Vi diversos tipos de tração nas quatro rodas com diversas formas de ligar.
Há carros nos quais a tração é ligada de dentro, mesmo em movimento, bastando, para isso, mover uma alavanca ao lado do câmbio. Dizem que é o mais avançado que tem, mas que costuma dar defeitos caros de corrigir. É verdade? O que esses carros têm de diferente dos outros? Quais jipes usam esse tipo de tração?
Outros, necessitam ligar a roda manual primeiro, em cada roda, depois, de dentro do carro, a gente liga a tração nas rodas dianteiras por meio de uma alavanca ao lado do câmbio. Esse grupo é dividido em outros dois subgrupos: os que têm limite de velocidade com tração nas quatro e os que não têm limite de velocidade com tração nas quatro. Dizem que é um sistema mais robusto (ou mais antiquado mesmo?). É verdade? Que carros utilizam esses dois sistemas?
Tendo em vista que os jipes são completamente alterados, como identificar qual é o tipo de tração que ele tem, principalmente, como distinguir um jipe que tem limite de velocidade com tração nas quatro e os que não têm?
Se houver limite de velocidade e o usuário não souber e ultrapassá-la... o que acontece?
Obrigado.