x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    673
    Agradecimentos: 3

    Freio a Disco no Diferencial




    Pessoal,

    Olhando a foto abaixo ví que o pessoal nos EUA usam o freio a disco no diferencial. Todas as viaturas que ví utilizando esse artificio usavam eixos Rockwell (o mesmo do caminhão REO), que pelo que deu pra ver na figura eles tem a bola do diferencial para baixo e em cima existem duas entradas/saídas para o cardan, então numa desta entrada/saída vai o cardan e na outra vai o disco de freio.

    Achei essa solução interessante, principalmente para o minha M715 que usa eixo dianteiro Dana 60 com munhões fechados e por isso seria muito dificil encontrar um sistema de freio a disco que desse para adaptar nela.

    Então minha idéia seria o seguinte: no flange que encaixa no pinhão eu adaptaria um disco de freio e a luva do cardan encaixaria com a cruzeta por dentro do disco. No diferencial eu colocava o suporte da pinça e o sistema seria simples e independente do tamanho das rodas.

    Tudo parece muito simples, mas acredito que existam vários pontos a pensar, eis alguns deles:

    1. O eixo dianteiro não pode ter roda livre, pois ele tem de estar sempre girando para que eu possa pará-lo.
    2. Será que este disco de freio não poderia degolar o pinhão numa freiada mais forte?
    3. Qual seria a eficiência desse sistema, pois acredito que a pinça nem precisa ser muito grande, pois sua força ainda seria multiplicada pela relação de diferencial...

    Bem, está é a idéia, conto com as experiências de vocês para me ajudar a analisar melhor essa "possível" solução.

    [ ]s,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Freio a Disco no Diferencial-chad25_883.jpg  

  • #2
    Olá, como está a reforma da M715, posta umas fotos , só não entendi o que impede colocar freios a disco "normais" nela por causa dos munhões, nos EUA existem kits prontos a venda (http://uglytruckling.com/M715%20Truc...e%20manual.htm) agora se for algo óbvio q a minha ignorância deixou passar esquece essa mensagem.
    Mas que quero ver fotos quero!

    []s

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    673
    Agradecimentos: 3
    Douglas,

    A reforma ainda está bem no início, o máximo que foi feito até agora foi equacionar o tamanho do problema. Estou com algumas fotos de quando levei ela para oficina, vou abrir um tópico no Frota 4x4.

    Com relação ao freio... Bem, eu ví que existe esse kit nos EUA, mas eles são para usar pinças da F350 gringa e não devem ser nada baratos. Outro ponto é que com os sistemas de freios que eu tenho conhecimento, não ví nada que desse para adaptar no munhão da Kaiser. Por isso é que eu joguei essa idéia aqui, pra ver o que o pessoal acha dela e os prós (se é que existem) e os contras dela

    [ ]s,

  • #4
    Ahh tah entendi, realmente o custo deve ser alto, eu já andei namorando esse kit tbem mas o precinho tá fora do orçamento.

    Cria o topico lá no frota, ela tá com que motorização?

    []s

  • #5
    Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    673
    Agradecimentos: 3
    Vou abrir o tópico por lá, mas por enquanto ela está sem motor, sem caixa, sem bancos, etc, etc..

    [ ]s,

  • #6
    Hugo

    Por que no eixo da frente?

    Tem algumas toyotas que tem o freio desses (a tambor) sa saída da T-case para o cardãn traseiro

    Tem alguns samurais abaixo de 87 que também tem.

    Funcionar, funciona.... mas realmente dizem que o maior problema são quebras no diferencial, e que esse sistema é muito sensível (por ser muito desmultiplicado). Sem contar que se vc tiver uma falha qualquer, vc fica totalmente sem freios, quando no caso de 2 pinças vc ainda tem freio em uma delas.

    Se fosse apenas como freio de mão eu usaria... senão acho que não usaria.

    Agora como uma idéia, dá uma passada numa Autopeças e procure pelas peças do freio dianteiro do caminhão Ford F-350 (pode ir até na concessionária mesmo)

    Pelo que eu ouví dizer, o eixo dianteiro dele (mesmo 4x2) é muito parecido com o Dana 60 só que sem o "miolo" do diferencial....

    []s

  • #7
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    de uma olhada nos discos de freio da F4000 das mais modernas.
    sao bem grandes.talvez de certo,e facil de achar.
    a pinça eh gigante.
    quem sabe?

  • #8
    Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    673
    Agradecimentos: 3
    Régis,

    A idéia é usá-lo como freio mesmo e não como freio de mão. Realmente eu tenho menos pontos para dar problemas duas pinças, mas se uma for pro saco eu tô ferrado Agora se a idéia fosse boa o custo da implementação dela é bem interessante, concorda?

    Quanto ao freio da F350 e F4000 modernas eu vou olhar, mas o que dificulta neste caso é que o eixo dana 60 tem o munhão fechado enquanto os mais novos tem o munhão aberto. Então, acredito que a principal dificuldade seria encontrar um disco de freio bem grande que permitisse encaixar uma pinça legal, isso é clar porque eu não vou ter problema com as rodas, pois pretendo usar aro 20

    [ ]s,

  • #9
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Freio a Disco no Diferencial

    Citação Postado originalmente por hugo.morais
    Então minha idéia seria o seguinte: no flange que encaixa no pinhão eu adaptaria um disco de freio e a luva do cardan encaixaria com a cruzeta por dentro do disco. No diferencial eu colocava o suporte da pinça e o sistema seria simples e independente do tamanho das rodas.
    Um probleminha nessa teoria: seu eixo é Dana e não Rockwell. O disco de freio montado junto ao diferencial iria ficar perigosamente baixo. Mais baixo que o próprio eixo. Não é preciso ser um gênio para saber o que poderia acontecer...
    Se realmente optar por um sistema assim, monte-o na saída da T-case.

    []'s

  • #10
    Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    673
    Agradecimentos: 3
    Um probleminha nessa teoria: seu eixo é Dana e não Rockwell. O disco de freio montado junto ao diferencial iria ficar perigosamente baixo. Mais baixo que o próprio eixo. Não é preciso ser um gênio para saber o que poderia acontecer...
    Se realmente optar por um sistema assim, monte-o na saída da T-case.
    Giovani,

    Bem, confesso que não tinha pensado nessa possibilidade , mas sendo o eixo um dana 60, não tendo problema de espaço e tendo a relação de diferencial 8x47, achei que dava para adaptar um disco de freio pequeno e com uma pinça de S10, por exemplo... Mas já estou convencido que este sistema só funciona no eixos Rockwell

    Outra coisa, estou com aquele material que te prometi no carro, vc ainda está precisando? Se tiver me manda teus dados por MP que eu te despacho, ok?

    [ ]s,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade