Pessoal,
Olhando a foto abaixo ví que o pessoal nos EUA usam o freio a disco no diferencial. Todas as viaturas que ví utilizando esse artificio usavam eixos Rockwell (o mesmo do caminhão REO), que pelo que deu pra ver na figura eles tem a bola do diferencial para baixo e em cima existem duas entradas/saídas para o cardan, então numa desta entrada/saída vai o cardan e na outra vai o disco de freio.
Achei essa solução interessante, principalmente para o minha M715 que usa eixo dianteiro Dana 60 com munhões fechados e por isso seria muito dificil encontrar um sistema de freio a disco que desse para adaptar nela.
Então minha idéia seria o seguinte: no flange que encaixa no pinhão eu adaptaria um disco de freio e a luva do cardan encaixaria com a cruzeta por dentro do disco. No diferencial eu colocava o suporte da pinça e o sistema seria simples e independente do tamanho das rodas.
Tudo parece muito simples, mas acredito que existam vários pontos a pensar, eis alguns deles:
1. O eixo dianteiro não pode ter roda livre, pois ele tem de estar sempre girando para que eu possa pará-lo.
2. Será que este disco de freio não poderia degolar o pinhão numa freiada mais forte?
3. Qual seria a eficiência desse sistema, pois acredito que a pinça nem precisa ser muito grande, pois sua força ainda seria multiplicada pela relação de diferencial...
Bem, está é a idéia, conto com as experiências de vocês para me ajudar a analisar melhor essa "possível" solução.
[ ]s,