x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1

    Mais um NOVATo a procura de um 4x4!! Ajudem por favor!!




    Bom dia GALERA do 4x4 Brasil!! Estive frequentando o site por algum tempo como visitante, e vi, que por aqui, como tem muita gente boa de resposta, eu poderia esclarecer algumas duvidas, e alem do mais fazer novos amigos, decidindo assim me cadastrar!!!!

    Bom galera, vamos ao que interessa. Sou novato na área do 4x4, mas sempre gostei muito de carros turbos, aspirados e tal....só, que cansei dessa vida, e como eu curto uma adrenalina, decidi partir pro mundo das trilhas!!

    É o seguinte. Estou iniciando agora nesse mundo do 4x4 (como já dito) e já me interessei muito!! Na verdade, sempre tive o sonho de ter ou um JEEP WILLYS ou um LADA NIVA!! Sempre foram carrinhos que eu curti!! Então, como agora, como diz a galera aqui, me sobrou algumas latinhas, decidi investir em um, portanto, estou num impasse cruel. Eu tenho na mão, uma graninha...algo em torno de 10 mil reais. Esse não seria o problema. Minha duvida é que perguntando a uma galera, que diga-se de passagem num manjam muito não de 4x4, tive várias respostas diferentes sobre o NIVA e o WILLYS. Eu, na verdade, já li muitos tópicos aqui, inclusive muito antigos até, sobre NIVEIROS e andei vendo que a galera num reclama quase nada do carro. Então, minha pergunta inicial é: Qual você me aconselhariam comprar? Willys ou Niva? Descrevo, que o uso, seria misto, porém, certeza que eu comprando um carro desses, num teria como não enfrentar as trilhas...assim, vamos tomar por base que o uso seria pra trilhas!!

    A minha segunda questão, depois de decidida essa fase, gostaria de saber se um carro desse quebra muito? Se eu fizer uma trilha, quais cuidados eu preciso ter após este uso!? Uma lavagem é suficiente? como eu faço essa lavagem? Tenho uma WAP (lavadora de alta pressão), será que uma boa jogada de água fica bom!?

    Outra curiosidade. Com esses 10 mil na mão, será que compensa catar uma carrinho, no caso de uma NIVA por exemplo, com um motor AP já?!
    Quais seriam os cuidados básicos que eu teria que olhar em um 4x4!? Pois pelo que vi pelos tópicos aqui, além dos básicos de um carro normal, para o 4x4 é diferente!!

    Gostaria de saber também, no que consiste esse Kit do tal de ROGERIO BACELAR, que pelo que fiquei sabendo, manja muito de NIVAS!!

    Bom, acho que de inicio eram essas as questões que eu tinha....por favor, me ajudem....vi que tinha muitos tópicos parecidos com o meu..mas não com a duvida específica..por isso decidi postar!!


    Um abraço desde já a todos, e no aguardo ansioso de respostas!!

  • #2
    Olá,
    também sou novato (acabei de comprar meu niva), mas espero poder te ajudar um pouco.

    1o. Qual carro?
    Realmente esta é uma grande dúvida e é fundamental que você saiba exatamente o que deseja. Inicialmente você escreveu que deseja um carro para uso misto, mas depois escreve que o uso seria para trilhas. Sugiro que você decida se a prioridade serão as trilhas ou se o uso será realmente misto.
    No meu caso, utilizo o carro no dia a dia (pego frequentemente estrada) e para passeios off-road. Portanto, procurei um carro que me permitisse realizar trilhas sem necessidade de um desempenho exemplar, mas que fosse capaz de superar os obstáculos. Além disso, um carro que não fosse extremamente desconfortável. Por isso escolhi o Niva. Esta é uma discussão complexa, mas normalmente que fala que o Jeep é muito melhor do que o Niva, tem um carro com ar condicionado e direção hidráulica na garagem .
    Entre na área relativa a estes carros e se informe sobre suas característica mais detalhadamente, leia os tópicos de seu interesse,...

    2o. Quebra muito?
    Isso é relativo. Afinal, se você desejar enfrentar trilhas pesadas e exigir um alto desempenho da máquina, seria "normal" algums avarias. É fundamental que você tenha consciência que a durabilidade dos sistemas esta diretamente relacionada ao desgaste, ao estresse ao qual é submetido. Portanto, mais uma vez, para responder esta pergunta com precisão, é importante ter certeza do uso que será dado ao carro.

    3o. Lavagem?
    Com certeza só a lavagem não é suficiente. O ideal seria além da lavagem, uma boa lubrificação.
    Todavia, a manutenção preventiva é fundamental.
    Ímagine só: você pega o carro, enfia no atoleiro, passa por erosões, quando o motor tiver bem quente , você entra na água ,... Não será uma lavagem que irá solucionar os problemas pós-trilha

    4o. Motor AP?
    Caso você decida pelo Niva, surgirá mais uma dúvida: qual motor seria o ideal? Nesse ponto, você terá que refletir sobre o combustível.
    - Muitos defendem a colocação de um motor a álcool. Eu particularmente não gosto do álcool. Embora nossa gasolina seja ruim, o álcool é pior ainda, não há controle efetivo da sua qualidade. Além disso, sua autonomia fica bastante reduzida. Mas isso é a minha humilde opinião.
    - O Diesel é uma boa opção, mas o custo é bem elevado e com 10K você não consegue. Também existe a discussão sobre qual motor seria o melhor e, pelo que tenho lido, o da Sportage turbo esta se comportando bem.
    - Por fim a gasolina. Dizem que o desempenho melhora muito com o AP a gasolina, principalmente o 2.0. Todavia, acho que o carro não foi feito para isso...
    Qualquer que seja a sua opção, eu acho que uma boa atitude seria procurar um carro inteiro (o que é difícil), com a mecânica realizada por um mecânico que entenda efetivamente e depois de conhecer melhor o carro, avaliar se compensa investir em um motor AP ($$$$$$$$).

    5o Kit do Rogério?
    É o kit utilizado para adaptação do motor AP.


    No meu caso, estou com um Niva com motor original e GNV. Para trilhas isso não faz sentido, mas considerando o uso que dou ao carro...
    Pego toda semana a Dutra e ando tranquilamente, posso viajar para locais que carros comuns não vão e fazer trilhas leves (no mínimo).
    Essa história de que no GNV o carro não anda é relativa. Dá uma lida no tópico que criei sobre o assunto. Com certeza há perda, mas não é tão grande quanto falam, basta vocÊ fazer a instalação em uma ofinica realmente boa (se não fazem m... ).

    Enfim, acho que você está no caminho correto, se informe mais, defina suas prioridades e conheça os carros, pois são muito diferentes.
    Espero ter ajudado
    Atenciosamente
    Ricardo

  • #3
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Jonnhy Brav,

    Bem vindo, se vc procura informação sobre 4x4, veio ao lugar certo !!!

    A sua perguta sobre qual 4x4 comprar, pode não parecer, mas é bem dificil de responder porque tem muitas variaveis que influenciam, mas basicamente vou dar a minha opinião e claro que muitos podem não concordar.

    Se você quer um 4x4 prá começar a fazer trilhas, sem dúvida vai de CJ, se vai usar também na cidade, aí o Niva pode ser uma alternativa melhor. Ambos tem prós e contras, a vantagem que vejo no CJ é que prá fazer trilhas, você tem mais opções de adaptações que o Niva, e acaba tendo uma performance melhor, mas tudo tem um custo. E falando em custo, vc vai achar desde CJ´s originais até os mais preparados prá trilhas, aí depende que quanto vc está disposto a pagar.

    Eu não acho que vale a pena comprar um CJ todo original e em mau estado de conservação para reformar, no final vc passa mais tempo reformando que aproveitando o carro sem falar que o custo final sai muito mais alto, prá vc ter uma idéia do que estou falando eu estou vendendo um CJ por R$ 18.800,00 que prá deixar do jeito que está devo ter gasto entre R$ 23.000,00 a R$ 25.000,00, mas na hora da venda não tem como não perder muito do que foi investido, isso faz parte.

    Na hora da compra, verifique sempre se os documentos estão em ordem, principalmente se for CJ e tiver o motor trocado, os CJ´s mais antigos não tem número de chassi e o que vai nos doc´s é o número do motor, se o motor já tiver sido trocado e isso não foi acertado no documento, é dor de cabeça na certa, se tiver o número do chassi e bater com o nº que está nos doc´s, beleza. Leva sempre alguém que conheça de 4x4 prá dar uma olhada no carro antes de fechar negócio.

    Basicamente é isso aí, do resto é pesquisar e procurar sem pressa, com a grana na mão sempre aparece um bom negócio.

    Boa sorte e em caso de dúvida, dá um grito aí que sempre aparece alguém prá ajudar.

    []´s

  • #4

    .

    Caramba galera....agradeço muito a vocês pela rapidade nas respostas!!

    Então, estava pensando e o veículo vai mais ser usado mesmo em trilhas!!

    Minha intenção mesmo era o NIVA ou o WILLYS. Quando falam CJ, CJ5..estão se referindo ao WILLYS!?

    Gostaria de que alguns NIVEIROS E POSSUIDORES DE WILLYS postassem aqui para dizer os prós e contras dos seus carros!!

    Agradeço mais uma vez,

    Abraços a todos!!

  • #5

    ?

    E ai, mais nenhum conselho galera?!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade