x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    44
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0

    Torque de 30-40Kgf.cm




    Galera,

    Demontei minha roda livre pra reapertos gerais e peguei o manual dela pra me basear nos apertos. A última tampa da roda livre, onde fica a chaveta 4x4 4x2 diz pra apertar os parafusos com torque de 3040Kgf.cm. Como vou medir isso? Tenho medo agora de apertar demais ou demenos esses parafusos......

  • #2
    Dutra

    os parafusos em questão são os pequenos allen da tampa???? Bom, se for, é isso mesmo, se bem que não há porque se preocupar MUITO com este detalhe, se precupa mais com os parafusos que fixam a RL no cubo. Esses custumam soltar ou mesmo quebrar, se não tiver o aperto certo.
    Voltando aos allen, 35 KGF.cm quer dizer a mesma coisa que aplicar uma força de 350g a 1 metro de alavanca. Haja parafuso allen para aguentar isso, pois para este tamanho é muito. Mas se o manual manda, então é isso.

    Engenhoca pra quem não tem torquimetro pequeno.....
    Para ser bem cricri, pega uma chave allen que encaixa no parafuso, prolonga o braço longo da chave com um tubinho de alumino (aqueles de antena de TV dá) de 100 cm e pendura um copo plastico com 300g agua mais o menos. São 300g ou 300 ml ou 0,3 l, porque precisa descontar o peso do tubo de aluminio, OK.
    Deve dar o torque requerido. 8)

    Se tudo isso for demais, aperte os parafusos com a mão mesmo e vai sentindo a força. Qdo percebe que o sextavado está espanando, é porque passou do ponto No proximo já estará craque...

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    44
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0
    Desmontei pra reapertar os parafusos que fixam a RL no cubo pois estavam soltando (sorte que eu vi a tempo). Realmente os alen da tampa que fala pra ter esse aperto. Estava com medo de espanar os parafusos fazendo muita força.

    Muito obrigado pela dica.

    Abraços,

    Jonas

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5
    Orientação do proprio fabricante AVM:

    A força utilizada para apertar os parafusos da tampa podem ser aplicados com a força media dos dedos ao girar a parte curta da chave allen que aperta esse parafuso.

    Nada mais que isso pois corre-se o risco de travar as cabeças dos allen no corpo de alumínio.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    64
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 10
    apertar os parafusos com torque de 3040Kgf.cm.
    Tem aguma coisa errada com esse torque. Veja bem. Os parafusos do cabeçote de uma L200 são apertados com 11,5 Kgf/m de torque. Esse parafusos allen da RL teve ter um aperto de 3 ou 4Kgf/m e não 30 a 40 Kgf/m. Leia de novo a informação do torque. Será que não leu em Nm, que é 10x maior que Kgfm??
    Um abraço
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #6
    Engels, a diferença esta na grandeza utilizada

    os da L-200 são 11,5 kgf/ M (metro)
    os da RL são 30 a 40 kgf/ CM (centimetro) que alterando a razão para metros equivale a 0,3 a 0,4 kgf/m


    []'s
    Dodge Ram 2500 CD BFs 37" + Bullydog Triple Dog

  • #7
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Merege
    os da L-200 são 11,5 kgf/ M (por metro) os da RL são 30 a 40 kgf/ CM (por centimetro) que alterando a razão para metros equivale a 3 a 4 kgf/m
    Eduardo,
    Apenas prá descomplicar, não é "por", é "vezes". É kgf x m ou kgf x cm, ou gf x m ou gf x cm. A conta do Franco tava correta. 30 a 40 kgf x cm são 300 a 400 gf X m.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #8
    Opsss, na traveeee

    valeu Luca
    []'s (num lembrava mais da famosa escala "cm, dm, m" hehehe )
    Dodge Ram 2500 CD BFs 37" + Bullydog Triple Dog

  • #9

  • #10
    Para ser bem cricri, pega uma chave allen que encaixa no parafuso, prolonga o braço longo da chave com um tubinho de alumino (aqueles de antena de TV dá) de 100 cm e pendura um copo plastico com 300g agua mais o menos. São 300g ou 300 ml ou 0,3 l, porque precisa descontar o peso do tubo de aluminio, OK.
    Deve dar o torque requerido.
    hehehe torqueamos o preload de um pinhão de d44 no carro do Regis com um braço de 1 m e num lembro qtos lts d'agua ...
    torquimetro tabajara
    []'s engenhoqueiros

  • #11
    Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    64
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 10
    os da L-200 são 11,5 kgf/ M (metro)
    os da RL são 30 a 40 kgf/ CM (centimetro) que alterando a razão para metros equivale a 0,3 a 0,4 kgf/m
    Realmente não observei o CM (centímetro)......o torque tá correto.
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade