x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/09/2012
    Local
    Ribeirão do Pinhal/PR
    Idade
    31
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Idéias para um motor




    Olá a todos !

    A história é a seguinte, essa GM d10 pertence ao meu pai, houve um acidente com ela a cerca de 2 anos, atualmente ela esta jogada e o motor está como nas fotos.Tenho paixão por veículo off-road e pretendo montar algo legal, de preferência que aproveitasse este motor, não sei ao certo mas creio que seja um motor perkins (diesel), quanto ao câmbio, o que está nele é um 4 marchas, gostaria de saber dos mais experientes o que eu posso fazer com esse motor. Minha vontade é montar um veículo para expedição, mas creio que seja inviável um veículo para isso com esse motor tão antigo, enfim, quem puder me dar idéias eu ficaria grato. Gostaria de saber principalmente em que carros ele pode ser utilizado, qual conjunto fica legal com ele, câmbio, diferencial etc . . .

    -01092012051.jpg-01092012052.jpg

    A aparência não é muito boa, mas esse motor está bom, acredito que se eu levar em alguém que saiba do assunto ele fique em excelente estado. Na época de seu funcionamento ele nunca deu problema, inclusive é um motorzinho valente, essa d10 transportava botijões de gás.

    De antemão agradeço a todos que puderem me ajudar.

  • #2
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por mauriliomerege Ver Post
    Olá a todos !

    A história é a seguinte, essa GM d10 pertence ao meu pai, houve um acidente com ela a cerca de 2 anos, atualmente ela esta jogada e o motor está como nas fotos.Tenho paixão por veículo off-road e pretendo montar algo legal, de preferência que aproveitasse este motor, não sei ao certo mas creio que seja um motor perkins (diesel), quanto ao câmbio, o que está nele é um 4 marchas, gostaria de saber dos mais experientes o que eu posso fazer com esse motor. Minha vontade é montar um veículo para expedição, mas creio que seja inviável um veículo para isso com esse motor tão antigo, enfim, quem puder me dar idéias eu ficaria grato. Gostaria de saber principalmente em que carros ele pode ser utilizado, qual conjunto fica legal com ele, câmbio, diferencial etc . . .

    -01092012051.jpg-01092012052.jpg

    A aparência não é muito boa, mas esse motor está bom, acredito que se eu levar em alguém que saiba do assunto ele fique em excelente estado. Na época de seu funcionamento ele nunca deu problema, inclusive é um motorzinho valente, essa d10 transportava botijões de gás.

    De antemão agradeço a todos que puderem me ajudar.

    Muitos, inclusive eu, falarão que este motor é antigo, lento, barulhento, pesado e tremedor. E que existem motores mais modernos, velozes e inclusive leves. Não sei quanto aos demais colegas, mas eu recomendo sim a utilização dele - inclusive pelo fato de você já o possuir. É um motor bem simples e robusto. Sem muitos mistérios! Como a idéia é montar um veículo de expedição/offroad, talvez uma Rural ou uma Veraneio caisse bem. Um Engesa recebe este motor bem, mas acho pequeno para expedições. Saudações

    Raphael
    Brasilia-DF

  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    É um Perkins 4236. Motor rústico, porém muito resistente.
    Se instalar uma turbina fica bom inclusive para uso rodoviário.
    Precisa ver porque foi retirado o cabeçote.

    Se a idéia é montar uma viatura, aconselho utilizar o próprio chassi (ou parte dele) e documento da D-10, porque hoje em dia o papel dá mais trabalho que a mecânica.

    Para a carroceria existem diversas opções prontas, tanto em fibra quanto em lata.

    Basta dar uma pesquisada na internet.

    Quanto ao câmbio, se for para trilha recomendo o clark 240V (5M da D-20, D-40 e Engesa). Se for para estrada melhor usar um que tenha a 5ª over drive (silverado, band 5m ...).

    Boa sorte.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    MAURILIOMEREGE

    Já foi falado praticamente tudo , ESTE MOTOR É VELHO MAS É MUITO BOM , MOTOR DÍESEL NÃO TEM ESTE NEGÓCIO DE SER VELHO se esta conservado e pouco usado , roda muito ainda . E o motor não esta feio , esta é sujo , nada que uma boa lavada não faria ele ficar bonito novamente , vc ve que ele esta todo sequinho , mas sem o cabeçote , como o WALTER citou , pq esta sem o cabeçote ????

    Sugiro colocar motor e cambio num ENGESA F-III existe carroceria para isto para isto na CINFEL , vc pode aproveitar até o chassi da D-10 , gastaria muito pouco para ter um puta de uma viatura 4x4 para expedições e trilhas leves médias e pesadas . Só trocaria a suspensão para MOLAS ESPIRAIS como nos ENGESAS . E se turbinar , vc ficaria com uma LIMOSINE .

    Lá na CINFEL tem as peças para transformar a suspensão para MOLAS ESPIRAIS .
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    05/09/2012
    Local
    Ribeirão do Pinhal/PR
    Idade
    31
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    MAURILIOMEREGE

    Já foi falado praticamente tudo , ESTE MOTOR É VELHO MAS É MUITO BOM , MOTOR DÍESEL NÃO TEM ESTE NEGÓCIO DE SER VELHO se esta conservado e pouco usado , roda muito ainda . E o motor não esta feio , esta é sujo , nada que uma boa lavada não faria ele ficar bonito novamente , vc ve que ele esta todo sequinho , mas sem o cabeçote , como o WALTER citou , pq esta sem o cabeçote ????

    Sugiro colocar motor e cambio num ENGESA F-III existe carroceria para isto para isto na CINFEL , vc pode aproveitar até o chassi da D-10 , gastaria muito pouco para ter um puta de uma viatura 4x4 para expedições e trilhas leves médias e pesadas . Só trocaria a suspensão para MOLAS ESPIRAIS como nos ENGESAS . E se turbinar , vc ficaria com uma LIMOSINE .

    Lá na CINFEL tem as peças para transformar a suspensão para MOLAS ESPIRAIS .
    Agradeço a todos que deram suas opiniões, adorei muito a idéia do sr. Guilherme Abreu, olhei no site da Cinfel e vi um engesa quatro portas, alias a carroceria dele !, putz eu nem acreditei quando eu vi, acredito que fique muito show se eu conseguisse montar um aproveitando a D10 e outra vantagem é que eu estou a 120 kms de Londrina, bem perto pra mim. Vou fazer um orçamento e ver o que da pra fazer. Pintou uma dúvida quanto à documentação, como devo proceder ?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    05/09/2012
    Local
    Ribeirão do Pinhal/PR
    Idade
    31
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Alias, esqueci de responder, quanto ao cabeçote, ele esta na caçamba da camionete, como eu havia dito o mecânico começou o serviço mas não quis continuar, faltou ferramentas na oficina do cara, só sabe mexer com fusca e corcel aquele caboco lá . . .

  • #7
    Usuário
    Entrada
    05/09/2012
    Local
    Ribeirão do Pinhal/PR
    Idade
    31
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Outra dúvida seria ainda quanto à tração 4X4, como é o funcionamento, eu não entendo praticamente nada de mecânica, quem puder me auxiliar eu fico grato !

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Para ter tração 4x4 você precisa de basicamente 3 coisas.

    1-Eixo dianteiro rígido com diferencial. Pode ser de Bandeirante, Engesa, Rural, F-75, Troller, Cherokee, Wrangler...

    2-Caixa de transferência: É uma segunda caixa de transmissão acoplada ao câmbio e que tem a saída para o cardan dianteiro e a alavanca para acionar o 4x4, podendo, ou não, ter reduzida. Pode ser de Bandeirante, Hilux, JPX, engesa (esta última não tem reduzida). Há que utilize a do jeep Willys (Rural, F-75), mas dizem que não aguenta o uso hard num carro muito pesado e com o torque desse motor.

    3-Cardan dianteiro. Basta mandar fazer sob medida em qualquer oficina de cardan de caminhão.

    O eixo dianteiro tem que ter a "bola" do mesmo lado que a saída da cx. de transferência.

    O resto é adaptação de sistemas que já existem no carro: Suspensão dianteira (espiral ou feixe), suportes diversos, encurtar cardan traseiro, e outras miudezas.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    05/09/2012
    Local
    Ribeirão do Pinhal/PR
    Idade
    31
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    e qual seria o conjunto ideal para este motor, (cambio, caixa de transferencia, e diferenciais) essa é minha grande dúvida...

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Bemmmmmm.

    O motor é excelente, aguenta muito desaforo, com uma turbina, melhor ainda.

    Chassi, fique com ele, ou melhor, monte nele o que pretende.

    Caixa, é uma 260F se não me engano, aconselharia a trocar por uma com 5a overdrive, e adaptaria uma caixa de tração de toyota bandeirantes.

    Eixos, o original é muito bom, porém, não se tem opções de relação no mercado.

    Os da bandeirantes, são estreitos, não cabem no chassi.

    O ideal, seria o do troller, porém tem o problema da bolota, que é do lado contrário à saída da CT.

    Então, arrume um par de eixos engesa, retirando os suportes traseiro para a colocação de sapatas para os feixes de molas.

    O dianteiro, tente manter o sistema helicoidal.

    Relação 9x44 para pneus acima de 33", relação 13x46 para pneus até 33".

    Na minha opinião, compraria outra cabine da D10 e mandaria duplar, para mexer menos no doc, com uma carroceria curta.

    Ótimo para of e expedições.

    Abraços.

    Kim.

  • #11
    Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,543
    Agradecimentos: 0
    A dica q eu acrescento, é não importa onde vc vai montar este motor, reforce o chassi e coloque vibrestop como calço de carroceria.

    Na band, motor 709 e 608 q vibram pra kct, a regra é: "Nunca vi o motor acabar antes q a lataria deste carro"

    O mesmo vale pra este motor, por trepidar muito já vi várias veraneios cheia de trincos, tanto na carroceria como no chassi!

    Boa sorte!
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

  • #12
    Usuário
    Entrada
    05/09/2012
    Local
    Ribeirão do Pinhal/PR
    Idade
    31
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    E alguém aqui poderia me dizer mais ou menos quanto eu gastaria com isso (Cambio com a 5 over, diferencial, traseiro e dianteiro engesa, caixa de tração toyota bandeirantes, mais uma boa mão de obra pra montagem e adaptação desses componentes) enfim, pra deixar ela andando porém sem a carroceria. Será que com R$10.000,00 eu consigo ?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Idéias para Lift no Tracker
      Por Executor no fórum Suzuki
      Respostas: 324
      Última resposta: 15/09/2017, 14:16
    2. Idéias para um freio de mão eficiente.
      Por vinijost no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 20
      Última resposta: 31/05/2011, 15:53
    3. Idéias para um novo negócio
      Por Bruno Mosso no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/07/2008, 11:51
    4. Gostaria de Ideias para Lay Out do Painel.
      Por Chokytu no fórum Jeep Willys
      Respostas: 34
      Última resposta: 30/11/2007, 22:36
    5. Idéias & Pitacos para reforma
      Por Otávio Luiz no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 6
      Última resposta: 20/01/2007, 10:52

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade