x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56

    Modulo programável de injeção eletrônica diesel - Oportunidade de mercado.




    Lendo diversos relatos sobre problemas relacionados à eletrônica, a exemplo do Troller 3.2 TGV que entra inesperadamente em modo de segurança e nova Ranger em que tudo é interligado (se der problema no air-bag o motor não funciona...) chego à conclusão de que está na hora das empresas especializadas em injeção (Pandoo, Fueltech...) lançarem um módulo alternativo de injeção diesel, a exemplo do que fazem para motores à gasolina.
    Um módulo programável possibilitaria fazer qualquer motor eletrônico funcionar satisfatoriamente somente utilizando os bicos originais e alguns sensores essenciais (rotação, pms e posição do acelerador), possibilitando jogar um monte de parafernália inútil no lixo e, ainda, desvincular o funcionamento de air-bags, catalizadores e outras coisas inúteis para o off-road.
    Hoje quem constroi um protótipo, gaiola, ou adapta um motor, tem que manter o chicote elétrico e às vezes até o painel original para fazer o motor funcionar.
    Sendo programável dá a possibilidade de aumentar a potência, melhorar curva de torque e, eventualmente configurar para passar em inspeção veicular.
    Esses sistemas complexos das fábricas são muito bons para veículos novos, mas um dia esses jipes e pickups vão ficar velhos, problemáticos e depreciados o suficiente para serem utilizados em off-road pesado e provavelmente a melhor solução será a substituição da eletrônica original por algo mais simples, confiável e até mais barato do que recuperar o original.
    Quando criarem solução semelhante para gerenciar câmbio automático, as muitas pickups e SUVs semi-novos capotadas que estão nos ferro-velhos terão seu powertraim útil para adaptação e repotenciamente de jipes antigos, a exemplo do que acontecia há alguns anos atrás.

    Alô mercado, olha a oportunidade aí... Quem se habilita????

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Realmente seria uma boa idéia! Mas atualmente as empresas especializadas em preparação de motores estão reprogramando as centrais eletrônicas para aumento de performance, somente isso, quem sabe Walter alguém abraçe essa idéia, com o aumento de utilitários movidos à diesel essa informação vale ouro! Um forte abraço .

  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Herick, dê uma olhada no site dessas duas empresas que citei como exemplo. Não é só reprogramação. Eles fazem modulos programáveis que funcionam em praticamente qualquer motor injetado (otto) ou possibilita adaptar injeção em motores antigos carburados como vários GM 151 (Opala 4 cil) que rodam em jipes e carros de performance de rua. O módulo vai no painel do carro, com display que mostra a leitura de vários sensores e ainda permite ajustar determinados parâmetros de funcionamento, como mistura, ponto, curva de avanço, etc, com o motor funcionando (on the fly).


    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Realmente seria uma boa idéia! Mas atualmente as empresas especializadas em preparação de motores estão reprogramando as centrais eletrônicas para aumento de performance, somente isso, quem sabe Walter alguém abraçe essa idéia, com o aumento de utilitários movidos à diesel essa informação vale ouro! Um forte abraço .

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Herick, dê uma olhada no site dessas duas empresas que citei como exemplo. Não é só reprogramação. Eles fazem modulos programáveis que funcionam em praticamente qualquer motor injetado (otto) ou possibilita adaptar injeção em motores antigos carburados como vários GM 151 (Opala 4 cil) que rodam em jipes e carros de performance de rua. O módulo vai no painel do carro, com display que mostra a leitura de vários sensores e ainda permite ajustar determinados parâmetros de funcionamento, como mistura, ponto, curva de avanço, etc, com o motor funcionando (on the fly).
    Entendi perfeitamente Walter! O que quis dizer é que para motores Diesel não tem "ainda" os módulos programáveis exatamente como você falou tipo Pandoo ou Fueltech, eles trocam o "chip" , abração!

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Entendi perfeitamente Walter! O que quis dizer é que para motores Diesel não tem "ainda" os módulos programáveis exatamente como você falou tipo Pandoo ou Fueltech, eles trocam o "chip" , abração!
    Troca de chip é coisa da década de 90, vamos desvincular esse termo dos motores eletrônicos. O trabalho que é feito há muito tempo nas UCE originais chama-se REPROGRAMAÇÃO. Troca de chip só em aparelho celular...

    Por volta de 2009/2010 ouvi falar de um projeto de módulo independente pra motores diesel e estavam tentando modernizar um sprint 6 cilindros de silverado utilizando bomba de alta pressão, bicos e sensores dos sprint eletronic 2.8 das S10.

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Só para fins de curiosidade, em 2007 eu mandei repotenciar uma Parati 2003 na Nascar Chips e o serviço feito foi a troca de um circuito integrado (chip) do módulo da injeção e eu fiquei com o chip original (igual se faz com celular). O termo chipagem ainda é bastante usado no mercado de repotenciamento. Pode ser que nas UCE dos motores diesel eles prefiram reprogamar o do próprio carro, sem qualquer troca de componente.

    Elmer, a idéia que eu tenho em mente consiste em aproveitar apenas a bomba de alta e os bicos de um motor que seja originalmente eletrônico, acrescentando um módulo programável e alguns sensores essenciais ao funcionamento (rotação, PMS, acelerador, temperatura). Assim é possível abandonar o chicote e o módulo original que exige sinais de vários sensores que são voltados à redução de emissões (EGR, catalizador, DPF...). O sistema da nova Ranger, por exemplo, não funciona se não receber sinal do módulo do air-bag.
    Na Fenajeep desse ano ví uma gaiola 4x4 com todo o powertrain de uma pick-up diesel (não lembro se era Triton ou Hilux) e chamou a atenção o fato do painel original estar lá pendurado no cockpit.
    Tem muita pickup e SUV novos nos ferros-velhos que foram capotados pelos agroboys e essas sucatas deveriam fornecer seu powertrain para nossas adaptações e projetos off-road, como sempre foi no passado.

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Troca de chip é coisa da década de 90, vamos desvincular esse termo dos motores eletrônicos. O trabalho que é feito há muito tempo nas UCE originais chama-se REPROGRAMAÇÃO. Troca de chip só em aparelho celular...

    Por volta de 2009/2010 ouvi falar de um projeto de módulo independente pra motores diesel e estavam tentando modernizar um sprint 6 cilindros de silverado utilizando bomba de alta pressão, bicos e sensores dos sprint eletronic 2.8 das S10.

    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de Palozo
    Entrada
    22/11/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    73
    Agradecimentos: 0
    Lembrando a vocês que o Brasil ainda é uma país esculhambado (principalmente na política) e;
    Lembrando a vocês que essa esculhambação nos impede de ter acesso as tecnologia automotivas de ponta (pelo menos se você não tiver dinheiro para comprar um Land Rover 2014, terá que se contentar com AP mesmo ou coisa similar).

    Não me admira um inocente user publicar aqui a afirmação que diz: "não existem injeções programáveis para motor diesel".

    Por gentileza vá ao youtube e veja com seus próprios olhos

    Motor Cummins 6 cilindros, que saiu de fábrica "mecanizado" e sofreu modificação para receber a ECU programável STANDALONE

    Um Scania V8 rodando com injeção eletronica Adaptronic Super ECU

    Então permitam a minha correção: Não existem AINDA injeções programáveis para motor diesel nesta latrina chamada Brasil.

    Com o perdão da palavra, se você tiver kulhão para comprar uma dessas, seja inteligente e encomende também o scanner compatível com a central ou procure por uma que tenha auto-diagnose. As grand Cherokee 1993 tinham esse software e me parece que havia essa estratégia também no VW gol com injeção Bosh Jetronic (acho que o nome era esse), o que levava o proprietário a identificar os componentes eletro-eletronicos com o carro dentro da sua garagem. Resultado: o cara só procurava a Chrysler para comprar as peças. Mão de obra era zero. Cultura DIY tipicamente americana. Por fim a Chrysler "ficou esperta" e retirou esse programa das suas ECU.

    Veja aqui www.skynam.com/product.php?id_product=14 mais uma que inclusive está cotada em 3.628,00 euros. Caro, né? Mas para andar na moda tem que por a mão no bolso.

    mais uma
    Haltech - Engine Management Systems | Engine Management Systems

    e muitas aqui neste link

    www.autosportsensors.com/category/products-services/systems/engine-management-systems/

    Voce poderá encontrar algumas mais em conta no e-bay.

    Por fim às vezes eu lamento estar vivendo no Brasil, mas nessas horas eu uso meu cartão de crédito e a tristeza passa... kkkkkkk

    Grande abraço

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Desde que criei esse tópico, já se passaram quase 5 anos e, ao que parece, nenhuma empresa nacional ainda se aventurou a desenvolver um módulo programável genérico para common-rail.
    Alguém tem alguma notícia?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    16/12/2017
    Local
    Santo Antonio da Patrulha/RS
    Idade
    61
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Walter.

    Estou trabalhando nesse assunto, com foco um pouco diferente, mas sempre é bom trocar idéias.
    Como não posso mandar MP pelas regras do fórum, se tiveres interesse podes me mandar um email: jorgeflora18@gmail.com

  • #10
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Email enviado.

    Citação Postado originalmente por Jorge Engesa Ver Post
    Bom dia Walter.

    Estou trabalhando nesse assunto, com foco um pouco diferente, mas sempre é bom trocar idéias.
    Como não posso mandar MP pelas regras do fórum, se tiveres interesse podes me mandar um email: jorgeflora18@gmail.com

  • #11
    Usuário
    Entrada
    29/04/2009
    Local
    Teresópolis/RJ
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Resgatando o tópico, segue link de uma live agora dia quinze que o pessoal da uelTech fez e o assunto do diesel veio a tona:

    4X4 Brasil
    🚙 Pajero Sport 2.8 2000 "Panthro"

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Tiroleo Ver Post
    Resgatando o tópico, segue link de uma live agora dia quinze que o pessoal da uelTech fez e o assunto do diesel veio a tona:

    coloca mais 10 anos nessa conta...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Módulo injeção Eletrônica C20/Silverado
      Por Jackson Castro no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 10/02/2012, 21:02
    2. Vendo módulo de injeção programável DMT para qualquer modelo de carro!!
      Por Leosapy no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 07/11/2011, 08:25
    3. modulo de injeção programavel pandoo
      Por caio fonseca no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 12
      Última resposta: 11/05/2010, 14:36
    4. Injeção Eletrônica Programável - Pandoo - injete seu jeep!
      Por rubensx no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 112
      Última resposta: 17/03/2010, 23:14
    5. Jimny - Modulo de Injeção Eletrônica
      Por Fred Almeida no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/05/2008, 10:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade