)

    Tinha pensado em ir aos poucos, comprando algumas coisas aqui outras lá e assim que tivesse uma boa parte, iniciar o projeto.

    Essa configuração que você passou seria otimooo, ia ser jeep para a vida inteira, um monstro!!

    Pesquisei algumas ideias parecidas aqui no forum, encontrei bastante 4x4 (F-75, Rural, Engesa, CJ) com o powertrain do Opala Automático, bem interessante.

    Até montei uma listinha aqui com o que acho que poderia dar certo para um projeto inicial e depois ir aperfeiçoando.. Não está tão completa e nem tão detalhada quando a sua Pedro mas achei que poderia ser um ponta pé inicial..

    Vamos lá.

    - Motor 3.8L Buick/GM
    - Cambio Automático 4 marchas Overdrive 4L60E
    - Tração ai vou colar de você..rsrs NP231 ou BW1354
    - Pensei nos dif. dana 44 da F75 ou Rural (Ruim?)
    - Suspensão: Feixes de mola da bandeirante quem sabe uns ranchos
    - 33 ou 35
    - parte eletrônica original BEEEMMM PROTEGIDA!!!
    - Ar Cond, DH, Coluna de Direção, Bancos e etc do omega para completar.

    Bom isso é uma ideia que pode ser criticada!! hahahaaha

  • #9
    Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    47
    Posts
    178
    Agradecimento: 1
    Esse EZ TCU funciona com motor diesel antigo, para controlar o câmbio. Se funcionar era o que eu estava procurando.
    Aguardando quem sabe.

  • #10
    Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Posts
    950
    Agradecimentos: 0
    Você pode usar sem problemas os eixos de rural ou F75, seu conjunto sai bem mais barato e funcional, dependendo da qualidade que for executado, é jeep pra vida inteira também...

    Bandoleiro, o EZ-TCU trabalha independente do motor, ele só controla o câmbio automático eletrônico, nele você programa trocas de marcha entre outros aspectos.
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #11
    Usuário Avatar de Kako
    Entrada
    26/10/2004
    Local
    Franco da Rocha/SP
    Idade
    43
    Posts
    576
    Agradecimentos: 0
    Pedro bonadio,

    O acoplamento entre o motor e cambio (capa seca), e igual ao do vortec? Ex: se eu retirar um 4l60e de um vortec ele encaixa no 3.8, a parte traseira do motor tem a furação igual a do 4.3?

    E que o meu c/a e o do opala 3l30 e ele serve no 4.3, e no 4.1 sem flange, o 3.8 seria outra opção?

    Desculpa a intromissão,

    Abraço!
    Kako

  • #12
    Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Posts
    950
    Agradecimentos: 0
    Não, não tem nada a ver. Os 4.3 usam a furação padrão dos V8.
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 17
      Última resposta: 09/01/2022, 22:43
    2. Tamanho motor omega australiano x trailblazer v6
      Por jeep8 no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 0
      Última resposta: 28/08/2019, 13:58
    3. Motor 3.8 V6 do Omega australiano
      Por Pauloshop no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 0
      Última resposta: 13/10/2017, 21:42
    4. Respostas: 6
      Última resposta: 08/06/2010, 00:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade