Fala Alex!
Conseguiu regularizar? Estou com uma SW4 na mesma situação.
Essa sua viatura está bem bonita!
Abs,
Igor
Versão Imprimível
O jeito e arrumar um despachante que resolva isso pra ti ( $$$ ). Ha varios que fazem. Se for tentar fazer sozinho, tenha as notas ( ou arrume umas ) de compra E instalação. Isso pra nova altura de suspensão...
Sobre os pneus/rodas: Não tem jeito, NÃO da pra legalizar. Pelas normas vigentes no momento, não e permitido aumentar as bitolas dos eixos ( rodas/pneus pra fora dos paralamas, offset diferente das rodas originais, espaçadores etc... ), não e permitido alargar paralamas ( alargadores de paralamas ), aumentar diametro externo do conjunto pneu e roda, usar pneus pra fora dos paralamas etc etc.
O que acontece e o seguinte: Ha lugares em que tanto policiais quanto o pessoal do inmetro e dos CRVA's desconhecem algumas das normas ( incrivel nao? pois e... ) e ai algumas coisas passam. Em outros casos, os despachantes dão um "jeitinho" e conseguem facilitar algumas coisas.
Varia muito de cidade pra cidade, então recomendo que se não deu na sua, parta pra outras.
O modo mais facil e barato e por um jogo de pneus e rodas nas medidas originais, legalizar a altura da suspensão ( mesmo que errada, pois com seu jogo de pneus a altura vai ser outra ) e voltar aos seus pneus e rodas. Se um dia a policia te parar e falar algo sobre teu conjunto, de uma de bobo e diz que não sabe de nada, fez inmetro e boa ( seja muito educado, paciente e "burro"). A maioria não sabe que pneus maiores e alargadores de paralama não pode. Vc andando certinho sem chamar tanta atenção e não estando com os pneus muito pra fora ( use alargadores razoavelmente de tamanho suficiente ) eles não te param nao.
Lembrando que isso e uma opinião minha baseada nos 4x4 que ja tive todos beeeem altos, pneus "grandes" e pra fora etc e tal somado a alguns conhecimentos de legislação que tenho, e conhecidos que trabalham com isso. E claro, varias experiências minhas com isso. O maior problema mesmo e na hora da vistoria ( compra e venda por exemplo ). Mas nesse pais, tudo se da um jeito, infelizmente tem de ser assim.
Boa sorte, abraço.
Pessoal , legalizei minha picape .
Levei no detran ja com pneus pequenos (dentro do limite original e cx de rodas , consultei um agente do detran antes) , checaram tudo e fui reprovado por suspensao e iluminacao , e encaminhado para fazer inmetro .
Fiz inmetro (R$ 550,00 - Salgado , hehe) , levei o laudo do inmetro no setor de vistorias no detran , refiz a vistoria e desta vez fui aprovado (com restricao , troca de placas e lacre) .
Ainda nao saiu o documento , mais vai sair alteracao de suspensao e iluminacao no doc , assim nao tenho tantos problemas com blitz .
Essa semana volto meus 315 , 3 dedos para fora do paralama , e vou andar tranquilo .
Amigos reativando om tópico
E agora , como iremos fazer ?
É pessoal, resolveram "escrafunxar" a resolução 292 art.8 e fazer valer a tal lei que proíbe alteração de conjunto pneu x roda. Nem alteração para maior e menor em roda nem maior e menor nos pneus que saíram originais de fábrica. E pelo que parece isso virou "MODA" nas barreiras da PRF. Acharam uma "brechinha" e estão fazendo valer a lei "ridicula" que estipula medidas originais de pneus, bem como outras alterações. Como nosso mundo 4x4 é vasto em modificações, quem é que não modificaria simplesmente para melhorar o desempenho de um veículo misto (on/off) road?? Eis a pergunta que não quer calar!!
No meu caso tenho uma toy band cuja medida original é o bendito pneu 6.70 no aro 16. Ora bolas! será possível que terei que andar com aqueles magníficos pneus?? Estou rodando com 35. Sempre rodei. Tem 4 anos. Nunca houve sequer problemas com isto. Mas conseguiram mais uma vez encontrar uma forma de "ARRECADAR" para os cofres públicos. Inclusive nem abordaram sobre essa questão quando tive que fazer a vistoria de transferência em 2013 e a outra vistoria por mudança de Cor. De lá pra cá passei por 2 vistorias e sequer colocaram em pauta esse detalhe que até então nunca imaginaria a proibição de pneus maiores que a meu ver são até mais seguros que um Mísero pneu 6.70
Conversei com Vistoriador do inmetro não soube nem me orientar sobre essas mudanças. Falou um monte de baboseira sem fundamento e fiquei na estaca zero. O despreparo é tão grande que nem os despachantes estão sabendo de nada. E a policia muito eficiente está fiscalizando e por "MODA" parando todos as pickup´s e jipes e vistoriando TUDO! com Apreensões em vários estados do Brasil. Pois bem, o alarde foi espalhado e quem fez alteração ou volta para a pré história usando o 6.70 no meu caso ou terá que comparecer ao Guichê. Minha indignação é a forma como estão agindo. E a completa Ignorância de quem regulamenta esse tipo de alteração. Colocando o cidadão encurralado. Sem saber o que fazer.
De fato nunca cobraram os pneus maiores pois nunca tiveram em mãos os manuais para saberem as medida originais, mas pelo que parece, eles agora estão munidos desses tais manuais dos fabricantes, e estão cobrando o que está na 292. Quando eu legalizei a alteração da suspensão da minha F1000, no inmetro o engenheiro mandou que eu fosse com os pneus originais, pois não poderia vistoriar com os 33" que eu usava na época.
Estou há 2 anos com 35" e nunca tive nenhum problema nas fiscalizações, porém agora ando preocupado com isso pois não sei aonde andam fiscalizando. Sei que em GO, MT e MS a PRF está forte, aqui no RS não vi nada ainda. Mas nesses estados o pessoal anda abusando, usando picapes muito mexidas sem nenhum ajuste de documentação, e com isso a PRF está apertando o cerco.
Sobre alteração de pneus, um amigo eu quando comprou a F75 dele, tinha a alteração de pneus nos documentos, porém quando ele transferiu o detran simplesmente apagou essa alteração do prontuário, mas manteve a alteração da suspensão. Em resumo, quando a resolução passou a valer o detran eliminou na troca de propriedade pois somente o proprietário anterior tinha o direito adquirido, o novo não tem... Coisas do Brasil...
Eu tenho pensado em legalizar o Jimny mas fica sempre a dúvida em relação aos pneus. Como mencionado em um grup de Whatsapp que participo, está na hora dos clubes de jipeiros se unirem e irem atrás do DETRAN.
Pessoal.
Precisamos de criar um grupo, cooperativa clube ou sei lá oque, e entrar na justiça com uma liminar para derrubar esta portaria sobre a proibição de pneus e rodas maiores. Isto tem que ser feito de maneira formal e legal. Não dá pra ficar na improvisação. No meio deste monte de jeepeiros e picapeiros deve ter um monte de advogados competente para isto.
Pois é pessoal. Sou de Belo Horizonte e o negócio esta feio aqui em Minas, estamos sempre sabendo de um ou outro que foi apreendido por este motivo. Fizeram um abaixo assinado a pouco tempo que eu inclusive assinei mas não deram mais nenhuma noticia sobre o andamento. Não vejo o porque da policia estar criando tanto caso com isto..
Taí o motivo.
Policiais sao presos por cobranca de propina em rodovias que cortam o Triangulo Mineiro | Triangulo Mineiro | G1
[QUOTE= .... Não vejo o porque da policia estar criando tanto caso com isto..[/QUOTE]