x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 33 de 33
  • #25
    Usuário Avatar de M@rtin
    Entrada
    06/11/2008
    Local
    Campo Limpo Paulista/SP
    Idade
    34
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0



    Poxa, que post interessante!! Quase oito anos com o pessoal discutindo o assunto. Porem existe um detalhe que não foi observado desde o início, mesmo com um sistema específico de vaporização o motor não será mais eficiente, pois o ciclo de funcionamento dos motores a gasolina é e sempre será de baixo rendimento, é simplesmente um fator construtivo do mesmo. Motores a jato sim, possuem um rendimento maior, mas não aplicável ao nosso uso. Isso considerando motores de combustão interna, não entrando em detalhes dos motores elétricos, com rendimento superior. Motores Stirling são motores que utilizam a diferença de temperatura para seu funcionamento, possuem um rendimento elevado e inclusive são utilizados pela NASA para funções onde não existe a possibilidade do uso de energia elétrica.

    Bom acho que fugi bem do assunto...

    O fato é que estes sistemas de "pre-vaporização" tem a função de melhorar o funcionamento de motores com combustíveis pouco voláteis, exemplo, os motores do jeep's CJ3-A possuem admissão descendente e seu coletor de escape divide a parede do coletor de admissão, dessa forma ao dar a partida em condições muito frias, seu sistema de escape aquecia o coletor de admissão muito rapidamente, facilitando a volatização do combustível e melhorando o funcionamento nesse primeiro momento.
    Após o motor estar aquecido essa volatização se da com maior facilidade, apenas adiantando o que já ocorre dentro do motor, com o pistão e camisa aquecidos, volatizando o combustível ao entrar em contato com os mesmos.

    Para exemplificar este efeito, o motor BF 161 possui coletores de admissão e escape opostos, ou seja, todo o cabeçote do motor precisa aquecer para que o coletor de admissão possa volatizar o combustível adequadamente. Por isso este motor, por mais bem regulado que esteja, quando esta frio "falha" ao acelerar, e após alguns minutos esse problema desaparece.

    Bom, já falei muito, espero ter ajudado e esclarecido alguns pontos abordados.

    Fica aí minha experiência,

    At.

    Martin.

  • #26
    Usuário
    Entrada
    01/10/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    52
    Posts
    24
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por M@rtin Ver Post
    Poxa, que post interessante!! Quase oito anos com o pessoal discutindo o assunto. Porem existe um detalhe que não foi observado desde o início, mesmo com um sistema específico de vaporização o motor não será mais eficiente, pois o ciclo de funcionamento dos motores a gasolina é e sempre será de baixo rendimento, é simplesmente um fator construtivo do mesmo. Motores a jato sim, possuem um rendimento maior, mas não aplicável ao nosso uso. Isso considerando motores de combustão interna, não entrando em detalhes dos motores elétricos, com rendimento superior. Motores Stirling são motores que utilizam a diferença de temperatura para seu funcionamento, possuem um rendimento elevado e inclusive são utilizados pela NASA para funções onde não existe a possibilidade do uso de energia elétrica.

    Bom acho que fugi bem do assunto...

    O fato é que estes sistemas de "pre-vaporização" tem a função de melhorar o funcionamento de motores com combustíveis pouco voláteis, exemplo, os motores do jeep's CJ3-A possuem admissão descendente e seu coletor de escape divide a parede do coletor de admissão, dessa forma ao dar a partida em condições muito frias, seu sistema de escape aquecia o coletor de admissão muito rapidamente, facilitando a volatização do combustível e melhorando o funcionamento nesse primeiro momento.
    Após o motor estar aquecido essa volatização se da com maior facilidade, apenas adiantando o que já ocorre dentro do motor, com o pistão e camisa aquecidos, volatizando o combustível ao entrar em contato com os mesmos.

    Para exemplificar este efeito, o motor BF 161 possui coletores de admissão e escape opostos, ou seja, todo o cabeçote do motor precisa aquecer para que o coletor de admissão possa volatizar o combustível adequadamente. Por isso este motor, por mais bem regulado que esteja, quando esta frio "falha" ao acelerar, e após alguns minutos esse problema desaparece.

    Bom, já falei muito, espero ter ajudado e esclarecido alguns pontos abordados.

    Fica aí minha experiência,

    At.

    Martin.
    Muito interessante a explicação Martin. Também tinha dúvidas quanto à vaporização. Na prática, como montar o sistema é barato (menos de R$80,00) resolvi experimentar. A gasolina é muito volátil (nem tanto quanto o álcool) e isso garante que ela se evapore com facilidade. A única explicação que encontrei para a economia que consigo é que a sonda lâmbda está detectando uma menor quantidade de oxigênio, diminuindo sequentemente a injeção de gasolina para compensar. Se deixar o sistema ligado por 5 segundos antes de dar a partida já percebe-se um pequeno afogamento, logo compensado pelos sistemas sensores do carro. O carro está bem silencioso, mais que o motor do Celtinha 1.0 do meu pai. Não fuma, não dá borra, não carboniza, não perde potência... pelo menos, a única mudança sensível é a economia medida diversas vezes. Sempre algo entre 13~15% do que sem o sistema. Também tenho uma dúvida... como seria injetar uma quantidade maior de vapor? Será que o carro funcionaria com um ou dois bicos injetores desligados? Bem, ainda tenho que tentar alguns experimentos e medir os resultados por pelo menos 3 meses antes de postar resultados. Vamos papeando

    Abcs.

  • #27
    Usuário Avatar de M@rtin
    Entrada
    06/11/2008
    Local
    Campo Limpo Paulista/SP
    Idade
    34
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Skandeer,

    É essa mesma a alma do negocio, ir testando e experimentando, sempre com cuidado pra não estragar nada e não ficar na rua por causa do experimento.

    Um bom exemplo de como um motor fica "limpo" por dentro é nos carros movidos a GNV, velas sempre limpas, válvulas sem carbonização, queima limpa, etc, etc, etc.
    E o sistema de gás possui um vaporizador parecido com o comentado, porem funcionando como regulador de pressão e vaporizador de gás, utilizando o calor do sistema de refrigeração do motor, para que nos momentos de necessidade, o gás não entre no motor "semi-liquido".

    Quanto aos bicos injetores, talvez possam funcionar como um sistema auxiliar, mas acredito que em um veículo carburado seria mais aplicável, pois não existe um sistema de controle eletrônico para entrar em conflito com este sistema "intruso".

    Para o sistema carburado o sistema funcionaria de forma semelhante ao GNV, com o evaporador produzindo gás de gasolina, um venturi antes da borboleta do carburador, e pronto, em um primeiro momento o motor funciona com o sistema normal, após aquecido, seria desligado o sistema original e utilizado o vaporizador.
    Lembrando que isso só seria possível se conseguíssemos gerar essa quantidade de vapor de gasolina.

    Meras suposições baseadas em nosso no-hall sobre o tema.

    At.

    Martin.

  • #28
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Eu já andei em minha moto 200cc originalmente a gasolina, somente no vapor de alcool, eu tinha até um vídeo no youtube da moto sem o tanque de combustivel funcionando só no vapor de etanol.
    Eu batizei esse sistema de MASE e ele foi replicado por diversos colegas Brasil afora.
    Aqui vai alguns videos:


















    Alguns estão até ganhando fama com meu invento...


    Fazer o quê...vai ver eu tenho parentesco com o Santos DUmont...he he he!



    Eu acabei não dando prosseguimento nos testes, pois quando comprei meu carro, comprei a diesel...mas ficou aí meu legado!
    4X4 Brasil
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #29
    Usuário
    Entrada
    01/10/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    52
    Posts
    24
    Agradecimentos: 3
    Basicamente minha aplicação é a mesma dos vídeos propostos. Economia máx de 15% e mínima de 13,8% utilizando gasolina vaporizada. Atualmente faço experimento com vapor dágua, aproveitando o respiro do motor como fonte de ar quente. Simples, troquei a gasolina por água. O tanquinho trás alguns bons benefícios: 1º retém os vapores de óleo na água, ou seja, grande parte do óleo que seria queimado na combustão fica "boiando" no tanque. 2º Imagine que grande erro é jogar ar quente na admissão. O vapor, ao passar pela água, perde grande parte da temperatura, aumentando assim a massa gasosa admitida. 3º O vapor dágua produzido serve para equilibrar a temperatura da câmera de combustão, além de aumentar um pouco a pressão interna. Com este experimento, já há 2 meses, tenho conseguido entre 8~12% de economia. Quero ressetar minha central também e repetir os testes com ela zerada.

  • #30
    Usuário
    Entrada
    20/12/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Oi Skandeer,

    Sei que é tarde, já passaram 2 anos mas teve alguma evolução no sistema?

    Abs

    Roberto

  • #31
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Pajerotr4 Ver Post
    Oi Skandeer,

    Sei que é tarde, já passaram 2 anos mas teve alguma evolução no sistema?

    Abs

    Roberto
    Camaradas do fórum, interessante desenrolar do tema, já antigo, mas até hoje não se vê uma implementação industrial. Será que é porque oferece economia de combustível? Temos uma empresa Canadense que em 2008 investiu no vapor de combustível e realmente conseguiu fazê-lo em escala industrial mas não temos nada depois de 2009 sobre o mesmo. Que funciona, funciona ! Mas ficamos limitados a construções caseiras, artesanais e subversivas. Sim, estamos indo contra o sistema com essa idéia. Economia é o que os mestres supremos do universo não querem, e que se dane o meio ambiente. MAS para aqueles simples mortais que sonham em ajudar o bolso e o planeta, Vamos seguir com o tema e quem sabe desenrolar algo que funciona e possa ser replicados pelos companheiros em suas viaturas. Hoje temos o "quinto bico", ultrassom e outras novas traquinologias a nosso dispor e a valores acessíveis. Fico feliz de ver um camarada no fórum injetar o vapor de combustível e sua TR4 responder com economia, e fico triste de ver meu Tracker / Grand Vitara responder mal con qualquer implementação que se tente junto a injeção. Já consegui fazê-lo funcionar com 100 % no vapor, desligando os bicos manualmente, mas o fator segurança me impediu de fazer testes que me dessem números de consumo. Parei tudo a alguns meses mas não parei de pensar e até aprimorar o projeto usando idéias já antigas como HCS e reator Chambrin. Infelizmente o TRacker / Grand Vitara não me ajuda a desenvolver o sistema em conjunto a injeção, até o Injet Control que é um enganador de sonda não funciona nesse carro. faz 8 Km por litro e ignora qualquer ajudinha que se implemente. Eita japonês orgulhoso. Mas se eu tiver novidades posto aqui, quem sabe melhoramos juntos esse sistema e possamos desfrutar de uma viatura que nos dê ainda mais alegrias...

  • #32
    Usuário
    Entrada
    26/01/2018
    Local
    Serra Talhada/PE
    Idade
    57
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Informação

    Citação Postado originalmente por Skandeer Ver Post
    Olá Renato,

    Vou ver se consigo postar umas fotos por aqui, mas não é nada de mais... imagine um borbulhador de aquário (12Volts) jogando ar para dentro de uma garrafa (através de um tubo que vai no fundo da garrafa) e esta tem uma saída para a admissão (borboleta - ou seja, um tudo conectado ao alto da garrafa, coletando ar+vapor = a gasolina evapora-se facilmente graças a sua volatilidade). Um terceiro furo (que possa ser fechado de forma preferencialmente hermética, para não vazar vapor) serve para repor a gasolina. No youtube tem vários vídeos com o dispositivo: basta procurar por vapor de álcool ou de gasolina. Realmente funciona... o desafio é montar o aparato de forma segura e funcional, visto que tudo ainda é na base do improviso.

    Amigo boa noite.
    você poderia me dar uma ideia sobre aquecer o álcool usando áqua quento que retorna para o radiador. Colocando tudo de cobre dentro do reservatorio e fazendo o retorno para o sistema. Assim aqueceria o álcool no reservatorio e ele sendo vaporado faria o mesmo esquema que se faz com vapor de gasolina. No caso do álcool vaporizado a economia seria melhor do que com gasolina, que não precisa exatamente ser aquecida. teria condições fazer assim?

  • #33
    Citação Postado originalmente por M@rtin Ver Post
    O fato é que estes sistemas de "pre-vaporização" tem a função de melhorar o funcionamento de motores com combustíveis pouco voláteis, exemplo, os motores do jeep's CJ3-A possuem admissão descendente e seu coletor de escape divide a parede do coletor de admissão, dessa forma ao dar a partida em condições muito frias, seu sistema de escape aquecia o coletor de admissão muito rapidamente, facilitando a volatização do combustível e melhorando o funcionamento nesse primeiro momento.
    Após o motor estar aquecido essa volatização se da com maior facilidade, apenas adiantando o que já ocorre dentro do motor, com o pistão e camisa aquecidos, volatizando o combustível ao entrar em contato com os mesmos.
    mas aí já é característica de projeto, tudo com a devida segurança da operação levada em consideração pelos engenheiros, além do combustível ainda chegar ao carburador na fase líquida ao invés de pré-vaporizado por meio de um dispositivo intermediário e mais suscetível a explosões e incêndios

    no mais, os únicos combustíveis que podem ser admitidos pelo motor em estado de vapor sem prejudicar a segurança são aqueles que já se encontrem vaporizados à temperatura ambiente, como o gás natural

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade