Boa tarde a todos,


Eu tenho uma caminhonete F100 1967 com mecânica da F1000 porém com um velho motor OM-314 e quero fazer uma troca de motor e como era V8, no documento a potência é de 187hp, então tenho margem para um motor legal sem me incomodar com Detran.


Pretendo montar um projeto legal, algo com aproximadamente 400hp e gosto dos motores Mercedes. Minha intenção é utilizar um OM-366A e montar ele bi-turbo (compound turbo) + intercooler porém encontro poucos dados de performance deste motor.


Pelos números e dimensões, ele parece semelhante ao Cummins 6bt (Cummins 5.9 12v). O Cummins tem muita preparação nos EUA suportando 600hp com miolo original, porém no Brasil o motor Cummins é 4x mais caro que o OM-366, logo, este é mais um motivo para eu escolher o OM-366

MWM Sprint está quase o preço do Cummins, portanto o custo benefício não é dos melhores e também tenho dúvidas quanto a durabilidade deste motor ao longo dos anos rodando com mais de 400hp. Cummins e Mercedes me parecem mais robustos.


Não achei nada no Brasil sobre preparação do OM-366 e gostaria de opiniões sobre o OM-366, se é possível suportar 400hp, se alguma pessoa já fez isto e deu certo e etc.

Minha ideia inicial seria seguir o que os americanos fazem nos Cummins 6bt e é claro, tenho muitas dúvidas:

1 - Trabalhar bastante a bomba (é possível? Tem recurso pra tocar 400hp? Da pra aumentar os elementos?)
2 - Bicos bem maiores (Tem bicos maiores que caibam no OM-366?)
3 - 2 Turbos (esse é OK, mais tranquilo de calcular)
4 - Junta de aço no cabeçote (Não encontrei pra vender, provavelmente terei que mandar fazer)
5 - Escapamento maior (3.1/2")
6 - Sensores de contrapressão e temperatura no escape para controlar a mistura (OK)
7 - Se necessário sistema de injeção de água + metanol para resfriamento da câmara. (OK)

Feito isso, é colocar pressão pra dentro e ver se aguenta


Dicas e sugestões são muito bem vindas.


Obrigado a todos!
Um abraço!