x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1

    Roda Livre, Bloqueio no eixo, eixo flutuante... O que é isso




    Pessoal,

    Estou querendo realizar um sonho de 17 anos e entrar para o mundo 4x4. Obviamente, não tenho a menor experiência no assunto e, agora que estou tentando comprar um Jeep, fico cheio de dúvidas quanto ao que um Jeep TEM que ter para pegar umas trilhas médias.

    - O que é esse negócio de roda livre? É importante que se tenha? Para que serve?
    - E o eixo flutuante, bloqueado (ou outro que existir). Para que servem? São importantes também?
    - O que mais valoriza um Jeep na hora da compra?

    Obrigado a todos!!

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,657
    Agradecimentos: 50
    Bem vindo ao fórum, pra encontrar respostas e várias opiniões sobre suas dúvidas comece pelo campo ali em cima da tela pois o fórum tem uma grande quantidade de informações sobre esses assuntos, então vc pega qualquer tópico que a pesquisa te mostrar de interessante e pode dar continuidade nele.

    1[]

  • #3
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    50
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Roda Livre, Bloqueio no eixo, eixo flutuante... O que é

    Citação Postado originalmente por FábioGondim
    - O que é esse negócio de roda livre? É importante que se tenha? Para que serve?
    - E o eixo flutuante, bloqueado (ou outro que existir). Para que servem? São importantes também?
    - O que mais valoriza um Jeep na hora da compra?
    Grande Fábio!!!

    Não repara não... Às vezes as perguntas simples, o pessoal não tem "tempo" de responder... Brincadeira...

    Roda-livre é uma espécie de cubo que fica na ponta de eixo dianteira, a função dela é engatar e desengatar os semi-eixos, que estão ligados ao diferencial. Dessa forma, quando vc pegar uma estrada boa, e estiver em 4x2, pode desengatar, deixando a roda "livre", sem girar o diferencial. Existem modelos automáticos e manual, sendo as 2ª a mais robusta.
    Eixo flutuante é o dianteiro dos Jeeps, o traseiro originalmente não é. Consiste em um cubo de roda flutuante, que não possui ligação direta com o semi-eixo, onde essa ligação se faz por uma flange, ou mesmo uma roda-livre. Esse tipo é o mais resistente.
    Bloqueio de diferencial é um mecanismo que trava o diferencial, fazendo com que ambas as rodas do mesmo eixo girem juntas. Existem vários modelos, automáticos, pneumáticos, deslizantes e com engate manual.
    O que mais valoriza um Jeep? Depende do seu gosto e do seu conhecimento. Eu dou mais valor à uma mecânica em ordem do que à aparência. Outros preferem um jeep "lisinho", mesmo que seja de massa, do que à itens como freio à disco, direção hidráulica, eixos, câmbio e motor em ordem, tipo de motor e periféricos, guincho, etc... Um jeep todo embonecado, pintadinho, com estribos cromados, "gaiola" de plástico cromado, faroletes, rodão, bancos de algum carro importado, etc. e com motor BF-161 vazando, pedaleiras e freios originais, pode custar o mesmo, ou até mais, do que um jeep com mecânica moderna, mais potente, equipado com itens funcionais, etc... Resta saber o uso que vc pretende dar ao veículo.

    []'s

  • #4
    E o tal do SPOA? Me esqueci de perguntar...

  • #5
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    50
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por FábioGondim
    E o tal do SPOA? Me esqueci de perguntar...
    Fala Fábio!!!

    SPOA (Spring Over Axle), coisa de gringo, quer dizer molas sobre os eixos. SPUA é molas embaixo do eixo, como original dos Jeeps. O pessoal fala em fazer SPOA, pra ganhar mais altura no jeep.

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    75
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por FábioGondim
    E o tal do SPOA? Me esqueci de perguntar...

    Fabio, aki no forum temos uma norma.

    Sobre spoa só o Bill responde.Manda uma mp pra ele.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7

    Re: Roda Livre, Bloqueio no eixo, eixo flutuante... O que é

    [quote="Giovani"]
    Citação Postado originalmente por FábioGondim
    Bloqueio de diferencial é um mecanismo que trava o diferencial, fazendo com que ambas as rodas do mesmo eixo girem juntas. Existem vários modelos, automáticos, pneumáticos, deslizantes e com engate manual.
    E para que serve as duas rodas girarem ao mesmo tempo? Já ouvi até dizerem que chegam a soldar os semi-eixos para ficarem permanentemente bloqueados. Isso é bom? Qual é o melhor tipo de bloqueio?

    []s curiosos.

  • #8
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    50
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Roda Livre, Bloqueio no eixo, eixo flutuante... O que é

    Citação Postado originalmente por FábioGondim
    E para que serve as duas rodas girarem ao mesmo tempo? Já ouvi até dizerem que chegam a soldar os semi-eixos para ficarem permanentemente bloqueados. Isso é bom? Qual é o melhor tipo de bloqueio?
    Fala Fábio!!!

    Simples, se uma roda fica no ar, quando vc cruza uma vala por ex., só ela vai girar, pois o diferencial vai mandar toda a força para a roda que tem o menor atrito. Aí vc fica parado... Se vc tiver uma roda de cada eixo no ar, ou com pouco atrito no solo, vc não sai do lugar, mesmo com 4x4 e reduzida engatadas. Aí entra o bloqueio... Uma vez já falei que um 4x4 não passa de 4x2, à menos que tenha bloqueio nos 2 diferenciais...
    O melhor tipo, na minha opinião é o de engate manual, o Ox-Locker. Mas é importado e caríssimo. Muito utilizados são os ARB, com engate à ar. Outro modelo, o automático, funciona de forma inversa, ficando permanentemente bloqueado, quando se anda em linha reta, fazendo uma compensação nas curvas. Essa "compensação" gera barulho, faz uns "claks" em toda esquina. A ENSIMEC produz esse, mas existem outros fabricantes nacionais que também tem similares. Esse eu tinha no meu Jeep. Não é tão caro e faz muito bem o serviço. Mas causa desgaste de pneus e aumento do consumo.

    []'s

  • #9
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    50
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Esqueci de falar do deslizante.

    Esse modelo vem original de fábrica em várias Pick-ups. Consiste num conjunto de discos estriados, montados junto com as planetárias do diferencial, pressionado por molas. Sua função é "frear" o semi-eixo que está girando mais que o outro. Funciona como uma embreagem. Seu percentual de bloqueio varia, uns dizem que atinge 70%, mas tenho dúvidas... Isso quer dizer que, num barrinho leve, ou uma erosão que vc passe um pouco mais rápido, ele vai ajudar, mas quando o bicho pegar mesmo, travando uma das rodas, ele vai deslizar e perder o efeito. Além disso, com o desgaste dos discos, o percentual de 70% vai baixando até chegar a 0%!
    Ah sim, soldar também funciona, mas é pra quem tira o Jeep de cima da carreta e larga no barro. Já usei o dianteiro soldado... Na 1ª trilha moeu a ponta de eixo, cruzeta e munhão... :P


    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de w@ldo
    Entrada
    24/01/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    322
    Agradecimentos: 0
    É isso ai...
    Roda Livre, popularmente no fórum chamadas de RL, são absolutamente necessárias, de preferencia para RL manual, ou seja, aquelas que você deve girar a borboleta para engatar a roda nos eixos,
    8) no caso dos Flutuantes, acho um ítem essencial para Jeep´s com pneus grandes (óvio que colocar no eixo trazeiro pois o dianteiro já tem),
    bloqueio, caso vc queira trilha pesada ou muitas erosões, ajudam muito, porém a tocada com carro bloqueado é bem diferente... tem que ir mais na manha para não quebrar o conjunto do diferencial,
    caso você coloque um guincho, não esqueça que ele existe, eu tenho os diferenciais bloqueados e por algumas vezes esqueci do guincho, acabei saindo da trilha rebocado com as pontas de eixo estilhaçadas, tudo por confiar de + nos bloqueios e achar que não preciso de mais nada... então BOM SENSO É FUNDAMENTAL!!!
    o que é mais valorizado no Jeep, acho que o mais importante é chassi e documento, o resto, vai do seu gosto, bolso e de sua paciencia...

  • #11
    Uma dica de um novato , procure bastante e sempre peça para um cara experiente dar uma olhada no Jipe. Procurando bastante você encontra ALLguém com um pouco de pressa de vender e consegue uma precinha melhorzinha , principalmente com cacau na mão . Pedindo uma revisa você não compra gato por lebre e deixa de ter muitas surpresas depois ....

  • #12
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Idade
    44
    Posts
    488
    Agradecimento: 1
    ALL

    Tem um cara me oferecendo um CJ... Tá super inteiro, SPOA BF161, e mais uma tranqueiras,,, O cara diz que tem bloqueio,,, Mas akele diferencial dele não esta com cara de ser bloqueado,,, como eu faço para saber se tem bloqueio ou se é trova do cara sem desmontar a bola e sem sair do asfalto ( esta em uma revenda na cidade)

    ??????????????

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade